Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Em reunião com Lula no Palácio do Planalto Cássio aplaude pactos contra desigualdades

O governador Cássio Cunha Lima participou, no final da tarde desta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na companhia de outros 16 governadores do Nordeste e do Norte – a chamada Amazônia Legal. O encontro com Lula serviu para consolidar uma série de propostas, discutidas entre as equipes do governo federal e dos estados, desde a última terça-feira, de combate às desigualdades regionais.
A divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi fundamental para que o governo federal despertasse para a necessidade de desenvolver políticas mais direcionadas ao combate às desigualdades sociais. O presidente Lula não gostou de saber que o Norte e Nordeste lideram o ranking nacional nessas áreas.
Ao sair da reunião no Palácio do Planalto, o governador Cássio Cunha Lima externou seu otimismo pela postura e iniciativa do governo federal, no sentido de estabelecer pactos, com metas, para que os entes federados avancem no combate às desigualdades sociais entre as regiões. “Foi algo de que sempre reclamamos e acho que é uma oportunidade histórica para virarmos o jogo em favor dos que mais precisam, principalmente no Nordeste” avaliou Cássio.
Na rodada de encontros de trabalho entre os representantes do governo federal e dos estados, o tema da redução das desigualdades sociais entre as regiões foi o principal ponto de debate e de elaboração de estratégias conjuntas. Além de Cássio Cunha Lima, participam da reunião os outros governadores do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além dos representantes da região Norte, no caso Amazônia Legal – Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Ficou acertado na reunião, realizada no Palácio da Planalto e que contou com a participação de 17 governadores , que em março deste ano haverá o lançamento de pactos, com metas, nas cinco regiões do Brasil, para acelerar a redução de desigualdades sociais no país – com enfoque ao combate ao analfabetismo e mortalidade infantil. O encontro foi aberto pelo ministro José Múcio, das Relações Institucionais. A ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, avaliou o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Na parte da tarde, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fez uma avaliação do Programa Brasil Alfabetizado . A meta do governo federal é alfabetizar cinco milhões de brasileiros nos próximos dois anos, destes, quatro milhões estão no Nordeste. Só na Paraíba são 300 mil analfabetos, já tendo uma parceria entre os governos federal e estadual possibilitado a alfabetização de igual número de pessoas nos últimos seis anos.
“Reconheço o avanço do Programa Brasil Alfabetizado, mas a situação do Nordeste realmente precisa ser avaliada com muito cuidado. Nosso desafio é atingir a meta estabelecida pelo governo federal e para isso precisamos de recursos” afirmou o governador Cássio Cunha Lima. No encontro, foi também discutida a situação da Agricultura Familiar nos estados mais pobres do país.
Nas discussões com os governadores, estiveram presentes os ministros de Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
secom-pb

Nenhum comentário: