Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Professores estaduais e municipais participaram de reunião para escolha do livro didático

Esta semana, de segunda (8) à quarta-feira (10), aconteceu o processo de escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos estudantes na cidade de Itaporanga, em 2010. Os professores do ensino fundamental das escolas públicas puderam avaliar as obras e optar pelas que melhor se adaptam ao método pedagógico adotado em suas escolas.
A reunião foi realizada em conjunto com os professores do Estado e Município e aconteceu na Escola Estadual Adalgisa Teodulo da Fonseca. A professora Inês Soares, Coordenadora Pedagógica da 7ª Gerência Regional, abriu a reunião falando da importância e responsabilidade da escolha, e a professora Rossane Tolentino, representando a SME, apresentou em slide o GUIA do LIVRO didático, que é um documento elaborado pela equipe do MEC e tem por finalidade orientar na escolha, este ano, feita exclusivamente pela internet. O guia apresenta ainda as Coleções selecionadas pela equipe do MEC.
Os professores do Município e do Estado tiveram a oportunidade de discutir e analisar as obras que melhor se adéquam a realidade local dos alunos.
O Ministério da Educação dá autonomia aos municípios à escolha de seus livros didáticos. “E por isso que chamamos todos os envolvidos no processo para que avaliem a proposta das empresas para que, democraticamente, escolhamos qual será o melhor para o município, dentro da nossa realidade”, explicou o secretário Josias Tolentino. A escolha dos livros didáticos a serem usados nas escolas brasileiras acontece de quatro em quatro anos, portanto o material escolhido agora será usado de 2010 até 2014. O secretário municipal da Educação, Josias Tolentino, informou, ainda, que tem mantido contato com a 7ª Gerência Regional de Ensino no intuito de estabelecer conjuntamente programas para escolas municipais e estaduais. O guia com todos os livros para escolha está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – www.fnde.gov.br. O prazo que os professores têm para a escolha do livro termina no próximo dia 28.Os professores tiveram a oportunidade de avaliar cada título através de uma resenha, estrutura e análise crítica dos aspectos conceituais, metodológicos e éticos de cada obra. O guia ainda apresenta sugestões para práticas pedagógicas com a utilização dos livros indicados. Há títulos nas disciplinas de português, matemática, ciências, história e geografia do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Todos os livros do guia já estão adaptados às novas regras ortográficas da língua portuguesa. Professores durante a escolha do livro didático

Nenhum comentário: