Encerrou-se nesta quarta-feira (30) a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adoslecente, realizada no Espaço Cultura em João Pessoa nos dias 28, 29 e 30 (hoje). O evento reuniu cerca de 700 pessoas de todos os municípios da Paraíba e abordou o tema da construção de um plano de 10 anos com políticas para as crianças brasileiras.A Delegada Regional dos Direitos da Criança do Adolescentes no Vale do Piancó, Roberta Pereira (presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga), participou do evento e foi escolhida uma das delegadas para participar da etapa nacional, em Brasília. Lá ela encontrou teve a grata satisfação de encontrar a Promotora de Justiça da Infância da capital, Drª Soraia Escorel que por muito tempo atuou na Procuradoria de Itaporanga e onde conserva grandes amigos. Roberta Pereira subiu à Tribuna e falou para um plenário lotado.
Drª Soraia Escorel (Promotora de Justiça da Infância de JP), Roberta Pereira (Delegada Regional dos Direitos da Criança e Adoslecente), Aldo Schuller (Apresentador da TV Tambaú) e Gorete Mangueira (Assistente Social do CREAS-Itaporanga)
O tema deste ano é 'Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal' e foi proposto pelo Conanda para todos os Estados brasileiros. A etapa estadual é resultado das etapas municipais e regionais realizadas entre maio e setembro, como a que aconteceu em Itaporanga, e precede a nacional que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília. A Secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueirêdo, foi quem abriu oficialmente o evento na segunda(28).
Drª Soraia Escorel (Promotora de Justiça da Infância de JP), Roberta Pereira (Delegada Regional dos Direitos da Criança e Adoslecente), Aldo Schuller (Apresentador da TV Tambaú) e Gorete Mangueira (Assistente Social do CREAS-Itaporanga)O tema deste ano é 'Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal' e foi proposto pelo Conanda para todos os Estados brasileiros. A etapa estadual é resultado das etapas municipais e regionais realizadas entre maio e setembro, como a que aconteceu em Itaporanga, e precede a nacional que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília. A Secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueirêdo, foi quem abriu oficialmente o evento na segunda(28).
Foram apresentados cinco eixos apresentado pelo conanda: promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adoslecentes; fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão política.
Com base nesses eixos, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para aprofundar a discussão sobre cada temática e propor as diretrizes que serão votadas pelos delegados presentes à conferência. Essas diretrizes são propostas de construção coletiva e participa das políticas públicas que atendem às crianças e adolescentes.
Com base nesses eixos, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para aprofundar a discussão sobre cada temática e propor as diretrizes que serão votadas pelos delegados presentes à conferência. Essas diretrizes são propostas de construção coletiva e participa das políticas públicas que atendem às crianças e adolescentes.Durante a conferência também foram eleitos delegados para a etapa nacional, entre conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, juízes, promotores, adolescentes e representantes de outras categorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário