Revista: Itaporanga, Uma Pedra Bonita - 144 anos de História!


Já na Câmara Municipal a população compareceu em peso para conferir o lançamento deste que já está sendo considero o mais fidedigno trabalho publicado em relação à história de Misericórdia, nossa Itaporanga. Na verdade, uma publicação riquíssima em informação e detalhes da história da cidade e das personalidades que a construíram. Um verdadeira relíquia para os nossos filhos e netos. E como resultado imediato tivemos aprovado, pelo prefeito Djaci Brasileiro, a nossa sugestão de inserir a História do Município na grade curricular das escolas públicas e privadas instaladas em Itaporanga, como disciplina obrigatória. Uma demonstração de compromisso com a identidades histórica da cidade que a atual administração municipal fez.

Na abertura dos trabalhos fizemos uma apresentação da revista (ao lado uma das 52 páginas), solicitando antes um minuto de silêncio em homenagem à dona Nazaré Laú, falecida uma semana atrás, por ter sido uma das primeiras educadoras do município e que nos ajudou muito com subsídios para a finalização desta publicação. Ainda durante a nossa fala entregamos uma mensagem ao secretário Ruy Carneiro endereçada ao governador Cássio Cunha Lima com sugestão para que crie uma lei obrigando os municípios paraibanos à adotarem na grade curricular de suas escolas as suas respectivas histórias, o que foi prontamento acieto pelo representante do Governo Estadual.

O secretário José Joaquim, no seu discurso, falou da importância do material hora lançado por seu alto nível como fonte de pesquisa para os estudantes: "É um importante acervo histórico que Itaporanga tem, a parti de agora, para pesquisa ou, simplesmente, para deleite de uma rica história de um povo guerreiro e abenegado pelo empreendedorismo", disse. Já o professor Raimundo discorreu, quando de sua fala, sobre a riqueza de informação contidos no impresso: "Aqui está um trabalho dos mais minuciosos já produzidos em nossa terra. Parabéns Ricardo, pelo valoroso museu que você implanta em Itaporanga em forma de revista", disse o professor. Falando em nome daqueles que já governaram Itaporanga e por ela já fizeram muito, o ex-prefeito Will Rodrigues assim observou a publicação: "Este trabalho informa de maneira correta sobre o que precisamos saber de nossa terra, Ricardo, Itaporanga agradece muito esta fonte de conhecimento que você fornece aos nossos filhos para que saibam quem foram os que fizeram alguma coisa por nossa terra. Assim como eu, muitos dos que elevaram o nome de Itaporanga estão felizes por ter um dia contribuído para o engrandecimento desta querida cidade", declarou Will.
Usando da palavra, Ruy Carneiro foi direto ao ponto para exemplificar o valor desta obra: "Enquanto folheava a revista minutos atrás pude perceber o quanto esta publicação traz de forma nítida toda a trajetória desta importante cidade, desde seu desmenbramento da vizinha Piancó até os dias atuais. Ricardo, à quem parabenizo em meu nome e em nome do governador Cássio, fez um trabalho que merece os mais rasgados eleogios possíveis. Inclusive sou meio suspeito para falar por ser amigo particular dele (Ricardo). Mas Itaporanga deve compreender o valor inqualculável, do ponto de vista histórico, contidos nesta revista: Um museu em forma de revista, como disse o professor (Raimundo). Sabemos muito sobre Júlio César, Cícero, JK, John Kennedy, entre muitos outros grandes nomes da história nacional e mundial... Mas o que sabemos sobre nós mesmo? sobre nossa cidade? É por isso que esse trabalho tem valor inqualculável, porque resgata a identidade de Itaporanga. E quero anunciar que o Governo do Estado acata a sugestão de Ricardo e vai determinar a Secretaria Estadual de Educação para que torne obrigatória na grade curricular em todos os municípios paraibanos a disciplina sobre suas respectivas histórias. Parabéns mais uma fez à Gerência de Comunicação, na pessoa de Ricardo, e ao prefeito Djaci Brasileiro que neste momento demonstra total e irrestrito apoio à área cultural de Itaporanga", disse Ruy.



Ao término da solenidade foi oferecido um coquetel aos presentes. Na ocasião foram distribuídos em torno de 800 exemplares da revista. Durantes esta semana iremos distribuir exemplares, também, em todas as escolas de Itaporanga, como também, nas bibliotecas. Agradecemos imensamente à todos que colaboraram com este trabalho, às fontes de pesquisas, por proporcinarem uma linda, histórica e importante publicação, executadas após muitas noites em claro, no entanto, feito com muito amor e carinho por se tratar do resgate da identidade da 'Rainha do Vale'. Aos que moram em outros recantos se quiserem podem adquirir exemplares através de contato pelo meu celular (9993-2237) ou através do meu email (rps.ita@hotmail.com). É só nos enviar o enderço para que possamos postar o material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário