Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 11 de janeiro de 2009

No dia de seu aniversário a cidade de Itaporanga ganha de presente um museu em forma de revista

Revista: Itaporanga, Uma Pedra Bonita - 144 anos de História!
No dia 09 (sexta-feira), aniversário de Itaporanga, a população local festejou os 144 anos de emancipação política da cidade com diversas homenagens sendo a mais emociante o lançamento da Revista: "Itaporanga, Uma Pedra Bonita", ocorrido na Câmara Municipal naquela noite. No entanto, este momento tão especial para todos os itaporanguenses começou ainda ao raiar do sol, com alvorada da Filarmônia Cônego Manoel Firmino, seguida do hasteamento dos pavilhões Naccional, Estadual e Municipal (às 8h) e Missa em Ação de Graças (às 9h). Durante a tarde foi a vez da Fanfarra Marta Batista de Moura prestar a sua homenagem à 'Rainha do Vale' com a presentação pelas principais avenidas das cidade.
Às 11h da manhã, a Rádio Correio do Vale, sob direção de Cláudio Nepomuceno, dedicou um programa especial para a cidade com a participação: do Prefeito Djaci Brasileiro; do secretário de aministração José Joaquim; do gerente da Comunicação Institucional, este editor; e dos professores/ historiadores Jucivan Araújo e Raimundo Ferreira, que é vice-diretor do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata'. Na ocasião fizemos uma breve apresentação da revista (ao lado uma das 52 páginas) e, em seguida, o prefeito convidou a população para o lançamento da mesmo, que ocorreria logo mais à noite. O programa foi uma verdadeira nostalgia no resgate dos fatos importantes e marcantes de Itaporanga.
Já na Câmara Municipal a população compareceu em peso para conferir o lançamento deste que já está sendo considero o mais fidedigno trabalho publicado em relação à história de Misericórdia, nossa Itaporanga. Na verdade, uma publicação riquíssima em informação e detalhes da história da cidade e das personalidades que a construíram. Um verdadeira relíquia para os nossos filhos e netos. E como resultado imediato tivemos aprovado, pelo prefeito Djaci Brasileiro, a nossa sugestão de inserir a História do Município na grade curricular das escolas públicas e privadas instaladas em Itaporanga, como disciplina obrigatória. Uma demonstração de compromisso com a identidades histórica da cidade que a atual administração municipal fez.
A mesa oficial dos trabalhos foi composta por: Josias Tolentino (secretário de Educação), José Joaquim (secretário de Administração), o editor (gerente de Comunicação), Will Rodrigues (ex-prefeito), Djaci Brasileiro (atual prefeito), Ruy Carneiro (secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, representando o governador Cássio Cunha Lima), Zé Queiroz (presidente da Câmara), Raimundo Ferreira (professor e vice-diretor do Colégio Diocesano), Kátia Brasileiro (secretária de Planejamento e ex-prefeita), Ivete Pinto (representando os homenageados) e por Roberta Pereira (presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga).
Na abertura dos trabalhos fizemos uma apresentação da revista (ao lado uma das 52 páginas), solicitando antes um minuto de silêncio em homenagem à dona Nazaré Laú, falecida uma semana atrás, por ter sido uma das primeiras educadoras do município e que nos ajudou muito com subsídios para a finalização desta publicação. Ainda durante a nossa fala entregamos uma mensagem ao secretário Ruy Carneiro endereçada ao governador Cássio Cunha Lima com sugestão para que crie uma lei obrigando os municípios paraibanos à adotarem na grade curricular de suas escolas as suas respectivas histórias, o que foi prontamento acieto pelo representante do Governo Estadual. Dona Ivete Pinto é responsável, nada mais nada menos, pela a eleição dos últimos seis prefeitos de Itaporanga, com execeção do segundo mandato de Will Rodrigues conquistado em 2000.
O secretário José Joaquim, no seu discurso, falou da importância do material hora lançado por seu alto nível como fonte de pesquisa para os estudantes: "É um importante acervo histórico que Itaporanga tem, a parti de agora, para pesquisa ou, simplesmente, para deleite de uma rica história de um povo guerreiro e abenegado pelo empreendedorismo", disse. Já o professor Raimundo discorreu, quando de sua fala, sobre a riqueza de informação contidos no impresso: "Aqui está um trabalho dos mais minuciosos já produzidos em nossa terra. Parabéns Ricardo, pelo valoroso museu que você implanta em Itaporanga em forma de revista", disse o professor. Falando em nome daqueles que já governaram Itaporanga e por ela já fizeram muito, o ex-prefeito Will Rodrigues assim observou a publicação: "Este trabalho informa de maneira correta sobre o que precisamos saber de nossa terra, Ricardo, Itaporanga agradece muito esta fonte de conhecimento que você fornece aos nossos filhos para que saibam quem foram os que fizeram alguma coisa por nossa terra. Assim como eu, muitos dos que elevaram o nome de Itaporanga estão felizes por ter um dia contribuído para o engrandecimento desta querida cidade", declarou Will.Usando da palavra, Ruy Carneiro foi direto ao ponto para exemplificar o valor desta obra: "Enquanto folheava a revista minutos atrás pude perceber o quanto esta publicação traz de forma nítida toda a trajetória desta importante cidade, desde seu desmenbramento da vizinha Piancó até os dias atuais. Ricardo, à quem parabenizo em meu nome e em nome do governador Cássio, fez um trabalho que merece os mais rasgados eleogios possíveis. Inclusive sou meio suspeito para falar por ser amigo particular dele (Ricardo). Mas Itaporanga deve compreender o valor inqualculável, do ponto de vista histórico, contidos nesta revista: Um museu em forma de revista, como disse o professor (Raimundo). Sabemos muito sobre Júlio César, Cícero, JK, John Kennedy, entre muitos outros grandes nomes da história nacional e mundial... Mas o que sabemos sobre nós mesmo? sobre nossa cidade? É por isso que esse trabalho tem valor inqualculável, porque resgata a identidade de Itaporanga. E quero anunciar que o Governo do Estado acata a sugestão de Ricardo e vai determinar a Secretaria Estadual de Educação para que torne obrigatória na grade curricular em todos os municípios paraibanos a disciplina sobre suas respectivas histórias. Parabéns mais uma fez à Gerência de Comunicação, na pessoa de Ricardo, e ao prefeito Djaci Brasileiro que neste momento demonstra total e irrestrito apoio à área cultural de Itaporanga", disse Ruy.
Por fim, o prefeito Djaci Brasileiro abordou o valor histórico da revista e fez um discruso emocinante com a afirmativa de tornar lei a disciplina da história local nas escolas públicas e privadas de Itaporanga. "É muito triste para um filho de Itaporanga chegar em São Paulo, Brasília, ou outro lugar, encontrar alguém que lhe pergunte quem foi Zé Gomes, Pitanga, e não saber responder... Precisamos ensinar aos nossos filhos e netos como foi fundada Misericórdia, quem foram os que construíram Itaporanga. Estou profundamente envaidecido e alegre por ter na minha equipe uma pessoa competente e eficiente como Ricardo. Este trabalho é de uma grandeza especial e mostra, com aprofundamento histórico, a Misericórdia de ontem e a Itaporanga de hoje. Quando ele (Ricardo) apresentou-nos o esbolço deste projeto sabiamos que estaria por vir um trabalho especial. Parabéns à você Ricardo, aos secretários José Joaquim (Administração) e Josias (Educação), avalistas do projeto, e à todos os seus colaborados neste trabalho. E como forma de retribuição vamos acatar a sugestão e tornar obrigatório em nossas escolas a disciplina da História local", finalizou. Dona Ivete Pinte ladeada pelos irmãos: Roberta, João, Ricardo e Rosimere. Ela é uma das homenageadas na Revista "Itaporanga, Uma Pedra Bonita!", por também fazer parte das persolanidades que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de Itaporanga.
Ao término da solenidade foi oferecido um coquetel aos presentes. Na ocasião foram distribuídos em torno de 800 exemplares da revista. Durantes esta semana iremos distribuir exemplares, também, em todas as escolas de Itaporanga, como também, nas bibliotecas. Agradecemos imensamente à todos que colaboraram com este trabalho, às fontes de pesquisas, por proporcinarem uma linda, histórica e importante publicação, executadas após muitas noites em claro, no entanto, feito com muito amor e carinho por se tratar do resgate da identidade da 'Rainha do Vale'. Aos que moram em outros recantos se quiserem podem adquirir exemplares através de contato pelo meu celular (9993-2237) ou através do meu email (rps.ita@hotmail.com). É só nos enviar o enderço para que possamos postar o material.

Nenhum comentário: