Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

TER-PB fará revisão em 51 municípios; Quatros deles aqui no Vale do Piancó

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Júlio Paulo Neto, comentou sobre a revisão do eleitorado paraibano que se procederá em 51 municípios. “A revisão acontece por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando o eleitorado de um município chega a 80 por cento da sua população”, disse o desembargador Júlio Paulo Neto.
A coordenação desse trabalho ficará a critério do juiz corregedor regional eleitoral, Carlos Antônio Sarmento. O percentual de eleitores em relação à população chega a 104,62 em Quixaba, 101,37 em Cajazeirinhas e 98,96 em São Domingos de Pombal. Dos 51 municípios, 3 passarão por revisão com biometria, são eles: Cruz do Espírito Santo, Caldas Brandão e Gurinhém.
Por convenção o TRE/PB fará o recadastramento dos eleitores dos municípios de Cabedelo e Pedras de Fogo, para que o índice mínimo de 3% do eleitorado do estado, exigido pelo TSE, seja alcançado. Com o advento das urnas biométricas, já testadas na última eleição (2008) nas cidades de São João Batista/SC, Fátima do Sul/MS e Colorado do Oeste/RO, o TSE dá início ao recadastramento de todo eleitorado nacional de forma gradativa, preparando os eleitores para votarem na urna biométrica por identificação da impressão digital.
O recadastramento, na Paraíba, se associa à revisão eleitoral em três municípios com o emprego da biometria, que consiste em acrescentar ao cadastro do eleitor: fotografia e as impressões das digitais dos 10 dedos das mãos.
Quatro municípios no Vale do Piancó passarão por revisão, são eles:
OLHO D'ÁGUA, 32ªZE
BOA VENTURA, 33ªZE
SANTA INÊS, 41ªZE
IGARACY, 66ªZE

Nenhum comentário: