Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Delegada dos direitos da C. e A. do Vale Roberta Pereira participa de conferência estadual em JP

Encerrou-se nesta quarta-feira (30) a VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adoslecente, realizada no Espaço Cultura em João Pessoa nos dias 28, 29 e 30 (hoje). O evento reuniu cerca de 700 pessoas de todos os municípios da Paraíba e abordou o tema da construção de um plano de 10 anos com políticas para as crianças brasileiras.
A Delegada Regional dos Direitos da Criança do Adolescentes no Vale do Piancó, Roberta Pereira (presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga), participou do evento e foi escolhida uma das delegadas para participar da etapa nacional, em Brasília. Lá ela encontrou teve a grata satisfação de encontrar a Promotora de Justiça da Infância da capital, Drª Soraia Escorel que por muito tempo atuou na Procuradoria de Itaporanga e onde conserva grandes amigos. Roberta Pereira subiu à Tribuna e falou para um plenário lotado. Drª Soraia Escorel (Promotora de Justiça da Infância de JP), Roberta Pereira (Delegada Regional dos Direitos da Criança e Adoslecente), Aldo Schuller (Apresentador da TV Tambaú) e Gorete Mangueira (Assistente Social do CREAS-Itaporanga)
O tema deste ano é 'Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal' e foi proposto pelo Conanda para todos os Estados brasileiros. A etapa estadual é resultado das etapas municipais e regionais realizadas entre maio e setembro, como a que aconteceu em Itaporanga, e precede a nacional que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília. A Secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueirêdo, foi quem abriu oficialmente o evento na segunda(28).
Foram apresentados cinco eixos apresentado pelo conanda: promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adoslecentes; fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão política.Com base nesses eixos, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para aprofundar a discussão sobre cada temática e propor as diretrizes que serão votadas pelos delegados presentes à conferência. Essas diretrizes são propostas de construção coletiva e participa das políticas públicas que atendem às crianças e adolescentes.
Durante a conferência também foram eleitos delegados para a etapa nacional, entre conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, juízes, promotores, adolescentes e representantes de outras categorias.

Nenhum comentário: