Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Arquiteto de monumento em Itaporanga projeta agora a maior estátuta da América Latina.

O arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Alexandre Azedo Lacerda (foto), que projetou as estátuas do Cristo Redentor em Itaporanga (com 30 metros de altura) e a de Frei Damião em Guarabira (com 34 metros de altura), está desde o mês de janeiro desenvolvendo o processo de moldagem daquela que será a maior estátua da América Latina. Trata-se da Estátua de Santa Rita de Cássia (foto) que terá 42 metros de altura.O monumento será erguido no município de Santa Cruz (RN) a 111 km de Natal.
Quando pronta, a estátua será maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura. Ela será erguida em uma base de 3 metros, com 42 metros de altura e mais 8 de resplendor, totalizando 53 metros de construção. A licitação da obra promovido pela prefeitura de Santa Cruz já foi iniciada e deverá ser concluída até o final do mês. Os primeiros 20 metros das formas gigantes que vão moldar estátua já estão prontos e a previsão é de terminar a obra até dezembro. A obra terá um investimento de mais de R$ 4 milhões.
O processo de moldagem da escultura é desenvolvido por técnica criada pelo próprio Alexandre. Inicialmente é feita uma estrutura em madeira, em seguida ela é preenchida com argila e a partir daí é aplicada uma camada de gesso sobre a argila. Depois, os moldes que darão forma a estátua em concreto armado, são separados. Assim como ocorreu com as estátuas do Cristo Redentor em Itaporanga e Frei Damião em Guarabira (foto).
O arquiteto Alexandre Azedo é filho de Armando Lacerda Marfden, escultor da estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte (CE), que tem 27 metros de altura, inaugurada no ano de 1969. A Estátua da Liberdade nos Estados Unidos, com 54 metros de altura, continua sendo a maior do mundo. Na América Latina, a maior é a Estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, seguida pela Estátua de Frei Damião em Guarabira e do Cristo Redentor em Itaporanga.
G1

Nenhum comentário: