Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 17 de janeiro de 2009

Momento Histórico: Obama chega a Washington e encerra viagem de trem em homenagem a Lincoln

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou na noite desta sábado (17) à Washington, última parada da viagem de trem que repetiu trajeto do ex-presidente Abraham Lincoln, em 1861, antes de tomar posse da Casa Branca. Obama viajou acompanhado de sua mulher, filhas, do futuro vice-presidente Joe Biden (foto), e grupo seleto de partidários, seguranças e jornalistas. O democrata, que começou a viagem pela Filadélfia, parou em Wilmington, Delaware para receber Biden e em Baltimore, onde discursou, conversou com os presentes por alguns minutos, mas não falou com os repórteres.
Mesmo com o frio intenso, muitos esperaram na estação de trem em Washington para observar a chegada do trem, que ficou cerca de 20 minutos parado antes do desembarque de Obama. A imprensa americana, contudo, afirmou que a expectativa era maior para o público fiel do popular Obama. A posse dos presidentes americanos acontecia em março, época de temperaturas mais altas nos EUA, mas foi mudada por uma emenda na Constituição para que o então presidente eleito, Franklin Rooseevelt, pudesse assumir mais rapidamente em meio aos temores da Grande Depressão, em 1933. Ao menos dois milhões de pessoas são esperadas para o juramento de Obama, no National Mall, em Washington, que será nesta terça-feira (20).
Chegada de Obama, ao trem, acompanhada da primeira-dama e das filhas.
Em seu discurso em Baltimore, Obama pediu paciência aos americanos e afirmou que cometerá alguns erros em sua administração. "Haverá começos falsos e atrasos, frustrações e desapontamentos. E nós seremos chamados a mostrar paciência mesmo quando agimos com urgência", disse Obama. O presidente eleito lembrou a fundação dos EUA e exortou que os americanos lembrem dos valores e da persistência do início do país para enfrentar os desafios por vir."Embora nossos problemas possam ser novos, o que é preciso para superá-los não é. O que é preciso é a mesma perseverança e idealismo que nossos fundadores mostraram", disse o democrata. Em um discurso que lembrou suas palavras logo após ganhar a eleição, em 4 de novembro, Obama afirmou que se candidatou à nomeação democrata porque 'acreditava que nosso futuro é nossa escolha e que se nós pudéssemos apenas nos reconhecer um nos outros e nos unirmos [..] talvez, apenas talvez, nós pudéssemos aperfeiçoar nossa união no processo'.
Vice presidente eleito, Joe Biden, cumprimenta Michelle Obama ao embarcar no trem que os levará à Washington para a posse
Horas antes, uma multidão gritou e acenou quando Obama chegou de trem a Wilmington, Delaware, onde fez uma parada para receber Biden. Centenas de pessoas se aglomeraram ao longo da linha do trem quilômetros antes da estação, para ser testemunhas da histórica viagem de Obama, que na próxima terça-feira (20) vai se transformar no 44º --e o primeiro negro-- presidente dos EUA. Biden prometeu aos presentes que a administração Obama "vai mudar a nação" para melhor, apesar dos difíceis problemas que os EUa enfrentam, como a grave crise econômica.
"É hora de trazer esperança de volta a esta nação e a mudança que precisamos desesperadamente", afirmou Biden aos presentes. O futuro vice-presidente afirmou ainda que se preocupa com o temor que atinge os americanos, mas afirmou que "a primavera está a caminho nesta nova administração". "Este é o espírito que está vivo aqui hoje", disse Biden, que por muitos anos fez o trajeto de trem entre Delaware e Washington em sua carreira de senador.
Barack Obama na Filadélfia, no início da viaja a Washington para tomar posse
A viagem de trem de Obama refaz uma lenta e tradicional viagem de trem até Washington em homenagem ao herói de Obama, Abraham Lincoln, que antes de ser presidente também foi legislador do Illinois e realizou a mesma viagem a caminho de sua posse, em 1861. Mas enquanto Lincoln e outros presidentes que o sucederam passavam dias inteiros atravessando as gélidas pradarias, Obama, um filho da era do jato, usará a ferrovia apenas um dia.
Antes de pegar o trem, Obama falou aos presentes e pediu aos americanos que se unam numa "nova declaração de independência" para se libertar da intolerância, da mesquinhez e do preconceito, insistindo que seus cidadãos enfrentem as crises com a força do reduzido grupo de patriotas que fizeram a independência dos EUA, em 1776, na Filadélfia.
"O que precisamos é de uma nova declaração de independência, não apenas em nosso país, como em nossas vidas: independência da ideologia, da mesquinhez, do preconceito e intolerância, um apelo não aos nossos instintos fáceis e sim aos nossos melhores anjos", afirmou Obama em sua chegada à 30th Street Station.

Nenhum comentário: