Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Importância do PAA na festa 'São Pedro' é tema de reunião na SAMA com participantes do programa

Em reunião realizada na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, da cidade de Itaporanga, os pequenos agricultores que fazem parte do PAA conheceram toda a temática e estrutura a ser desenvolvida nos festejos do 'São Pedro 2009', onde eles têm um espaço exclusivo destinado a comercialização de seus produtos. A reunião foi comandada pelo secretário Sebatião Lemos (Babá), por este editor (Gabinete do Prefeito) e pelo Dr. Severino Júnior, que é agrônomo do município e recentemente foi nomeado Chefe do Escritório da AESA, sediado em Patos.
Na oportunidade mostramos todo o nosso esforço em pocurar realizar um dos melhores fstejos juninos já promovidos em Itaporanga, principalmente, diante das novidades incluidas este ano na festa, como: O Pahoção do Forró e o prestígio intenso ao autêntico Forró Pé de Serra. E assim, como o PAA está inserido no evento buscamos destinar um espaço ideal com total apoio da Prefeitura Municipal para que todos possam, não só participar, mas comercializar seus produtos e fomentar a geração de renda nesta época em que a cidade fica repleta de visitantes e turistas. Os presentes aprovaram a inicitiva e se dispuseram a serem protagonistas do sucesso desse que é o maior evento turístico do município.O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar.
É acionado após a colheita, no momento da comercialização, quando o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado com a venda da sua produção a preço justo, de forma a remunerar o investimento e o custeio da lavoura, incluindo a mão-de-obra, e lhe permita ter recursos financeiros suficientes para a sobrevivência de sua família com dignidade.
Considerado como uma das principais ações estruturantes da estratégia Fome Zero, o PAA constitui-se em mais um mecanismo de apoio à agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional de Agricultura Familiar - Pronaf e do Proagro Mais, seguro específico para os agricultores familiares.A reunião foi bastante produtiva onde os pequenos produtores, presentes, fizeram suas reivindicações, inclusive, além do tema em debate e que após anotarmos tudo levaremos ao conhecimento tanto do secretário Erivaldo Rufino (SMAS) quanto do prefeito Djaci Brasileiro para as as medidas a serem tomadas em prol do fortalecimento deste programa. Que diga-se de passagem, é muito bem desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social como também da Agricultura e Meio Ambiente, num trabalho em conjunto.
Ao final, ficou a expetativa de todos juntos trabalharem para fazer do programa uma vitrine, durante o 'São Pedro', de vasta experiência e dos programas que tem dado certo para homem do campo, onde todos ganham quando o objetivo é o bem-estar da comunidade.

Nenhum comentário: