Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Câmara de Campina Grande vai homenagear os 25 anos da Fundação Parque Tecnológico da PB

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação PaqTcPB) será homenageada pela Câmara Municipal de Campina Grande que comemora neste ano de 2009, 25 anos de serviços prestados ao desenvolvimento da Paraíba. A propositura é de autoria da vereadora Daniella Ribeiro (líder do PP), que apresentou projeto de resolução de número 021/2009, e aprovado pela unanimidade dos parlamentares do Poder Legislativo campinense.Segundo Daniella, a Fundação PaqTcPB possui credenciais formais que permitem sua contratação por instituições públicas de forma direta, sem a necessidade de licitação. A Fundação é a única instituição do Estado da Paraíba credenciada, junto a CATI/MCT, como instituição interveniente, daí os Convênios, dentro da Lei de Informática, com a HP, Motorola, Nókia, GEBRA/Brasympe, dentre outras.
Ao longo dos anos, a instituição tem sido uma espécie de pilar, para dar suporte a projetos e programas do setor de Ciência, Tecnologia e Informação no Estado. Grande parte da sua história de prestígio, reconhecimento e competência é fruto dos resultados alcançados na sua atuação e das parcerias firmadas com várias instituições. A instituição desenvolve programas e projetos de apoio ao empreendedorismo inovador, com o está descrito a seguir:
Incubadora de Tecnológica de Campina Grande – Na Paraíba, os empresários interessados em transformar suas idéias em negócios podem contar com o apoio da Incubadora Tecnológica de Campina Grande – ITCG. Em seus mais de 20 anos de existência, cerca de 70 empresas já foram beneficiadas com o programa de incubação. Além de incubar empreendimentos, a Fundação PaqTcPB atua em parceria com empresas graduadas e associadas, dentre as quais, algumas já atuam no mercado internacional, a exemplo da Light Infocon, Zênite, Apel, New Ink, Insiel, Tradesoft, Nevoa Networks, entre outras. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) vai atuar como a instância gestora da política de inovação. Seu objetivo é apoiar as ações de consolidações a inovação tecnológica, de produtos e processos inovadores em empresas e instituições de pesquisa consoante com o que dispõe a lei de incentivo à inovação e a pesquisa científica e tecnológica no setor produtivo.
Central de Projetos - Programa vinculado ao grupo de ações do NIT, é responsável pela busca e identificação de oportunidades de fomento nacionais e internacionais através de editais nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, agronegócios. A Central atua também na prospecção de fontes de financiamento para projetos sociais. Laboratório de Testes de Usabilidade (LIHM) - Especializado em testes de usabilidade de produtos, e itens como demandas de mercado, prestação de serviços à indústria, capacitação pessoal e consultorias. Centro de Produção Industrial Sustentável (CEPIS) orientado para ações nas áreas de eficiência energética e otimização de processo para indústrias, sendo um centro de referência em Produção Mais Limpa (P+L) para região Nordeste do Brasil. TecOut Center – Centro pioneiro no Brasil voltado para a internacionalização de software, que prepara as empresas brasileiras do setor para penetrar no mercado chinês.
Daniella Ribeiro destacou que há o Farol Digital – Programa do Sebrae, apoiado pela Fundação PaqTcPB, voltado para a inovação e o fortalecimento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio da difusão tecnológica e de acesso aos mercados regionais, nacionais e internacionais de forma competitiva e sustentável. Repari - Criada em 2003, a Rede Paraibana de Incubadoras foi proposta e estruturada por dirigentes de parques e incubadoras do Estado e por instituições parceiras. Seu objetivo é promover atividades de inovação tecnológica; intercâmbio do conhecimento; apoio ao desenvolvimento de incubadoras, parques tecnológicos e pólos.
A orientação empresarial e elaboração de Plano de Negócios, informações tecnológicas e mercadológicas, registro e legalização de empresas e produtos, participação em feiras, treinamentos, cooperação com universidades e centros de pesquisa, cursos, capacitação, serviços de Gestão de Cadeia Produtiva são exemplos de outros serviços especializados que a Fundação PaqTcPB disponibiliza aos empresários.
Tem como missão: "Promover o empreendedorismo inovador no Estado da Paraíba, apoiando a criação e crescimento de empresas de base tecnológica e de empreendimentos sociais, via a apropriação dos conhecimentos e tecnologias gerados nas Instituições de P&D e a inserção de produtos, serviços e processos no mercado, inclusive no exterior, contribuindo para o desenvolvimento do país".
Ascom

Nenhum comentário: