Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 27 de setembro de 2009

Em entrevista exclusiva ao blog, Ricardo Coutinho diz que não haveria problema de sentar à mesa com os tucanos e que José Maranhão hostiliza PSB

Ao final do encontro político realizada na Câmara Municipal em Itaporanga, na manhã deste sábado (26), o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), pré-candidato ao Governo do Estado, concedeu entrevista exclusiva ao editor que será transmitida para a população nesta segunda-feira (28) durante o programa 'Show de Notícia', levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM de segunda a sexta do meio às 14h.
Mas, você caríssimo leitor confere aqui no Blog trechos da entrevista concedida por Ricardo Coutinho ao editor:

Sobre a avaliação do encontro:
"Primeiro, meus parabéns à você Ricardo Pereira pelo trabalho competente que faz aqui em Itaporanga e que já ultrapassou barreiras (atravé do blog), pois lá em João Pessoa temos conhecimento disso. Gostaria, através do seu programa, agradecer muito a generosidade e o acolhimento das pessoas nas ruas, elas fazendo questão de abraçar agente, de manifestar um gesto de carinho, de apreço e também aqui (na Câmara) onde vários partidos estiveram reunidos, gente do PTB, o evento foi comandado pelo PTB, gente do PP, do PT e do PSB, enfim, para que agente pudesse fazer uma coisa fundamental que é discutir programas de Governo. discutir o que construir para tornar a vida das pessoas melhor. Esse é o motivo principal da nossa caminhada. É mostrar que política se faz com propostas , não é com enganações, não é com pressão sobre os outros políticos, não é com perseguição. Política se faz com propostas e eu, particularmente, achoque nossas propostas vem obtendo um eco extraordinário. As pessoas estão sabendo que este Estado precisa avançar".

Sobre a coincidência de estar hoje, como prefeito da João Pessoa, em Itaporanga, uma cidade que tem a maior colônia de filhos na capital entre os municípios do interior:
"São convergências do universo. Eu frequento a ASFITA (Associação dos Filhos de Itaporanga, localizada no Bairro de Manaíra), já fui várias vezes lá, tenho muitos amigos lá. Na verdade, João Pessoa é uma cidade cosmopolita, uma cidade das outras cidades, tipicamente dos paraibanos".

Sobre o Vale do Piancó ser a única região do Estado sem ensino superior público:
"falta compreender que é preciso colocar isso aqui. Uma estratégia importante do Governo Federal foi a descentralização do ensino superior. O Estado da Paraíba é tipicamente universitário e a UEPB em Itaporanga é uma necessidade pra essa região. Isso precisa ser feito. Precisamos colocar aqui em Itaporanga a educação como prioridade com a instalação de uma universidade de verdade. Talvez agente até tenha de última hora a instalação de qualquer coisa, mas eu penso no macro. Não podemos trazer meia dúzia de cursos para enganar a população, não. Estou falando em instalar uma universidade de verdade em Itaporanga e a UEPB é o caminho que traga curso que efetivamente produza, tenha qualidade e, ao mesmo tempo, reforce a potencialidade da atividade econômica existente no Vale do Piancó".

Sobre as conjecturas externas ao PSB que possa impossibilitar alianças, como, por exemplo, o PED do PT e o desfecho dentro da cúpula tucana na Paraiba:
"Eu acho na essência que quem decide eleição é o povo. Eu participei de uma eleição em 2004 onde a cidade estava toda azul, nossa cor era laranja, quando abriu a urna 65% das pessoas disseram: quero mudar com Ricardo! Então, é claro que cada eleição é uma eleição, mas eu não posso desconhecer o profundo sentimento de mudança do povo. Eu não posso desconhecer o fato de eu ter a menor rejeição entre os demais nomes (José Maranhão e Cícero Lucena), porque rejeição alta é pior do que aceitação baixa".

Sobre busca 'necessária' por uma aliança com o ex-governador Cássio Cunha Lima para derrotar o governador José Maranhão:
"Eu reconheço que é necessário criar uma nova hegemonia política dentro do Estado da Paraíba. Não interessa a ninguém essa divisão ao meio no Estado. Essa nova hegemonia não permite exclusão. Não posso partir do princípio que querer construir uma maioria dentro do Estado e que dentro dela só não quero você, nem você, nem você... (apontando). Não teria como operar isso".

Se haveria possibilidade de se sentar na mesma mesa com o senador Cícero Lucena:
"Agora, decisão de alianças não depende somente de nós. não depende de uma parte e sim depende da outra parte (Cícero) querer. No caso do senador (Cícero Lucena), o senador trilhou um cminho onde tenta somente me atingir. Gostaria, inclusive, de saber o porquê? Que ele só tenta bater em mim? Mas são batidas que não causam um arranhão porque nós temos um Governo correto, que consegue crescer, que é capaz de dar respostas sociais a população, com poder de credibilidade muito grande. Porém, eu acho que na consciência dele (Cícero), ele sabe à quem estar servindo".

Sobre se haveria espaço para José Serra no palanque estadual do PSB:
"Veja bem, Ricardo, você tem vários palanques num só, onde quando um determinado candidato a´Presidência da República chegar à Paraíba àqueles partidos que estão conosco e o apoiam, logicamente terão toda liberdade para pedir votos para seu candidato. Por exemplo, se Ciro (Gomes) for candidato e vier aqui, quem apoiar Ciro tem toda liberdade para pedir voto para ele. Ou seja, a relidade local precisa ser levada em conta".

Se a nomeação do deputado Leonardo Gadelha (PSB), para uma secretaria no Governo do Estado, foi uma declaração de rompimento explícito entre José Maranhão e Ricardo Coutinho:
"O atual governador (José Maranhão) há muito tempo já vinha hostilizando o PSB. Hostilizando através do deputado estadual Guilherme Almeida (primeiro convocado mas que não assumiu), usando Guilherme que funcionou como um inocente últil. Tá aí, agora, jogado. Implorou tanto para assumir uma Secretaria, cujo orçamento anual é de R$ 700 mil, ou seja, dava no máximo pra distribuir algumas passagens de ônibus. Imporou tanto para assumir e depois foi descartado. Foi desmoralizado públicamente, em todo o TRE foi desmoralizado. na verdade, Maranhão nunca quis colocá-lo lá. Maranhão quis somente usá-lo para semear a discórdia dentro do PSB... e tá fazendo amesma coisa, agora, com o deputado Leonardo Gadelha. Cada um só dá àquilo que tem e no momento oportuno eles (?) vão receber o troco, da população. É lamentável agenter ver que o PSB sustentou a campanha estadual de 2006 em João Pessoa e na região metropolitana, de rua com carros de som todas as noites, a militância do PSB que é quem tava lá, tá sendo sendo agora destratada dessa forma".

Sobre um provável apoio do PSDB local em caso de uma aliança à nível estadual:
"Quero retornar à Itaporanga muitas outras vezes, se for disputar as eleições e se a população me der a oportunidade de ser governador retornarei para trabalhar por essa região. Se isso acontecer (aliança com o PSDB) terei o maior prazer em retornar à Itaporanga para pedir o apoio do prefeito (Djaci Brasileiro). Eu acho que todos àqueles que queiram contribuir nesse processo devem ser celebrados com festa e em muitas vezes você tem disputas locais, que não podem se sobrepor ao projeto maior".

Um comentário:

Nubia disse...

A aliança entre Ricardo Coutinho e Cássio é tudo que a Paraiba precisa para sair do marasmo em que entrou após a "chegada" de Maranhão.Cícero precisa entender que o que está em jogo é o destino da Paraíba,não o seu desejo de chegar a todo custo ao executivo estadual.É hora de darmos um basta a essa bagunça em que se encontra nosso estado.