Centenas de atletas das cidades do Vale do Piancó participaram na manhã desta sexta-feira (5) da abertura XII Jogos Escolares da Paraíba, etapa regional sob coordenação da 7ª Gerência Regional de Ensino sediada em Itaporanga. A solenidade aconteceu nas dependências do Ginásio de Esportes "O Madrugão". Entre as atrações, tivemos a volta olímpica para acendimento da pira, feita por um atleta do Colégio Dicesano Dom João da Mata encarregado também do juramento.
A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer - SEJEL em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura- SEC iniciou no ano de 2007, pela primeira vez na História, a realização dos Jogos Escolares priorizando a inclusão de todas as regiões do estado e acabando com a exclusividade de competições em João Pessoa e Campina Grande.Durante a sua fala o professor Geraldo Antas (foto), gerente da 7ª GREC, fez saudações às autoridades e atletas presentes na solenidade e disse que se sentia feliz pelo seu retorno ao comando desta Gerência de Ensino. "Fizemos um grande e importante trabalho quando estávamos à frente da 7ª Regional, durante o Governo Maranhão II no fim da década de 90. E devo aqui fazer um registro de que o então deputado estadual Djaci Brasileiro, hoje prefeito, foi muito guerreiro para trazer obras para o Vale do Piancó, à exemplo, deste Ginásio de Esportes (O Madrugão) fruto da sua atuação na Assembléia Legislativa", comentou.
A mesa da autoridades foi composta por: Álvaro Magliano (Gerente Executivo do Departamento Físico da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer), Geraldo Antas (Gerente da 7ª Regional de Ensino em Itaporanga), Prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga), Salete Sousa (representando a Secretaria Municipal de Educação), Inêz Soares (Coordenadora Pedagógica da 7ª GREC), Josilene Gonçalves (Coordenadora dos Jogos no Vale do Piancó), Petronila Neves (Diretora do Colégio Diocesano Dom João da Mata), Ricardo Pereira (este editor/Gecom-Itaporanga), Márcio Rodão (Coordenador da Merenda Escolar na 7ª GREC), Cininha Estrela (Diretora do Colégio Padre Diniz), Nilzélia (Diamante), Lúcia (Diretora da Escola Semeão Leal), Professor Moura, Paulo Henrique (Diretor da Escola Francelino de Alencar Neves), Alfrània (Escola Adalgísa Teódulo), entre outros. "Ao cumprirmos nosso dever constitucional de fomentar o esporte contribuímos para que estes atletas possam defender suas escolas e sua identidade, disputando, principalmente, o direito de subir ao pódio da cidadania", disse o prefeito Djaci Brasileiro em seu discurso.
Além da cidade de Itaporanga, os jogos serão disputados em etapas regionais em: Monteiro, João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itabaiana, Cuité, Guarabira, Campina Grande, Catolé do Rocha e Patos. Os campeões de cada modalidade representarão a Paraiba, nas Olimpiadas Escolares Brasileiros/2009, em Poços de Caldas (MG), no período de 10 a 20 de setembro. Na busca de agregar, transformar e motivar a juventude em favor dos desportos paraibanos, a Sejel aposta no êxito dos Jogos Escolares da Paraíba/2009. Segundo Álvaro Magliano (foto acima), que representou na solenidade o governador José Maranhão, a disputa ressalta também à inclusão social em todos os níveis, estimulando os estudantes a participarem do evento.
Todoas as cidades do Vale do Piancó enviaram suas delegações, com dezenas de jovens atletas que irão disputar nas mais diversas modalidades. A única exceção foi quanto à cidade de Olho D'Água."O mais importante é que esses jovens que estão aqui, e que estarão disputando nesse evento, deixarão de estar com a mente virada para o mal, para o negativo. Então, desejo à todos os atletas da cidades vizinhas que sejam bem vindos e, que junto com os nossos, façam uma festa bonita”, disse o prefeito Djaci.Os Jogos Escolares visam oportunizar a participação de alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino em competições olímpicas em diversas modalidades. Desde o início, as modalidades básicas eram disputadas. São elas: futsal, voleibol, basquetebol, handebol e o atletismo e que até hoje estão nas tabelas e, além delas, o tênis de mesa, a natação, o judô, a ginástica, o xadrez e até o hipismo foram incluídas como modalidades individuais no calendário dos Jogos.
No início dos Jogos, as competições eram definidas nas modalidades Infantil e Juvenil. Depois de vários anos, a categoria Mirim foi incluída no calendário esportivo escolar e do ano de 2005 pra cá, os Jogos são disputados nas Categorias A (12 a 14 anos) e B (de 15 a 17), onde o campeão de cada regional de ensino do Estado, disputada a etapa estadual e, conseqüentemente, o campeão estadual representa a Paraíba nos Jogos Escolares Brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário