Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Promotora quer suspender e anular processo de seleção para servidores em Piancó

A Promotora do Patrimônio Público de Piancó, Caroline Freire Monteiro da Franca (foto), entrou com uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão e anulação do processo seletivo público da Prefeitura Municipal de Piancó, por ilegalidades e irregularidades. Dentre os problemas apontados, está a ausência de licitação para seleção e contratação de empresa que deverá realizar concurso público, que, segunda a promotora, é uma exigência obrigatória pela natureza intelectual da atividade contratada. O Município está oferecendo 605 vagas para os mais diversos cargos.
De acordo com Caroline Freire, a falta de licitação propiciou ilegal contratação direta de empresa selecionada de forma manifestamente equivocada e extraoficial. Ela informou que no mês de agosto, a Promotoria abriu procedimento administrativo solicitando informações acerca do concurso, mas que não recebeu qualquer documento para justificar os motivos a razão da dispensa da licitação.
"Constata-se que não foi observada, pela Administração Pública, atenção ao critério de técnica ou técnica e apreço para verificar, previamente, qual a proposta que seria mais vantajosa para atender o interesse da Administração no desempenho do serviço eminentemente intelectual e complexo, como é o caso da realização e elaboração de prova com a realização de processo seletivo público do Município de Piancó", declarou a promotora.
Além da falta de licitação e contratação irregular da empresa, a Promotoria de Justiça apontou que o edital do concurso prevê um conteúdo programático sem critério e tecnicidade, fugindo ao padrão e paradigma compatível com a atividade relazionada ao cargo correspondente; ausência de estudo e prévia planilha orçando e projetando os custos para a realização do certame; desorganização e ausência de mínima motivação e oficialidade nos atos administrativos praticados ao certame; e, por fim, falta de comprovação de publicidade seguida de reduzido e desproporcional período de inscrições, bem como alteração de horário da prova sem devida publicação em local de fácil acesso e jornal de grande circulação.
Ascom/MPPB

Nenhum comentário: