Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Este ano a Micarande não acontecerá em Abril

A Micarande 2009 não aconterá mais em abril, como de praxe, segundo Kennedy Sales (Coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campina Grande). A festa somente se realizará no segundo semestre, provavelmente no mês de outubro coincidindo com o aniversário da cidade, dia 11, mas a definição desse calendário depende ainda de uma reunião com os donos de blocos que, por sua vez, depedem da agenda das atrações da festa. O cancelamento da Micarande deve-se à crise financeira que atinge os cofres municipais.
Festa pioneira entre as Micaretas fora do circuito baiano, no dia 21 de abril de 1989, um grupo de foliões vestindo "mortalhas" com um Galo de Campina estampado saiu das margens do Açude Velho, em Campina Grande, em direção ao Parque do Povo, puxados pelo forrozeiro Biliu de Campina e ao som de uma orquestra de frevo. Chegando ao Parque do Povo, o Galo se encontrou com o Bloco da Saudade, composto por foliões vestidos de fantasias tradicionais que lembravam os antigos carnavais. Nascia naquele momento não apenas uma festa, mas um mercado que movimenta milhões de reais. Era o começo da história da Micarande.
O então prefeito Cássio Cunha Lima, seguindo os ideais do poeta Ronaldo Cunha Lima que criou o "Maior São João do Mundo", e à pujança do campinense apoiou a festa, logo o evento superou a Micareta de Feira de Santana, na Bahia. Hoje, ela é abrilhantada pelas maiores atrações nacionais do axé music, que se apresentam em blocos alternativos ou em eventos paralelos, tornando-a diferente de todos os outros carnavais fora de época do país. A Micarande faz parte do calendário oficial da Embratur.
A história da Micarande na verdade é o marco inicial da história dos carnavais turísticos no Brasil. Inspirada ao mesmo tempo nas micaretas do interior da Bahia e em carnavais europeus e americanos, a Micarande deu início a um dos maiores movimentos artísticos e comerciais do Brasil na área de turismo de eventos.

3 comentários:

Roberia disse...

Não podemos esquecer o bloco de Capilé, o Balanço do Amor que tambem foi pioneiro junto com o galo de Campina de Biliu.

Unknown disse...

Gostaria de fazer um apelo a PMCG e aos diretores de blocos ,para que não deixem acabar uma festa tão bonita e cheia de brilhos quanto foi a Micarande até o ano de 2008 , pena que não houve o ano passado, e temos comentários que haverá em 2010

Unknown disse...

A PMCG com o apoio dos diretores de blocos com certeza tem condições de coloca a Micarande novamente na rua basta que haja interesse ,que com certeza virá rendimentos para ambas as partes e além de gerar empregos diretos e indiretos .