Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Prefeito Djaci Brasileiro abre em Itaporanga a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação

Itaporanga sediou na manhã desta sexta-feira (19) A 1ª Conferência Intemunicipal de Educação que contou com a participação dos municípios de Itaporanga, Igaracy e Pedra Branca. Teve como tema central: "Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação - O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e stratégias de Ação". A solenidade, com cerimonial comandado por este editor, foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação de Itaporanga, na pessoa do secretário Josias Tolentino. Evento este impar na história das políticas públicas do setor educacional dos municípios mencionados. Onde a Sociedade Civil, Entidades de Classe, Estudantes, Profissionais da Educação, Pais e Mães de alunos estiveram reunidos em torno da discussão pela melhoria da qualidade da Educção Municipal. A mesa dos trabalhos foi composta pelo: prefeito Djaci Brasileiro, anfitrião do evento; Kátia Brasileiro, primeira dama e secretária municipal do Planejamento e Gestão; Josias Tolentino, secretário da Educação em Itaporanga; Geralda Farias Brasileiro, secretária da Educação em Igaracy, Maria de Lourdes Teotônio, secretária da Educação em Pedra Branca; Antônio Dantas Filho, representando o prefeito Anchieta Noia (Pedra Branca); Paulo Sérgio Ferreira, representando o prefeito Celino Farias (Igaracy); vereador Herculano Pereira, representando a Câmara Municipal / Centro Espírita 'Jesus de Nazaré' / CDL em Itaporanga; Eliane Mangueira (rep. o Caps); Rita de Cássia, rep. a 7ª Gerência de Ensino; Roberta Pereira, presidente do Conselho Tutelar local; Anatália, Creche Santa Clara; secretário Erivaldo Rufino, rep. os demais presentes; Fábio Nogueira, rep. a Loja Maçônica;
E, ainda, registramos as presenças de: Gudêncio Mendes (Secretário da Saúde), Sebastião Lemos (Secretário da Agricultura), Thiago Campina (Ouvidoria), Francisco de Assis Alves (UAB-Pólo de Itaporanga), entre outros. Na oportunidade foi lido, por este editor, o Regimento com os eixos temáticos da Conferência Municipal de Educação, que são: Democratização do acesso, permanência e Sucesso Escolar; papel do Estado na Garantia do Direito à Educação, Orgaização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade e Avaliação da Eucação Nacional; Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; Financiamento da Educação, gestão Democrática e Fortalecimento Institucional das Escolas e dos Sistemas e Ensino; Justiça Social e Educação: Inclusã, Diversidade e romoção da Igualdade Social.Sobre as plenárias, a conferencista, Gilvanete Fernandes de Lucena, explica que existe uma minuta e que esta passará por uma discussão pública, densa e consistente, para que o Plano seja o espelho dos anseios da sociedade, de pais, alunos, professores, e instituições ligadas ao setor. O Plano regirá a política educacional do município nos próximos dez anos. “O Plano vem para pautar as políticas macro, traçar metas a serem atingidas e objetivos para a educação”, justifica.Segundo Josias Tolentino, que falou em nome dos secretários da Educação dos três municípios presentes (além dele, Mª de Lourdes e Geralda Farias, respectivamente, de Pedra Branca e Igaracy) disse que a Conferência é um marco para educação dos municípios envolvidos e surge em um momento que a educação passa a ser prioridade no Brasil. “O país inicia um momento de mais qualidade na educação, porque passa-se a entender que a mesma é fator primordial para o desenvolvimento de uma nação, para se melhorar o nível cultural das pessoas. Nós enquanto município não podemos ficar fora deste cenário. Os resultados da Conferência Municipal serão levados a Estadual e Nacional”, esclareceu. Em sua fala o secretário Josias Tolentino abordou as conquistas que tem conseguido imprimir na cidade de Itaporanga, através da Secretaria Municipal da Educação, e que mesmo diante de adversidades que possam surgir, segundo ele, o município dispõe de uma equipe qualificada e competente para enfretá-las e destinar atenção especial a area educacional tão importante para o desenvolvimento de um povo e de uma gente.
O editor no comando do Cerimonial do Evento
“Essa conferência é para discutir e buscar alternativas para a educação em nosso município. Acredito que devemos incentivar pais e comunidade a participarem e se envolverem com as atividades do universo escolar que seus filhos frequentam”, foi o que destacou Josias Tolentino. Equipe da Coordenação Pedagógica da SME de Itaporanga
O prefeito aproveitou para expor as principais melhorias desenvolvidas pela administração. “A educação com qualidade começa na estrutura dos recursos disponibilizados. Nossas escolas estão sendo reformadas. Móveis novos colocamos nas salas de aula e também um grande investimento na criação e viabiliação de programas que beneficie tanto o aluno como o professor”, disse Djaci.
Na oportunidade tivemos a apresentação de grupos culturais dos três municípios, como: O grupo de Dança da Associação dos Filhos e Amigos da cidade de Igaracy; A Quadrilha junina Arraiá do Sertão, da cidade de Pedra Branca; e o grupo de de capoeira modelo 'Cordão de Ouro', desenvolvida pelo PETI da cidade de Itaporanga.
Ao final das apresetações houve uma pausa de cinco minutos para um "Coffeer Break", logo em seguida, todos retornaram para seus lugares para os debates nas plenárias.

Nenhum comentário: