Único representante da Paraíba na Comissão que analisa a proposta de Reforma Universitária, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Efraim Filho (DEM), protocolou nesta terça-feira, 2, requerimento para a realização de audiência pública no Estado da Paraíba para tratar do tema da autonomia financeira da UEPB, e segundo o deputado independeria inclusive da revogação do ato do Governador Maranhão em suspender o remanejamento.
Segundo o jovem deputado "Este tema é emblemático e ilustra uma realidade que existe em outros Estados, a submissão das Universidades Públicas a serviço das vontades políticas. A autonomia é um critério importantíssimo no debate da nova reforma,pois é imprescindível para o que estamos propondo, exatamente um novo modelo gestão e um novo modelo de financiamento. Porém esta oportunidade servirá para debatermos outros temas e propostas que dizem respeito as demais universidades".
O relator do projeto de lei que propõe a Reforma Universitária, o Dep. Jorginho Maluly (DEM/SP), deve analisar ainda hoje a tarde, durante sessão da comissão, e deliberar sobre as possíveis datas e convidados para participar dos debates, já que o deputado Efraim Filho sugeriu também o convite aos reitores da UFPB Rômulo Polari, da UEPB Marlene Alves, os reitores das demais universidades.
Os diretórios acadêmicos de Estudantes e entidades representativas dos professores e servidores, além de representantes da sociedade civil organizada. Segue inteiro teor do requerimento.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário