Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Grupo RastaPé, com raízes de Itaporanga, famoso no sul pode fazer turnê na Paraíba em junho

Caros leitores, o grupo aí das fotos é o RastaPé a nova cara do forró, que se destaca através do forró universitário e é um dos grupos que traduzem a transformação do gênero no Brasil. Um dos expoentes do forró universitário, o grupo foi formado em São Paulo em 1999 e desde então faz muito sucesso no sul do País. Para vocês terem uma idéia eles já venderam quase um milhão de cópias dos seus álbuns, entre muitos shows nacionais e internacionais em um trabalho constante já há quase dez anos. E sabem de onde seus fundadores são originários: da nossa Paraíba, e melhor, da nossa 'Rainha do Vale' - Itaporanga. Isso mesmo!Monento do show (em DVD) que contou com participações especiais de Alcione, Fafá de Belém, Mariana e Trio Nordestino, e tem, ainda, depoimentos de Dominguinhos, Elba Ramalho e Trio Virgulino / Coroné
Terra que já tem seu nome levado aos quatro cantos do mundo também pelo famoso grupo Clã Brasil, com o forró pé de serra, Itaporanga é berço do patriarca (e dos filhos) do grupo RastaPé: Seu Jorge (o de chapéu de couro) da família Lunguinho; e seus dois filhos o vocalista Jorge Filho (de camisa amarela) e guitarrista Chiquinho (Tico - de camisa vermelha). Eles, junto com dois paulistas (Jair e Marquinhos), conseguiram espaço no Sul e no Sudeste com o forró universitário que foi decisivo para quebrar de vez mais uma barreira do preconceito. Preconceito esse que por falta de contato com o estilo, as pessoas pré-julgaram e em seguida passaram a conhecer, descobrindo mais um gênero musical.
E hoje, o forró universitário é uma febre por lá. O RastaPé tem se apresentanda constantemente em programas televisivos como: Rau Gil, Domingo Legal, entre outros. Mas o melhor da notícia vem a seguir. É que o Rastapé já está preparando o novo trabalho que se depender da bagagem do grupo, será um sucesso. A música de trabalho já pode ser ouvida no site e nas principais rádios do país. E este ano eles preparam uma surpresa para os seus fãs paraibanos. A banda Rastapé estará tocando durante as festividades juninas de 2009 em várias cidades paraibanas. Os shows já estão sendo agendados. E muito provavelmente ela estará se apresentando em Itaporanga, num retorno às origens, os primeiros contatos já estão sendo dados. A banda está vindo para a Paraíba através do radialista e produtor de eventos Nil Alcântara. Enquanto isto, confira abaixo um pouco da trajetória do grupo. O som da sanfona e da zabumba tomou mesmo conta do cenário musical brasileiro. E o Rastapé, um dos expoentes do forró universitário, tem toda responsabilidade sobre a transformação em que passa o gênero, oriundo do Nordeste. Formado em São Paulo em 1999 por Seu Jorge (acordeom), seus filhos Tico (guitarra, violão) e Jorge Filho (percussão e voz), todos três naturais da Paraíba, e dois paulistas, Jair (triângulo e percussão) e Marquinhos (zabumba), o grupo arrasta multidões por onde passa e vem se firmando cada vez mais nesse mercado concorrido e em crise devido à queda das vendas de Cds. Muitas feras da música apreciam o trabalho do grupo. Só pra ter idéia, o Rastapé já foi aplaudido de perto por nomes como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, entre outros.
A história do Rastapé remonta o auge do forró universitário. No final dos anos 90 vários jovens do sudeste do país na maioria universitária, impulsionados por trios como Virgulino, Sabiá e Xamego, trocaram à mania de fazer rock nas garagens, por fazer forró nas praias, praças e festas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No começo de 1999, os amigos Marcos Antônio Morato e Jair dos Santos compraram sanfona e zabumba para tocar forró. Jair abandonou o emprego na bolsa de valores e Antônio largou a banda de pagode para se unirem ao sanfoneiro paraibano Jorge Longuinho e seus filhos Chiquinho e Jorge Filho. A partir daí o sucesso não parou mais. O forró finalmente foi para a mídia e o Rastapé, em especial, decolou e figura no topo das paradas até os dias de hoje.Em 2000 lançou, pela Deck Disc, o primeiro disco, O Som do Forró, em que interpretavam clássicos do gênero (Dominguinhos, Luiz Gonzaga). O disco teve mais de 300 mil cópias vendidas. Pouco tempo depois - em 2002 - lançaram outro trabalho, Fale Comigo, desta vez com composições próprias. Esse arrebatou mais de 100 mil cópias vendidas. Eles trazem em Fica Comigo composições do grupo e de outros autores. O disco contém xotes mais cadenciados e pé de serra (que seguem o estilo tradicional do forró, tocado por Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga). Amor de Rastapé, uma das músicas mais tocadas nos forrós, Forró Universitário, Embalo do Forró e Namoro são algumas das 15 faixas do álbum.
Em 2004 a banda lançou Pode Relampejar, o 3º álbum, que mostra uma fusão do xote com o reggae. Sem perder as características que tornaram seus discos tão populares, o Rastapé classificou essa miscigenação como uma evolução natural da carreira. Em 2005, o grupo se consolidou ainda mais com o CD Ao Vivo intitulado Cantando a História do forró. Neste trabalho, a banda faz uma releitura de clássicos do gênero, como Procurando Tu, que conta com a participação do Trio Nordestino, Fafá de Belém e Mariana em um pot-pourri em homenagem a Alceu Valença, com Tropicana e Anunciação. Outros destaques do CD são as instigantes Colo de Menina, que conta com uma participação incansável do público, e Feira de Mangaio. Dando um show à parte, Alcione cantou Pedra de Responsa, de Zeca Baleiro. A versão dessa música mostra a criatividade do grupo ao transformar a bela canção do compositor maranhense em um ritmo quente como o forró.

2 comentários:

nanda disse...

Q FORMIDAVEL ESTA BANDA RASTAPÉ,FORRÓ MODERNO SEM PERDER AS ORIGENS, E COMO TOCAM BEM. Q VOZ MARAVILHOSA TEM JORGE FILHO. JÁ TIVE A CHANCE DE ASSISTIR UM SHOW EM ANICUNS GOIAS E ME APAIXONEI PELA BANDA.

Unknown disse...

Gostaria de ter noticias e contato do Marcos Antônio Morato , sou uma amiga e ex namorado dele. Tenho certeza que ele saberá quem sou.