Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 13 de setembro de 2009

Em entrevista neste domingo na Pedra Bonita FM o deputado Branco Mendes falou sobre definição da oposição p/ 2010 e fez criticas contra perseguições

Na manhã deste domingo (13) Itaporanga esteve bastante movimentada quando tivemos a convenção municipal do PMDB, que reconduziu o ex-prefeito Antônio Porcino à sua Presidência, e uma outra do PCdoB, com a também recondução à sua Presidência do advogado Neto Ferreira. Ambas sem àquelas empolgações que a cidade era acostumada a presenciar.
E nesse meio tempo, a cidade destinou sua atenção mesmo foi para a entrevista que o deputado estadual Branco Mendes (DEM) concendeu ao editor na Rádio Pedra Bonita FM 99,9, que excepcionalmente fizemos uma edição do programa 'Show de Notícia' que é levado ao ar pela emissora de segunda a sexta do meio-dia às 14h. No momento estávamos cobrindo o evento peemedebista e saímos logo após a chegada do deputado aos estúdios da Pedra Bonita FM. O deputado estava acompanhado do irmão Chico de Agenor, além de assessores.
Branco, que é natural da cidade de Aguiar mas com base forte no litoral sul paraibano, falou sobre diversos temas abordados, fez cobranças a atuação do Governo do Estado na região e criticou as práticas de perseguições adotadas contra prestadores de serviços não só aqui no Vale do Piancó mas que vem acontecendo em toda a Paraíba, segundo ele mesmo atestou. O deputado respondeu à várias perguntas feitas por ouvintes de diversas cidades da região. Confira, abaixo, alguns dos temas abordados:
* Sobre as articulações das oposições para as eleições de 2010:
"Nós tinhamos uma expectativa pelo retorno do ex-governador Cássio Cunha Lima, que está na Paraíba, mas que ainda não teve esse tão badalado encontro (com os senadores Cícero Lucena e Efraima Morais)... E só após esse encontro, agendado para terça-feira, é que nós vamos ter uma definição com relação a chapa majoritária das oposição para o ano que vem".
* Sobre a possibilidade de Cícero Lucena ir coordenar a campanha de Serra no Nordeste com a condição de Ricardo Coutinho, em sendo o candidato a governador do grupo, abrir palanque para a candidatura tucana à Presidência da República:
"Olha o prefeito Ricardo Coutinho é aliado do presidente Lula mas como estamos assistindo aí uma divisão no PT e se a ala que apoia José Maranhão ganhar o PED, aí o PT fragiliza a candidatura e, logicamente, nada impede que Ricardo Coutinho ao receber o apoio de Cássio passa a analisar pelo apoio à candidatura de José Serra, até como forma de compensação pela aliança com o PSDB".
*Sobre a relação com o Governo do Estado:
"Não sou de radicalizar mas sim de cobrar. Temos votado muitas matérias do Governo lá na Assembléia Legislativa como, por exemplo, aquele badalado empréstimo junto ao BNDES, onde tivemos a responsabilidade de acompanhar onde seriam aplicados esses recursos. Tenho um bom relacionamento administrativamente com o Governo, no entanto, sempre deixei claro que faço parte das oposições".
* Sobre a sua base política:
"Tenho uma forte base política lá no litoral sul, região polarizada pela cidade de Alhandra, devido as grandes obras que levei para lá através do Governo Cássio. Aqui no Vale do Piancó, recebo o apoio do prefeito Manuel Guedes (Tintin), da minha terra Aguiar, do prefeito Edilson Pereira (PR), de Coremas, do prefeito Pedro Feitosa (PT), de Ibiara, do ex-prefeito Hélio Costa, de Igaracy, entre tantas outras lideranças.
* Sobre a estrada que liga Piancó-Coremas (perguntada por um ouvinte da cidade de Piancó):
"Solicitamos ainda no Governo passado a concretização não só dessa obra mas de outras tantas, como: a de Aguiar-Coremas-Lagoa Tapada, Aguiar-Igaracy, a recuperação da estrada entre Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas, etc, e esperamos que o atual governador José Maranhão faça, pelo menos, uma dessas obras que, inclusive, já está listada na planilha daquele empréstimo que votamos".
* Sobre a falta de um médico legista para a região, cobrado por nós no ar:
"Estarei apresentando terça-feira um requerimento pedindo solução para este caso, pois é inadmissível que as famílias do Vale do Piancó passem por esses transtornos".
* Sobre as perseguições praticadas pelo atula governo estadual:
"Nós criamos uma comissão na Assembléia Legislativa para analisar cada caso. Porque praticar atos de perseguição contra os prestadores de serviços a sociedade não aceita mais desse expediente. E isso não acontece só em Itaporanga mas em todas as regiões do estado".
*Sobre a decisão a ser tomada pelo STF quanto às eleições indiretas:
"Acho que o TSE cometeu um grande equivoco julgando os governadores da Paraíba e do maranhão de um jeito, e o governador do Tocantis de outro, como aconteceu esta semana que passou. Então, esperamos que o STF corrija esta falha do TSE e reconheça que o povo da Paraíba não quiz essa realidade, que estamos vivendo hoje. Caso haja decisão pelas eleições indiretas estamos, os 36 deputados, preparadas para escolhermos o novo governador da Paraíba".
Após a entrevista, o deputado estadual Branco Mendes se dirigiu até o sítio São Pedro onde prestigiou o encerramento do torneio de futebol que é organizado lá pelo amigo Damião Pereira, presidente do Atlântida Esporte Clube e irmão do vereador Duvan Pereira.

Nenhum comentário: