Foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), nas dependência da Câmara Municipal de Itaporanga, uma audiência pública convocada pelo Projeto Cooperar para passar algumas diretrizes, tomadas recentemente, para a execução de projetos e aplicação de investimentos nas comunidades rurais, como as do município de Itaporanga que é sede do escritório regional do órgão. A mesa oficial dos trabalhos foi formada: pelo presidente do Projeto Cooperar na Paraíba, Dr. Plácido Pires (filho natual de Catingueira); por este editor, representando o Gabinete do Prefeito de Itaporanga Dr. Djaci Brasileiro; pelo secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Sebastião Rodrigues Lemos; e pelo gerente regional do Cooperar, Walter Mendes.
A audiência, ainda, contou com as presenças: do capitão Hugo, comandante da 3ª Cia/PM-Itaporanga; dos vereadores Ivanilton Palmeira (PTN), José Porcino e Zeca da Encarnação, ambos do PMDB; do professor José Martins Neto, gerente da 6ª Regional do Desenvolvimento Humano; do técnico Francisco de Assis Brasilino, coordenador técnico da Estação de Piscicultura; engenheiro Fernando Vieira, gerente regional da Suplan; Antônio Farias, gerente do escritório regional da Defesa Animal; Jair, representando o Bando do Nordeste; Adelaide, gerente da Agência do INSS; Manoel Osmindo, vice-prsidente da Umacri; além de presidentes de carca de 80 comunidades rurais de Itaporanga.
No início dos debates, falando para um plenário lotado, deixei os parabéns pela iniciativa do Projeto Cooperar com a realização dessa audiência pública, além de dar as boas vindas à comitiva de João Pessoa, em nome do prefeito Dr. Djaci Brasileiro e dos itaporanguenses.
"O Projeto Cooperar tem grande importância por ir fazer investimentos diretos nas localidades rurais, na busca pelo desenvolvimento sustentável do interior paraibano. O prefeito não pode estar presente, já que havia agendado anteriormente uma outra audiência na Assembléia Legislativa que acontece neste momento, mas transmito aqui os votos de boas vindas ao conterrâneo Plácido Pires, extensivo a sua comitiva, bem como, a todos os presentes neste magnífico evento. Que daqui possamos extrair relevantes idéias e estratégias para a elaboração de projetos e, consequentemente, a aplicação dos recursos celebrados junto ao Banco Mundial".
O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Sebastião Rodrigues Lemos, lembrou que "o Porjeto Cooperar só tem boas opções, boas propostas para que o nosso Vale venha desenvolver, principalmente, o setor da zona rural". O vereador Ivanilton Palmeira fez a defesa em nome dos agricultores da rapidez na liberação dos recursos e que os projetos apresentados fossem colocados em prática e saísse do papel.Durante sua fala o presidente do Projeto Cooperar fez uma ampla explicação da nova roupagem dada ao projeto pelo Banco Mundial qu, a partir de agora, não aceita mais investimentos feitos em projetos de infra-estrutura. "É um prazer estarmos, aqui em Itaporanga, nos sentimos muito honrados em promover essa audiência pública tão importante com a participação das comunidades rurais. Agradeço os préstimos da Prefeitura de Itaporanga em parcerias futuras que puderem ser celebradas conosco. O Projeto Cooperar é o único órgão do Estado que trabalha diretamente com as comunidades rurais, mas trago à vocês a determinação do Banco Mundial, que financia o projeto, que tem agora como foco o invetimento em projetos produtivos, que é tudo aquilo que possa gerar renda, ao contrário do passado que se destinava à projetos de infra-estrutura. Por isso, a importância dessa reunião para passarmos essas explicações", destacou Dr. Plácido Pires.
Ele orientou, ainda, para que os presidentes de comunidades rurais de Itaporanga procurem, o mais urgente, renovar o eleger o novo conselho municipal para que sejam elaborados e apresentados as demandas do município ao escritório regional do órgão.Porém, os presidentes das cerca de 80 Associações Comunitárias Rurais ali presentes tinham como suas grandes reivindicações, justamente, os projetos de infra-estrutura, como: Passagen Molhada, Poço Artesiano, Eletrificação Rural, Sistema de Abastecimento de Água, etc, agora, fora da alçada de investimentos do Projeto Cooperar, de acordo com o novo comando na Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário