Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 12 de setembro de 2009

Pela primeira vez em Itaporanga a população tem a oportunidade de debater a Lei orçamentária e PPA

Foi realizada na manhã deste sábado (12), na Câmara Municipal de Itaporanga, a primeira das várias audiências públicas programas pelo Executivo Municipal para amplo debate pelo sociedade em geral quanto a elaboração da Lei Orçamentária, para o ano de 2010, e o PPA. De maneira inédita, na história do município, a Administração Municipal, atandendo uma determinação do prefeito Djaci Brasileiro, promove audiências públicas para que a população decida onde quer que sejam investidos os recursos públicos para o ano de 2010, estimados em R$ 18 milhões, e apresente propostas ao Orçamento.
A audiência foi presidida pelo Secretário Municipal da Administração e Finanças, José Joaquim Salviano da Silva, auxiliados pelo contador José Pinto e pela secretária Neidinha Brandão, além do assessor jurídico da Câmara Dr. Demir Cabral. "É uma oportunidade ímpar para a sociedade debater e apresentar suas demandas junto ao Orçamento, que de maneira inédita em Itaporanga será elaborado diretamente com a participação popular, atendendo assim uma determinação expressa do nosso prefeito Djaci Brasileiro e demonstrando o compromisso, respeito e a responsabilidade da atual gestão para com a população local", afirmou o secretário.
A reunião não teve participação esperada da população mas ela foi produtiva porque se fez um rico debate de idéias e apresentação de propostas interessantes dentro do Orçamento, com particularidade para a área da Agricultura e Meio Ambiente debatida nesta reunião. Alguns presidentes de comunidades fizeram uso da palavra, assim como os vereadores, enaltecendo a iniciativa do Executivo Municipal e, ao mesmo tempo, registrando seus pontos de vista quanto à elaboração de uma detalhada lei orçamentária e PPA.Mesmo assim, dentre os presentes estavam os vereadores Herculano Pereira (PTB) e José Porcino (PMDB), presidentes de comunidades rurais, o presidente do Conselho Municipal da Agricultura e do presidente do Consea. Ficou marcado uma segunda audiência pública para o próximo sábado (19), no entanto, por ser feriado municipal (morte de Padre Zé) o mais provável é que fique para o outro sábado (dia 26).

Nenhum comentário: