Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Estado pede que os municípios de Emas, Ibiara e Santa Inês criem Comissões de Defesa Civil.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infra-estrutura, está convocando prefeitos de 22 municípios para criarem a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Ainda não possuem a Comdec os municípios de Alhandra, Baia da Traição, Borborema, Caaporã, Capim, Condado, Curral de Cima, Emas, Ibiara, Itapororoca, Logradouro, Malta, Marcação, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pitimbu, Santa Inês, São José do Bonfim, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Serraria.
Segundo o secretário Francisco Evangelista, é importante a criação dessas comissões, pois a partir daí os municípios passam a ter direito a receber qualquer tipo de recurso para atender as necessidades quando da ocorrência de desastres. "A grande maioria já atendeu o nosso apelo e, portanto, estão aptos a receberem recursos", adiantou Evangelista. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é o órgão municipal responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município.
"É de grande importância a criação da COMDEC, porque é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente demora a chegar. É necessário que a população esteja organizada e preparada, e orientada sobre o que fazer e como fazer", comentou o secretário.
É aí que a Defesa Civil Municipal se faz presente. Esse órgão é denominado de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC. A principal atribuição da COMDEC é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é planejado o que fazer, quem faz e quando fazer.Evangelista chama atenção ainda para o fato de que somente planos bem elaborados pelos órgãos de governo não são suficientes. É preciso que a comunidade participe das atividades de defesa civil no município, organizando-se em Núcleos de Defesa Civil - NUDEC que irão auxiliar a COMDEC, desde o planejamento até a execução das ações de defesa civil.

Nenhum comentário: