Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Conexão com as Farc: PF investiga se drogas e armas que eram distribuidas em Piancó, Itaporanga e Pombal era de integrantes das Farc

Há pouco mais de um ano que a região do Vale do Piancó vem assistindo constantes prisões de traficantes, mais precisamente nas cidades de Itaporanga e Coremas. O início foi a Operação "Rede de Arrasto", que prendeu uma quadrilha de 37 traficantes. Esta semana mais um grupo foi preso em Itaporanga, em operação desencadeado pelas Polícias Militar e Federal, mas o mais grave está na possível ligação deste grupo com niguém menos que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Um dia após terem deflagrado a ‘Operação Conexão do Sertão’, no Sertão paraibano, a Polícia Federal e o Ministério Público, através do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), começaram a analisar os documentos e ouvir as sete pessoas presas com mandados de prisão e quatro em flagrante, na última terça-feira (9). As investigações apontam para a ligação entre traficantes que agiriam na região sertaneja do Estado e integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Ontem, o procurador e coordenador do Gaeco, Francisco Sagres, revelou que existem fortes indícios de que a droga que chega ao Sertão da Paraíba tem origem na Colômbia, e é produzida através de traficantes que integrariam as Farc. De acordo com ele, a Polícia Federal já identificou, inclusive, o elo de ligação, que seria um detento identificado como ‘Rildo’, que está preso no Estado do Maranhão. “Há indicativos de até roubos de avião para troca por drogas e armas. A negociação era feita e alguém trazia a droga pela fronteira e entrava no Brasil, depois encaminhava para todo o Nordeste, sobretudo para a Paraíba, para ser distribuída em municípios como Piancó, Itaporanga e Pombal”, acrescentou o procurador.
Em Patos, conforme Sagres, um homem identificado como ‘Dedé Oberon’, que foi preso na última terça-feira durante a operação, ficaria responsável para abastecer o mercado sertanejo.“Há uma verdadeira rede de envolvimento de pessoas no tráfico. Temos algumas coisas que não podemos adiantar acerca das pessoas que financiavam essa rede, porque ainda vamos formalizar as provas”, frisou o procurador. A ‘Conexão do Sertão’ resultou ainda no cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Patos e Itaporanga. Nos Estados do Maranhão, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e em Minas Gerais foram presas mais quatro pessoas, totalizando 15 detidos.
Desde o início das investigações, há oito meses, conforme a Polícia Federal, já foram presas dezessete pessoas em outros Estados e apreendidos 850 quilos de cocaína. Os mandados cumpridos na última terça-feira foram expedidos pelo juiz da Comarca da cidade de Santa Luzia, também no Sertão, município que serviria como rota para o escoamento dos entorpecentes para outras cidades paraibanas.

Nenhum comentário: