Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Itaporanga realiza hoje o Fórum Comunitário para o processo de avaliação do 'Selo Unicef' 2008.

Estará sendo realizado logo mais às 9h na sede da Associação dos Municípios do Vale do Piancó (Amvap), em Itaporanga, o Fórum Comunitário da cidade de Itaporanga dentro do processo de avaliação da edição 2008 do 'Selo Unicef'. Outros Fóruns Comunitários foram realizados em Nova Olinda, segunda-feira, 19, e na cidade de Pedra Branca, nesta terça-feira, 20. O processo de avaliação da edição 2008 do 'Selo Unicef' será realizado em 893 municípios do semi-árido, de um total de 1.128 que aderiram ao selo em 2007. A primeira etapa é a avaliação qualitativa da gestão das políticas públicas de educação, saúde e proteção social. A avaliação ocorrerá durante os Fóruns Comunitários, que já estão em andamento. Para realizar o Fórum, os municípios comunicaram ao Unicef que aceitavam ter suas políticas avaliadas.
No entanto, entre as diversas representatividades estavam o Conselho Tutelar de Itaporanga (foto), nas pessoas dos conselheiros: Roberta Pereira, que secretariou os trabalhos, Ubiracy Pita, Geraldo Felismino, Leovegildo Soares e Alcídes Bezerra. O reprsentante do Unicerf/Recife Adrião Albuquerque estará presente e fará visita a sede do Conselho Tutelar.
Os Fóruns Comunitários são reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação também de conselheiros tutelares, profissionais de saúde, professores, adolescentes e autoridades como promotores públicos e juízes. Em Itaporanga, o secretário municipal de Ação Social, José Martins Neto, é que está na coordenação do Fórum que conta com a participação do Conselho Tutelar local, presidido pela conselheira Roberta Pereira. O objetivo do Unicef em promover avaliações qualitativas nesse formato é estimular o controle social e o debate sobre a qualidade da implementação das políticas públicas.
A programação do fórum prevê a realização de um debate entre todos os presentes (a participação é aberta ao público), a aplicação de uma pesquisa de opinião a ser respondida por conselheiros (tutelares e de direitos), representantes de entidades da sociedade civil e autoridades. Um mediador enviado pelo Unicef irá facilitar o debate, conduzir a pesquisa e, em seguida, visitar as instalações dos Conselhos para verificar as condições de funcionamento.
O 'Selo Unicef Município Aprovado' é uma estratégia de monitoramento e mobilização social que reconhece o empenho e os resultados dos municípios para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes. Para certificar os municípios, o Unicef avalia os resultados dos indicadores de educação, saúde e proteção, além de atividades de participação social relacionadas à Cultura & Identidade Étnico-Racial, Esportes & Cidadania, Educação para a Convivência e Participação Política, que foram desenvolvidas pelos municípios.

Nenhum comentário: