Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Derivação do Eixo Norte que inclui bacia do Rio Piancó representa investimento de R$ 120 milhões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou uma proposta apresentada pelo governador Cássio Cunha Lima no Sistema de Transposição de águas do Rio São Francisco com uma ampliação para a construção de uma terceira derivação do Eixo Norte que incluirá a bacia do Rio Piancó (foto), beneficiando 19 municípios polarizados pela cidade de Itaporanga. Essa derivação representará um adicional de investimento da ordem de R$ 120 milhões, segundo informa o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Laudízio da Silva Diniz.
A principal função dessa derivação é revitalizar o Rio Piancó através de sua perenização. As 19 cidades incluidas no projeto serão beneficiadas com esgotamento sanitário e coleta, tratamento, transporte e deposição de resíduos sólidos (lixo) em aterros sanitários. "Tudos isso em conjunto com a ofertada água que virá do São Francisco por meio de um projeto de melhoria das condições de vida das populações que há muito sofrem com a falta d'água, inclusive para o consumo humano", afirmou Laudízio.
Com a integração de uma bacia importante (a do Rio Piancó) da Paraíba no projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, o governo permite a promoção de uma distribuição mais uniforme de água no Estado. O canal que abastece o Ramal Norte sairá do Rio São Francisco, na altura do município de Floresta-PE, e cruzará todo Oeste da Paraíba até chegar ao Rio Apodi, no Rio Grande do Norte.

Um comentário:

Klaic. disse...

interessante seu blog.
imagino que aí, mesmo há alguns meses das eleições, as coisas já estejam "pegando fogo".
minha mãe é secretária geral do PT daqui de Tupã/SP e, como ela, eu também aprecio a política.
é bom ter um blog que fale sobre esse assunto tão envolvente por "perto".

abraços.