Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Custo a acreditar em tamanha artimanha política...

Vejam só a informação que obtivemos logo após a Audiência Pública, realizada na noite desta quinta-feira (17) na Câmara Municipal de Itaporanga, para debater a LOA e o PPA, onde houve uma tentativa, repudiada pela Comissão designada para elaborar o Projeto de Lei, de tentar prejudicar os trabalhos deste importante meio que a população tem como aliado para se buscar o desenvolvimento da cidade.
De acordo, com a informação, "no início da noite, antes de começar a referida reunião marcada para às 19h30, aconteceu uma reunião numa residência ao lado da Prefeitura, na Rua Salomé Pedroza, de uma funcionária da área de saúde com a participação do vereador Herculano Pereira e de um ex-vereador, onde de lá começou-se a telefonar para outros funcionários para que estes se dirigissem até a Câmara, onde representantes de Associações e Entidades estavam debatendo quais as propostas a serem apresentadas e incluídas na LOA e no PPA, com o intuito de atrapalhar a reunião e promoverem protestos contra cortes feitos em gratificações.
Pois bem, tudo montado restava, então, aguardar o momento certo, a ser dado pelo vereador, para aí sim entrar em ação. Nada como uma boa pláteia como massa de manobra. Enquanto isso, o ex-vereador e os donos da residência, entre outros, ficariam assistindo de 'camarote', na calçada da casa, há cerca de uns 300 metros, o tirinete dos 'fogos de artifício'. Como planejado, a turma entrou em ação, atrapalhou a reunião e constrageu outras pessoas que não tinham nada haver com a história. Somente uma outra turma não entrou nesse jogo, foram os agentes de saúde e os agentes de endemias, logo após perceberem já nas dependências da Câmara que tudo não passava de uma armação. Os agentes não comungaram em participar dos protestos, inclusive, falaram de público que foram chamados por telefone tendo outra história, como justificativa, que não condizia com a realidade.
Ao final da reunião os profissionais da saúde desceram as escadarias da Câmara e ficaram do lado de fora do prédio junto com o vereador Herculano, logo em seguida, retornaram para a residência da Rua Salomé Pedrosa para contar que aconteceu tudo como planejado ao ex-vereador."
Pronto, essa foi a narrativa que recebemos e só podemos achar tudo isso lamentável, já que não foi a Administração Municipal que saiu prejudicada com o episódio, mas, a população em geral que perde uma ferramenta importantíssima para se discutir o destino dos investimentos para o ano de 2010, contidos na LOA. Particularmente fiquei surpreso e, ainda, tento não acreditar que isso tivesse sido planejado. Mas, reservo-me ao direito da dúvida.
Registramos aqui, mais uma vez, que não estamos entrando no mérito da questão (corte de gratificações), quem estiver errado que arque com as consequências, mas achamos lamentável tão somente que se utilize de artimanha política para prejudicar a população com um todo que não tem nada haver com essa problématica. Debater a LOA e o PPA é um momento ímpar e muito importante, que poucos municípios têm o direito à tal atividade. E Itaporanga, a partir dessa gestão, encontra-se entre estes poucos.
Já disse, e repito, no meu modesto entendimento, ali não era a hora oportuna de se fazer aquilo, há outros momentos certamente adequados. Esperamos, porém, que Poder Executivo e funcionários de sáude sentem e conversem amistosamente, educadamente e busquem o diálogo para se chegar numa solução. É para isso que torcemos!

Nenhum comentário: