Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 13 de setembro de 2009

Presidente do Conselho Municipal da Agricultura dispara criticas à gestão anterior durante audiência pública que debateu Lei Orçamentária para 2010

Durante a primeira audiência pública para debater o Orçamento de 2010 e o PPA 2010-2013 da cidade de Itaporanga, realizada na manhã deste sábado (12) na Câmara Municipal, uma das falas mais aplaudidas foi quando da participação do presidente do Conselho Municipal da Agricultura, Jandhuy Martins (lado esquerdo na foto), que disparou severas e duras críticas às gestões anterios tanto no referido Conselho quanto na Prefeitura Municipal. A iniciativa da atual administração municipal, que acontece de maneira inédita na cidade, foi presidida pelo secretário José Joaquim Salviano da Silva (SMAF) e contou com as presenças de vereadores e presidentes de comunidades rurais.
Ao reivindicar que o Conselhor tenha oportunidade de acompanhar efetivamente a elaboração da Lei Orçamentária, no tocante à área da agricultura, Jandhuy Martins, disse o seguinte: "[...] Gostaríamos que o Poder Executivo e Legislativo nos confiasse, que o Conselho Municipal, acompanhar todos os trabalhos que envolve a áre de agricultura em Itaporanga. Porque, na realidade, nas gestões anteriores houve muitas falhas e, assim, nós não gostaríamos que o atual prefeito cometesse os mesmos erros, as mesmas falhas... Com relação, por exemplo, aos poços da Funasa, que foram perfurados na gestão passada do ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) sem consulta a população rural dizendo eles que eram poços comunitários. Mas que, na verdade, não teve nada de comunitários", disse Jandhuy.
O presidente do Conselho Municipal de Agricultura, ainda, fez graves denúncias quanto a perfuração de poços artesianos, pela gestão passada, para propriedades de vários secretários municipais da época: "Eu desafio qual a comunidade rural se beneficia do poço que foi perfurado lá em Nelson Paulo (pai do então secretário de turismo e esporte Nosman Paulo), sitio Pau-Brasil... Eu desafio, qual comunidade rural se beneficia do poço artesiano que foi perfurado lá em Alberlândio Leite de Araújo (então secretário da agricultura). Isso aconteceu porque o Conselho não era ativo, mas hoje, modesta à parte, somos um conselho forte. Na gestão passada, do ex-prefeito Antônio Porcino, Senhor Presidente, o Garantia Safra era feito de maneira totalmente irregular, com reclamações em mais de 70 comunidades rurais. Hoje, já fizemos o cadastro em mais de cinquenta comunidades e, até o momento, não registramos nenhuma reclamação. Isso mostra seriedade e respeito com o homem do campo", concluiu.
Mas não foi somente, esses dois secretários denunciados por desvios na execução da perfuração de poços artesianos, houve também poços desviados para propriedades do então secretário da Administração, Damião Bila. O que mostra a gravidade das irreguaridades cometidas pela gestão passada em Itaporanga.

Nenhum comentário: