Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dadal esteve no lançamento da camisa do Bota

Neste domingo foi realizado grande churrasco para lançamento da camisa oficial do Botafogo de João Pessoa, para a temporada de 2010. E quem esteve ao lado de Zezinho do Botafogo foi o amigo Dadal, lá do Caiana. O Botafogo conta em seu elenco com dois itaporanguenses: o artilheiro Edmundo e o zagueiro Rogério.

Pauta da Câmara dos Deputados prevê votação da PEC dos Policiais e Bombeiros, próxima terça-feira

A Câmara dos Deputados deve iniciar em Plenário, nesta terça-feira (2) a discussão da Proposta de Emenda a Constituição que cria o piso salarial para os Policiais e Bombeiros. O deputado federal Major Fábio (foto) adiantou que a sua luta é estabelecer o valor nominal do piso e incluir os aposentados e pensionistas.
A informação foi confirmada no site da Câmara, que prevê a votação de varias matérias na próxima terça-feira, entre elas a PEC 446/09 que ainda tramitava na CCJ da Câmara.
PEC 300 ou PEC 446?
Na última sexta-feira (26), a PEC 446/09 foi devolvida da CCJ, por ter sido apensada a PEC 300, como solicitou via requerimento 6240/10 o deputado João Campos.
Observe no despacho do diretor de Comissões Permanentes, Ronaldo Alves da Silva. “Tendo em vista ter sido deferido o Requerimento n.º 6240/10, do Deputado João Campos, cópia anexa, solicitamos a Vossa Senhoria a devolução da Proposta de Emenda à Constituição n.º 446/09, garantindo que as ações sejam registradas pelo Sistema de Informações Legislativas – SILEG”.
A verdade é que a discussão em torno da criação do piso salarial para os Policiais e Bombeiros só ganhou força no Brasil, com a atuação e persistência dos deputados federais Major Fábio (DEM), Capitão Assumção (PSB-ES).
O deputado paraibano Major Fábio está atento em torno do debate d PEC 446, e já assegurou vigília em defesa dos Policiais e Bombeiros. “Nossa luta é para incluir o valor do piso na Constituição e garantir a inclusão dos aposentados e pensionistas como prevê a PEC 300”. O parlamentar da Paraíba foi mais além, e lembrou a Emenda Constitucional nº 20, que prevê piso salarial nominal, cujo o relator foi o deputado Michel Temer (PMDB-SP).
Em contato na manhã de hoje com o deputado Capitão Assumção, o paraibano confirmou a realização da 2ª grande manifestação em defesa da PEC 300, em Brasília, a partir da próxima segunda-feira (3). “Nós vamos lutar em defesa do texto que percorreu todas as capitais do Brasil, o texto que estabelece o valor nominal do piso e inclui os aposentados e pensionistas”, finalizou o deputado Major.

E a Luta Continua... UFCG Campus Itaporanga Já!

Abaixo palavras do timoneiro e baluarte Dr. Titico Pedro (foto) ao dar uma geral sobre a grande manifestação em prol da UFCG-Itaporanga, realizada sexta-feira (26), que com muita sapiência faz um resumo da importância do público presente e das autoridades. Dr. Titico tem usado como ninguém a ferramenta que tem a favor dos excluídos, sim, dos excluídos do ensino superior público. Porque o Vale do Piancó encontra-se como uma região excluída mas, mesmo assim, se faz mostrar que existe e sabe fazer um "Movimentos dos Sem Universidade". Que será sim vitorioso, porque saberá "insistir, persistir e nunca desistir".

E A LUTA CONTINUA. . . UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ!
VEJO COMO ÊXITO ABSOLUTO O ENSAIO FESTIVO DESSE DIA 26 DE FEVEREIRO. NUNCA SE VIU TANTA REPRESENTATIVIDADE. A PRINCÍPIO É DE SE DESTACAR O MACIÇO APOIO DA SERENÍSSIMA GRANDE LOJA DA PARAÍBA/BRASIL, ATRAVÉS DO SEU GRÃO MESTRE M.’.M.’. MARCOS ANTONIO DE ARAÚJO QUE EM LÚCIDO PRONUNCIAMENTO EXTERNOU A SOLIDARIEDADE AO POVO DO VALE DO PIANCÓ E EM PARTICULAR DE ITAPORANGA, QUE SE SENTE, LAMENTAVELMENTE, INJUSTIÇADA PELA AUSÊNCIA TOTAL DE ENSINO SUPERIOR.
A LUTA, NO DIZER DO SERENÍSSIMO GRÃO MESTE, É POR DEMAIS JUSTA E PERFEITA. ISSO NOS CONFORTA MUITO POR SABER QUE A MOÇANARIA ESTÁ PRESENTE NAS GRANDES E DECISIVAS LUTAS QUE DIGAM RESPEITO AO INTERESSE DA POPULAÇÃO. BASTA RECORRERMOS AO GRANDE ACERVO DA HISTÓRIA BRASILEIRA. POIS ELA ASSIM REGISTRA COMO FATO MARCANTE E DECISIVO À NAÇÃO BRASILEIRA QUE FOI O SEU GRITO DE INDEPENDÊNCIA, TUDO TRABALHADO SIGILOSAMENTE EM SUAS OFICINAS. ESSA MESMA MAÇONARIA QUE TEM SUA HISTÓRIA AINDA NOS MOMENTOS FINAIS QUE ANTECEDERAM O SURGIMENTO DA ERA CRISTÃ COM O NASCIMENTO DO QUE VEIO A SERVIR DE GUIA E MODELO A TODA A HUMANIDADE..
DESTACAMOS COMO MUITO SATISFATÓRIA A PRESENÇA DO CONTERRANEO DR. JOÃO DEHON FONSECA INCUBIDO QUE FOI DE TRAZER A MENSAGEM DE APOIO DO DEPUTADO FEDERAL MANOEL JUNIOR EM APOIO A ESSA JUSTA CAUSA. QUE É A IMPLANTAÇÃO JÁ DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. AO CONTERRANEO ZÉ MÁRIO, VEREADOR EM CABEDELO, FILHO DO SAUDOSO E PROGRESSISTA BENFEITOR DO VALE DO PIANCÓ, DEPUTADO SOARES MADRUGA. O VEREADOR ZÉ MÁRIO VEIO REPRESENTANDO O DEPUTADO RODRIGO SOARES, RECÉM EMPOSSADO PRESIDENTE ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES. SUA MENSAGEM FOI DE APOIO INTEGRAL A LUTA INCESSANTE PELA INSTALAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA.
AGRADECEMOS AO CONTERRANEO DE POMBAL, QUE OUTRORA FOI SEDE DO GRANDE MUNICÍPIO QUE JURISDICIONAVA PIANCÓ, ITAPORANGA CONCEIÇÃO E OS SEUS RESPECTIVOS DISTROS, O DR. JANDUÍ CARNEIRO, FILHO DO EX-DEPUTADO ESTADUAL DIRCEU ARNAUD E SOBRINHO DO SAUDOSO DEPUTADO FEDERAL JANDUI CARNEIRO E TAMBÉM DO SENADOR RUY CARNEIRO. ESTE VEIO ACOMPANHANDO O PROFESOSR MARTINHO SALGADO, DIRETOR DO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL QUE MUITO NOS ALEGROU E NOS DEIXOU TRANQUILOS EM ASSEGURAR SIM QUE A CRIAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA SE DEU NOS IDOS DE 2005.
NÃO HÁ DÚVIDAS, POIS. O MAGNÍFICO REITOR ASSEGUROU QUE A UFCG DISPOE SIM DE RECURSOS SUFICIENTES PARA IMPLANTAÇÃO DO SEU CAMPUS EM ITAPORANGA, FALTANDO APENAS QUE O GOVERNO FEDERAL LHE AUTORIZE A FAZER CONCURSO PÚBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES EM NÚMERO MÍNIMO DE 20, PARA QUE O CAMPUS COMECE A FUNCIONAR NO SEGUNDO SEMESTRE DESTE ANO.. ISSO É QUE É CLAREZA. O IMPORTANTE AGORA É MOBILIZAÇÃO. É CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE POLÍTICA. É UNIÃO DE FORÇOS.
A LUTA ABRAÇADA PELA POTENTOSA MAÇONARIA NÃO PODE MACULÁ-LA DE FINALIDADE OUTRA SENÃO O BEM COMUM DO VALE DO PIANCÓ. A INDEPENDÊNCIA EDUCACIONAL DE SUA GENTE. MUITO BEM. REGISTRAMOS COM SATISFAÇÃO A PRESENÇA DO DEPUTADO BRANCO MENDES NOSSO CONTERRANEO DE AGUIAR E TAMBÉM DO DEPUTADO ANTONIO MINERAL, PRESENTES AO EVENTO, AMBOS APOIANDO À LUTA. OUTROS SE FIZERAM PRESENTES LINDOLFO PIRES ATRAVÉS DO PREFEITO DJACIR BRASILEIRO E A DEPUTADA SOCORRO MARQUES ATRAVÉS DE SEU FILHO EX—PREFEITO DE VISTA SERRANA.
A PROFESSORA PETRONILA ARAUJO CARNEIRO, DIRETORA DO COLÉGIO DIOCESANO DOM JOAO DA MATA, DANDO TOTAL APOIO AO MOVIMENTO INCLUSIVE OFERECENDO A POPULAÇÃO UMA ALVORADA MUSICAL ATRAVÉS DA FILARMÔNICA CONEGO MANOEL FIRMINO QUE DISPERTOU SIM A POPULAÇÃO PARA O GRANDE COMPROMISSO EM PROL DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. O PETI, ÓRGÃO SOB O CONTROLE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. CRIANÇAS EMPUNHANDO UMA BELA FAIXA NA CONFIANÇA DA INSTALAÇÃO JÁ DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. VEJO COMO BASTANTE POSITIVO A UNIÃO DOS VEREADORES ZÉ QUEIROZ, DUVAM PEREIRA, ZÉ PORCINO, ZÉ VALERIANO E HERCULANO PEREIRA UNIDOS POIS NA GRANDE BATALHA QUE APENAS ESTÁ COMEÇANDO.
VEJO TAMBÉM POSITIVA A UNIDADE DOS LÍDERES JOAQUIM SALVIANO, AUDIBERGUE ALVES E PAULO PORCINO EMPUNHANDO, TODOS, A BANDEIRA EM FAVOR DA LUTA PROL UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ! OS DEPUTADOS FEDERAIS PRESENTES, LUIZ COUTO RÔMULO GOUVEIA E WILSON SANTIAGO DISSERAM ALTO E BOM SOM DO SEU TOTAL APOIO E EMPENHO INCESSANTE PARA INSTALAR JÁ O CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA JÁ!.
REGISTRAMOS COM MUITA SATISFAÇÃO A HONROSA PRESENÇA DA MAGNÍFICA REITORA, PROFESSORA MARLENE ALVES, DD. REITORA DA UEPB, QUE BEM DEMONSTROU AMOR AO VALE E PARTICULARMENTE A ITAPORANGA, SUA TERRA NATAL, EMPENHANDO-SE CORPO E ALMA NA LUTA PRÓ UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ. MUITO BONITA A FESTA. PREFEITOS E VEREADORES DO VALE. IMPRENSA FALADA, ESCRITA E TELEVISADA. O CALOR ENTUSIASMADO E CONTAGIANTE DO GRANDE PÚBLICO. FOI DEVERAS UMA GRANDE FESTA. NÃO TEMOS NADA A RECLAMAR.
APENAS LAMENTAR A FALTA DE INTERESSE DOS QUE ESTÃO DE FORA DO MOVIMENTO EM PRÓ DA GRANDE EXPECTATIVA DO VALE DO PIANCÓ. UFCG JÁ. CAMPUS DE ITAPORANGA INSTALAÇÃO URGENTE. O “TITICO EXPLICA” SENTE-SE DEVERAS FORTALECIDO PARA CONTINUAR COM ESSA LUTA QUE APENAS COMEÇOU E QUE CONTAGIOU A TODOS.
NÃO FIQUE DE FORA. VEM PRÁ CÁ VOCE TAMBÉM.
UFCG CAMPUS DE ITAPRANGA É PRÁ JÁ.
TITICO PEDRO

Waldeban Medeiros: Por Uma Universidade Já

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”!
Nunca estes versos de Vandré estiveram tão atuais quanto o atual momento no qual os diversos segmentos da sociedade do Vale do Piancó, de mãos dadas, se unem num só grito em prol da criação da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Itaporanga.
As manifestações populares acontecidas na última sexta-feira (25), aonde a presença do povo misturou-se às figuras políticas de todos os matizes e ao lado de proeminentes personagens do mundo intelectual responsável pelos destinos da educação superior do nosso estado, são as provas cabais da união de todos em torno desse objetivo comum que, com certeza, quando concretizado, vai mudar o panorama sociocultural do Vale do Piancó.A praça ficou pequena para abrigar as caravanas do alunado de 1º e 2º graus dos diversos colégios de Itaporanga e de outras cidades, futura clientela em potencial da instituição educacional ora pleiteada, sonho acalentado há décadas por todos os habitantes dos vinte municípios que fazem parte da geografia sociopolítica dessa importante Região do nosso estado.
A semente está plantada. Entretanto, todos os entes envolvidos estão conscientes de que se trata de uma batalha árdua, difícil, travada inclusive contra o tempo por estarmos vivendo um ano eleitoral. Contudo, como se trata de uma batalha na qual envolve todos os segmentos de uma comunidade em prol do bem comum, em breve todos haverão de conquistar as primeiras vitórias, tornando realidade amanhã ou sonho que se acalenta hoje. Ratificando cada vez mais seu apoio ao movimento de suma importância para que esse projeto se torne realidade, Expedito Leite da Silva, superintendente do DNIT na Paraíba e um dos integrantes do grupo maçônico que empresta sustentação a esse justo e significativo pleito, se fez presente como bom filho da cidade que lhe serviu de berço. Ao corroborar as palavras do professor Salgado, assessor da UFCG, quando este afirmou em seu pronunciamento “que o sol poderia queimar a pele dos nossos habitantes; só não queimaria a esperança, o desejo e a vontade desse bravo povo de ver o sonho dessa instituição tornar-se realidade”, Expedito foi enfático em declarar: “espero ver essa universidade servindo a seus filhos como semente futura de um povo que enxerga na educação a base do seu desenvolvimento”!

UFCG Já! O Vale do Piancó Não Pode Esperar!

WILSON disse...
SUCESSO! PRIMEIRA FASE FOI SUCESSO ABSOLUTO. VAMOS EM FRENTE UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ!
Por WILSON RIBEIRO em 28/02/2010
NUNCA VÍ TANTO ENTUSIASMO. O SOL TÃO QUENTE E TÃO FORTE NÃO DISPERSOU A MULTIDÃO QUE OUVIA ATENTAMENTE OS ORADORES NO PALANQUE OFICIAL ARMADO AO LADO DA IGREJA MATRIZ, NA PRAÇA MONSENHOR ZÉ SINFRONIO. ESCLARECEDOR O PRONUNCIAMENTO DO PROFESSOR MARTINHO SALGADO PRINCIPALMENTE POR TER RATIFICADO SIM A CRIAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA DESDE 2005. O RESTO É SÓ MOBILIZAÇÃO DESSA GENTE BRAVA E FORTE DO VALE DO PIANCÓ QUE AOS OUCOS ESTÁ DANDO EXEMPLO DE UNIDADE E RECONHECENDO O PODER DE BARGANHA QUE O POVO QUANDO EXERCITA CONSEGUE SIM FAZER ACONTECER O QUE FOR DE MELHOR PARA SI.
ALEGRIA TOTAL COM A PARTICIPAÇÃO EXPONTÂNEA DA CONTERRANEA PROFESSORA MARLE ALVES MAGNIFICA REITORA DA UEPB. ELA DESMONSTRA ASSIM CARINHO E RESPEITO PELA REGIÃO DO VALE DO PIANCÓ E EM PARTICULAR POR ITAPORANGA. FESTA BONITA E BOA. A PRESENÇA DOS DEPUTADOS LUIZ COUTO, RÔMULO GOUVEIA E WILSON SANTIAGO E OS DEPUTADOS WELLINGTON ROBERTO E WILSON BRAGA REPRESENTADOS POR, PREFEITO DJACIR BRASILEIRO E PROF. JOSÉ SILVINO, RESPECTIVAMENTE. TODOS ELES INCLUSIVE EFRAIM FILHO JUSTIFICAM SUA AUSÊNCIA.
SENTIMOS AUSÊNCIA E DESCONHECEMOS A RAZÃO DOS TRÊS SENADORES DA REPÚBLICA. CÍCERO LUCENA ESTE NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ITAPORANGA JUNTAMENTE COM O SENADOR EFRAIM MORAIS SE COMPROMETERAM A ESTAREM PRESENTES NO DIA 26. NEM VIERAM NEM MANDARAM NENHUMA SATISFAÇÃO. E O SENADOR ROBERTO CAVALCANTI ATÉ A UNDÉCIMA HORA SE COMPROMETEU EM COMPARECER E SEM DAR A MÍNIMA SATISFAÇÃO FEZ ATÉ ANUNCIAR A CHEGADA NO AVIÃO QUE SOBREVOAVA A CIDADE E NADA. PORQUE? NÃO SEI. COM A PALAVRA OS NOBRES SENADORES.
EM MAIS A FESTA FOI UM SUCESSO SEM PRECEDENTES. A SERENÍSSIMA GRANDE LOJA PRESENTE ATRAVÉS DO SEU REPRESENTANTE MAIOR O GRÃO MESTRE MARCOS ANTONIO DE ARAUJO, QUE EXTERNOU DE PÚBLICO O INTERESSE QUE A MAÇONARIA TEM EM VER IMPLANTADO NA CIDADE DE ITAPORANGA O CAMPUS DA UFCG QUE CONTEMPLA A ANSIEDADE DE TODO O VALE DO PIANCÓ, CUJO PLEITO DE TODOS TEM O APOIO DA INSTITUIÇÃO POR SER POR DEMAIS JUSTO E PERFEITO.
Wilson
LUZIA DA SILVA disse...
UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ! A LUTA CONTINUA. VAMOS NESSA. O VALE TEM PRESSA.
Por LUZIA DA SILVA em 28/02/2010
A LUTA NÃO PÁRA. O VALE DO PIANCÓ A CADA INSTANTE SE CONSCIENTIZANDO DA NECESSIDADE DE MOBILIZAÇÃO DA SUA GENTE. FOI SUCESSO ABSOLUTO O ACONTECIDO NESSE DIA 26. LAMENTAMOS EXISTIR NO MEIO INTELECTUAL PESSOAS ENRUSTIDAS, CONTRÁRIAS AO PROGRESSO SÓCIO-EDUCACIONAL DO NOSSO VALE DO PIANCÓ E PRINCIPALMENTE DE ITAPORANGA. SÃO VERDADEIROS SANGUE-SUGAS. QUEREM A QUALQUER CUSTO O CONTINUISMO. COITADOS! QUE DECEPÇÃO DESSA FRÁGIL GENTE QUE AINDA PERMANECEM TORCENDO PARA QUANTO PIOR MELHOR PARA O VALE. NÃO FAÇAM ISSO. SE CONTENTEM TAMBÉM.
FALAR DE UNIVERSIDADE DO SERTÃO ISSO É VERGONHOSO NO MOMENTO ATUAL EM QUE TODAS AS VISTAS ESTÃO VOLTADAS PARA A IMPLANTAÇÃO JÁ DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. ESSES QUEREM MANTER E ALIMENTAR UMA FRUSTRADA OPOSIÇÃO. NÃO TEM PROBLEMA VOCES, AINDA BEM, SÃO MINORIAS E QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM O VALE UNIDO CONSEGUIRÁ SIM IMPLANTA~ÇÃO JÁ DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. PROVAVELMENTE DIA 19 A SESSÃO INTINERANTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA A SE REALIZAR EM ITAPORANGA CUJO REQUERIMENTO DO DEPUTADO LINDOLFO PIRES ESTÁ EM APRECIAÇÃO NA CASA LEGISLATIVA.
VAMOS AVANTE! UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ A LUTA CONTINUA COM MAIS ENTUSIASMO TÃO BOA A GRANDE MANIFESTAÇÃO OCORRIDA NESSE DIA 26. CONTINUEMOS. O VALE DO PIANCÓ MERECE. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA É QUE QUEREMOS JÁ.
Luzia
ADILSON SANTOS disse...
E A LUTA CONTINUA: UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ.
Por ADILSON em 28/02/2010
QUE BONITO! QUE FESTA CÍVICA TÃO ADMIRADA! QUANTA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. MAGNÍFICA REITORA DA UEPB, NOSSA CONTERRANEA VALEPIANCOENSE, TÃO BELA E TÃO FORTE FORTALECENDO A LUTA EM FAVOR DA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG EM SUA TERRA NATAL ITAPORANGA ISSO FAZ CRER NA SERIEDADE DA BATALHA. PROFESSOR MARTINHO SALGADO DIRETOR DO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL E MEMBRO DO CONSELHO MAIOR DA UFCG, AFIRMANDO COM TODAS AS LETRAS QUE O CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA DE FATO FORA CRIADO SIM EM 2005, ISSO É O SUFICIENTE PARA QUE NOS EMPENHEMOS MAIS NA LUTA PARA INSTALAÇÃO DO CAMPUS EM ITAPORANGA JÁ.
NÃO ADIANTA, COMO BEM AFIRMA A NOSSA COMPANHEIRA LUZIA DA SILVA, A MINORIA FRUSTRADA, A TORCIDA DESORGANIZADA DE ALGUNS INTELECTUAIS, QUERER CONFUNDIR A OPINIÃO PÚBLICA COM ESSA DE UNIVERSIDADE DO SERTÃO. NÃO! MEU AMIGO O MOMENTO ATUAL É DE ABSOLUTA SERIEDADE. NÃO DAR PARA VOCE VIR COM ESSA FRUSTRADA IDÉIA. DEIXA ISSO DE BAIXO DO TAPETE. AINDA HÁ ESPAÇO PARA VOCE. VENHA. O MOVIMENTO PRÓ UFCG É BEM MAIOR E SEMPRE CABE MAIS UM. UNA-SE A NÓS POR QUE O NOSSO PENSAMENTO ESTÁ NUM SÓ NORTE. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ.
A LUTA CONTINUA MESMO PORQUE A PRIMEIRA ETAPA JÁ OCORREU COM SUCESSO ABSOLUTO. ANALISA O CONTINGENTE DE PESSOAS PRESENTES AO EVENTO COM UM SÓ PROPÓSITO UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ!. VAMOS À LUTA. JÁ VENCEMOS A PRIMEIRA ETAPA. OUTRAS VIRÃO E ASSIM NO FINAL O VALE DO PIANCÓ SERÁ VITORIOSO COM A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA JÁ.
Adilson

IVANILDA MOREIRA disse...
MUITO POSITIVA A FESTA CÍVICA DESSE DIA 26. A SINCRONIA NÃO PODERIA SER DIFERENTE. PROFESSOR JUCIVAN ARAÚJO E RICARDO PEREIRA ORGANIZAÇÃO TOTAL NO CONTROLE DOS ORADORES QUE ESTIVERAM PRESENTES NO PALANQUE. QUANTA AFIRMATIVA LÚCIDA DO PROF. MARTINHO SALGADO QUE NOS DEIXOU CONFORTADOS AO AFIRMAR SIM A CRIAÇÃO DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA DESDE 2005. A SUA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DEPENDEM SIM DA NOSSA MOBILIZAÇÃO. RAZÃO PELA QUAL A NECESSIDADE DE CONTINUARMOS UNIDOS E REUNIDOS PARA CONCRETIZAÇÃO DESSE SONHO QUE É O DO VALE DO PIANCÓ E DE ITAPORANGA EM PARTICULAR.
OS MESQUINHOS INTELECTUAIS, A MINORIA, LÓGICO, AINDA QUERENDO CONFUNDIR A OPINIÃO PÚBLICA COM INSINUAÇÕES OUTROS. AINDA É TEMPO E VENHAM PORQUE NÃO RESSENTIMENTO DA COMISSÃO PRÓ UFCG. AINDA ESTÁ DE PÉ A SÁBIA AFIRMATIVA DO PROFESSOR SILVINO NESSA NENHUM GRADUADO, TODOS SOLDADOS. E TODOS SÃO ADESISTAS DE PRIMEIRA HORA. VAMOS A LUTA UFCG/CAMPUS DE ITAPORANGA SIM. INTELECTUAIS ENTREM NESSA SINTONIA. UFCG/CAMPUS DE ITAPORANGA É PRÁ JÁ.
Nilda

Mensagem de Domingo: pelo profº João P. Filho

A Bíblia diz que quando o homem foi criado, foi-lhe dado um espírito (Jó 32:8) Esse espírito é o órgão com o qual ele se comunica e adora a Deus. A própria constituição da personalidade do homem é também uma evidencia contundente da criação de Deus.
Deus é a fonte do amor, da luz, da Santidade e da justiça. A razão pela qual o homem reflete esse lampejos divinos é que ele foi criado à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27). Em Deus vivemos e nos movemos e existimos. Ninguém pode viver sem Deus. Ele está por trás de tudo o que acontece.
No transcurso da história da humanidade, ainda que as forças malignas prevaleçam por um certo tempo, no final a bondade sempre vence. O curso da história humana é um testemunho claro da existência de Deus. Por meio de Cristo os homens vão a Deus (João 14:9) os milagres que Jesus fez não poderiam ter sido feitos por um simples homem.
Deus teve de fazê-los nele. Ele ordenou e controlou as leis da natureza, pois converteu a água em vinho, acalmou uma tempestade e alimentou 5 mil pessoas, tendo somente cinco pães e dois peixes. Curou enfermos, ressuscitou mortos e expulsou demônios. Falou palavras de sabedoria as quais somente Deus podia proferir (Mateus 13:53-56)
Depois de viver 33 anos e meio na terra, Ele sofreu uma morte sobrenatural. Sua morte cumpriu as profecias do Antigo Testamento. Ele predisse sua morte a seus discípulos antes que ela sucedesse. Enquanto a morte de todos os líderes do mundo marca o final da sua carreira e influencia, a morte de Cristo se tornou o princípio da fé que sacudiria o mundo.
O centurião e os soldados romanos que o vigiavam na cruz confessaram: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus” (Mateus 27:54). A vida e a morte de Jesus Cristo são um testemunho vivo do poder e da obra de Jeová Deus. O Soberano Senhor de Todo o Universo.
Deus quer que todas as pessoas o busque e o conheça. Ele manifestou-se em seu filho o Senhor Jesus Cristo. Deus quer que o homem o conheça, primeiro, como o Criador e, depois, como o Deus e Pai. Deus quer que o homem o adore (João 4:23). Ele busca os verdadeiros adoradores, aqueles que o adoram em espírito e em verdade. Tanto no Antigo testamento como no Novo Testamento, Deus Jeová proibiu toda forma de idolatria (Êxodo 20:4-5. / 1º Coríntios 10:14, 1º Tessalonicenses 1:9).
Ele é o único Deus, portanto, nenhum objeto ou pessoa é digno de adoração. Deus é Espírito, não tem matéria. Essa é a razão pela qual não devemos adorá-lo usando a matéria, devemos adorá-lo usando nosso espírito. A maneira de usarmos nosso espírito é orar invocando o nome do Senhor Jesus (Romanos 10:12-13). Se abrirmos nossa boca e nosso coração e orarmos a Deus, nosso espírito o tocará e Deus será uma realidade para nós.
Se oramos a Deus e o recebemos ele entrará em nós e nos encherá. Já não será um Deus objetivo, externo a nós, antes, será um Deus subjetivo, dentro de nós. Ele nos encherá dele mesmo e mandará todo o nosso viver. Ser cristão não é meramente acertar algum credo ou aprender algumas doutrinas. Ser Cristão é conhecer, adorá-lo, expressá-lo e estar pleno do poder de Deus no seu interior.
Sejam fiéis a Deus.
Professor João Pereira Filho Licenciado em Letras e Pós-Graduado em Novas Tecnologias na Educação

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Comissão Pró UFCG-Itaporanga se reúne, avalia o movimento e planeja passos para próximos dias

Na manhã deste sábado (27) a Comissão Pró UFCG-Itaporanga reuniu-se, na residência do Dr. José Silvino (ex-prefeito de Itaporanga), para fazer uma avaliação da manifestação realizada ontem em prol da instalação do campus da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no Vale do Piancó, mais precisamente na cidade de Itaporanga. Para todos uma manifestação positiva.Na oportunidade cada membro da comissão fez sua avaliação do movimento e, em seguida, propôs seus encaminhamentos, para serem deliberados e aprovados, que nortearão os próximos passos daqui em diante. Um dos pontos principais em debate foi quanto à realização da Sessão Intinerante da Assembléia Legislativa da Paraíba programada para acontecer no dia 19 deste mês de março, na cidade de Itaporanga.
Para tanto a mobolização continua e terá como um dos foco principais a articulação junto aos prefeitos e vereadores, além das associações de classes, de todas as cidades da região. Cada Prefeito e cada Presidente de Câmara será contactado com o objetivo de fazê-los assumir as responsabilidades conjuntas de lutar pelo desenvolvimento regional.
Estiverevam presentes na reunião de hoje: Dr. Silvino (anfitrião), Dr. Titico, professor Jucivan Araújo, professor Dedé Martins, Manoel Osmindo, Cristiano Inácio, Jaildes Felismino, Paulo Mirato e o editor. O vereador Herculano Pereira ligou justificando sua ausência devido trabalhos internos da Câmara. E Vicente Tobias não se fez presente porque já tinha agendado uma viagem à Campina Grande.
Contamos, ainda, com a participação do conterrâneo Zé Mário, vereador na cidade de Cabedelo, filho do maior representante que esta terra já teve: o saudoso deputado Soares Madruga. Zé Mário deu opinião sobre o evento, a luta, o movimento e sugeriu plausíveis articulações para os próximos dias, inclusive, se dispondo a enfrentá-las conosco. Portanto, a luta tem continuidade já a partir desta segunda-feira (01/03) e, agora, é a vez, além das entidades de classes, dos Prefeitos (as) e Vereadores (as) voltarem suas atenções para essa causa que é de todos nós. A participação efetiva de cada um destas senhoras e destes senhores é de fundamental importância para o Vale do Piancó buscar e conseguir realizar este sonho.
Não podemos nos omitirmos neste momento. É hora de termos responsabilidade com os pleitos da nossa sociedade e de mostrarmos compromisso para com os anseios do povo valepiancoense. O povo desta região precisa ter um mínimo de esperança de seus representantes locais façam o dever de casa e brigue, vá à rua e consigua esta grande vitória.
Precisamos continuar chamando toda sociedade a luta que nos uniu, que é a construção desse sonho que tem uma das políticas sociais mais inclusivas do mundo, para que ele possa continuar sua história e não entrar na contramão de tudo o que construímos.
Vamos num só grito: UFCG-Itaporanga Já!

Pádua Leite lança nome à deputado estadual e é o 5º pré-candidato da região na disputa a Assembléia

E quem lançou o nome na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa foi o combativo vereador piancoense Pádua Leite (PT), nas eleições de outubro. Pádua (foto) quer preencher uma lacuna de há mais de vinte anos a cidade de Piancó estar sem representação na Assembléia. Dirigentes partidários petistas como o deputado estadual Rodrigo Soares (atual presidente estadual da legenda), o deputado federal Luiz Couto, Júlio Rafael (Superintendente do Sebrae-PB) e Adalberto Fulgêncio receberam com entusiasmo a pretensão de Pádua Leite que disse postular a vaga devido o surgimento de se resgatar a história de seu município e lutar por melhorias para o seu desenvolvimento.
“Não podemos esquecer que Piancó já teve representante até no Senado Federal (Salviano Leite) e na Câmara Federal (Felizardo Leite, João Leite Ferreira, João Leite de Paula e Francisco de Paula). Na Assembleia Legislativa, Piancó nunca ficou sem representante por mais de 150 anos (1840 a 1992), como Pe. Aristides (3 mandatos), Pe. Manoel Otaviano (1 mandato), Felizardo Leite (3 mandatos), Antônio Montenegro (7 mandatos), Ademar Teotônio (1 mandato e duas suplências), Manoel Ângelo, Ademar de Paula, Francisco de Paula, Rufino Falcão, Firmino Aires, Manoel Ângelo, João Cavalcante, Antônio Quinho, José Vitoriano, e Djalma Leite (1 mandato). Depois de Ademar Teotônio, que não se reelegeu em 1992, Piancó nunca mais conseguir eleger o seu representante. Por isso, ofereço o meu nome para representar a minha terra natal e poder resgatar à sua história de tradição, de luta e de desenvolvimento, corroída pelas péssimas expressões políticas de agora.”, disse o vereador Pádua.
Portanto, como confirmados teremos cinco conterrâneos, representando a região, na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa. São eles: Alexandre Braga (ex-prefeito de Conceição), o Branco Mendes (atual deputado estadual), Nosman Paulo (ex-vice-prefeito de Itaporanga), Expedito Leite (atual superintendente do DNIT-PB) e,agora, Pádua Leite.
Em tempo: o atual deputado federal Wilson Braga (PMDB) apesar de ser grande lideranças em todo o estado tem sua base natural o Vale do Piancó e como ele já disse que iria disputar um mandato de deputado estadual, seria o sexto nome nessa lista.

Marcos Brasilino é o novo presidente da ASTRA 13

Marcos Brasilino, sua genitora Dona Lourdinha e a professora Elicênia...
Foi eleito na última quarta-feira (24) novo presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 13ª Região/PB - ASTRA 13 o piancoense Marcos Fernando Azevedo Brasilino, irmão do ex-vereador Joca Brasilino e tio do atual vereador Waguinho. Marcos foi eleito com uma maioria de 77 votos.
Marcos derrotou o também funcionário do TRT, PLÁCIDO PIRES MONTENEGRO. A eleição foi realizada em todo o Estado da Paraíba, com urnas na sede administrativa do Tribunal Regional do Trabalhoda Paraíba e nas 27 Varas do Trabalho. A apuração ocorreu na sede administrativa da Associação, em João Pessoa.
Brasilino também já exercia o cargo de diretor administrativo do SINDJUF/PB (Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal/PB), tendo sido eleito há pouco mais de quatro meses. Plácido Pires já estava no seu terceiro mandato à frente da ASTRA 13. (com Pádualeite.com)

Coremas: cidade turística sem estrada de acesso

O Município de Coremas é uma Terra abençoada por Deus com suas riquezas incomparáveis. Detentor do terceiro maior Manancial do Nordeste, também oferece aos seus visitantes, a melhor culinária do peixe da região, sem falar do sensacional carnaval molhado do sertão da Paraíba. Mesmo com todo esse potencial turístico, o Município sofre com as vias de acessos. Vindo pela BR 230, passando por São Bentinho, Cajazeirinha, o cidadão não consegue andar com tanto buraco na velha pista da PB, responsabilidade do Governo do Estado, que nunca mais olhou para aquelas bandas.
Vindo pelo acesso da Cidade de Piancó, tem que passar por uma estrada vicinal de péssima qualidade, buraqueira a todo instante. Destrói até carroça de burro. Responsabilidade do governo do Estado. O acesso pela Cidade de São José da Lagoa Tapada, os 18 km até dão para se trafegar, porém quando chega ao Sítio Riacho Seco até a sede do Município, é quase impossível transitar com tanta cratera na estrada totalmente acabada feita no asfalto. O ponto mais gritante é na curva da serra da Mãe D’água, mesmo na Ponte, local da sangria da Barragem, ponto turístico e mais visitado por quem vai até Coremas. O buraco que se formou naquele local, é tão grande que quase cabe um carro dentro. Um absurdo!
Muitas pessoas de várias cidades do Brasil que foram brincar o carnaval em Coremas ficaram revoltadas com o acesso que não prestava para nada. Seus Carros arrastavam por onde passavam, causando constrangimento a quem tinha sempre uma boa imagem e pressão da Cidade das águas.

Fica uma pergunta: Por quer o prefeito, Edilson Pereira não teve ação de fazer, pelo menos um paliativo da estrada da Mãe D’água, colocando piçarra nos buracos para evitar tanto constrangimento aos turistas que foram ali passear e brincar o carnaval? Por quer o prefeito Edilson Pereira não fez apelos aos governantes e representantes do Municipio junto ao Estado da Paraíba para concertar as vias de acesso da Cidade?
Fica mesmo a impressão de uma Cidade má governada por gente que não tem compromisso com o Município. Talvez as pessoas que foram fazer turismo neste período de carnaval, nunca mais voltem, ou só voltem, quando os Governantes tomarem responsabilidade e governarem o Município para o povo e não para si mesmos. Com a palavra, Edilson Pereira, prefeito do Município de Coremas, sertão da Paraíba, terra tão querida por seus filhos. (Folha do Sertão)

Fundação 'Stherlan Stevis' vai garantir a 400 jovens cursos profissionalizantes em Conceição este ano

O Vereador Stherlan Emanuel (PCdoB), da cidade, de Conceição, em contato com o Blog anuncia a criação de uma Fundação sem fins lucrativos que levará o nome do seu irmão Stherlan Stevis, que faleceu quando criança no final da década de 70. Para o vereador (foto) é uma forma de homenageá-lo contribuindo com o que existe de melhor que é promover conhecimento.
De início a referida Fundação começa suas atividades com 18 notebooks (foto) que promoverão a inclusão digital para mas de 400 jovens já neste ano de 2010. Uma meta ousada segundo o próprio Stherlan: “temos que trabalhar com planos e metas, com parcerias com outras ONGs e com o Governo, apesar de ousada vamos fazer o possível para mostrar resultado. Hoje são 18 máquinas que veio até nós por doação de uma pessoa que pediu para se manter no anonimato, em breve aguardaremos a doação de mais 30 maquinas até 2011", comentou.
O vereador Stherlan relata a importância deste projeto da seguinte maneira: “imaginem um jovem que nunca teve acesso a um computador e hoje vai receber o impacto de ter na sua frente um notebook, com um professor capacitado para ministrar cursos que vão gerar um impacto educacional imenso em sua vida. Essa é nossa concepção de transforma o jovem em um cidadão capacitado para o mercado de trabalho, criar um ser social que pode ajudar nossa cidade a se desenvolver”, pontuou.
De acordo, ainda, com Stherlan o projeto será feito desvinculado do compromisso eleitoral, o que é importante, pois, segundo ele, em outras épocas havia pessoas que colocavam cursos em Conceição sendo o jovem submetido a dizer que votava no grupo político do cidadão ou ficaria sem sua vaga no treinamento. "Faremos diferente. Qualquer jovem que queira participar vai ter a sua oportunidade, vamos mostrar que nossa forma de trabalho é comprometida com a população, com nossas promessas de campanha, assim como fizemos acontecer o Cursinho Pré-Vestibular que já aprovou diversos jovens nesses cinco anos. Vamos também promover conhecimento técnico, inclusão digital", disse .
Ao término o vereador lembra que não fará parte da futura diretoria da fundação para que o projeto não ter ligação político partidária. "Não quero misturar as atividades políticas com a da fundação, interferir no trabalho... minha tarefa está cumprida passando esses notebooks a fundação e deixando os dirigentes caminharem com suas próprias pernas. Essa é a grande diferença do nosso mandato, mostramos o resultado na prática, fazemos as coisas acontecerem", concluiu.
Uma ação muito louvável e importante que merece, sem sombras de dúvidas, os aplausos de toda a comunidade.

Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP de hoje

Deputado estadual Romero Rodrigues e Daniel Galdino
Confira a seguir a coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (27) no Jornal da Paraíba, sob comando do amigo Quinca Remígio.
Ônibus Escolar - A secretária de Educação de Piancó, Rita Ferreira Lopes, informou que desde o ano passado a prefeita Flávia Serra Galdino assinou um convênio com o FNDE vislumbrando a aquisição de ônibus escolar para o município. Todo o procedimento legal foi feito entre prefeitura e o órgão. A secretária informou que o transporte deve chegar a qualquer momento.
Santana dos Garrotes - O prefeito José Alencar Lima informou, através de sua assessoria, que as aulas do ano letivo começaram na próxima semana. Segundo informações, a merenda escolar e o transporte escolar deverão continuar. Além disso, as estradas da zona rural deverão ser recuperadas a partir do próximo mês garantindo assim aos estudantes e aos motoristas condições de tráfego.
Visitas - Durante o Carnaval muitos piancoenses aproveitaram para visitar a cidade e brincar na ‘folia de Momo’. Os deputados Wellington Roberto e Romero Rodrigues estiveram na cidade e, na oportunidade, a prefeita Flávia reivindicou mais ações através do parlamentar federal e cobrou o asfaltamento da cidade e a construção das casas populares para este ano.
Universidade - O Vale do Piancó realizou durante todo o dia de ontem, em Itaporanga, uma grande manifestação reivindicando a implantação da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) na região. O evento contou a participação de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, sindicatos, igrejas, clubes de serviços, estudantes, professores e a população regional.
Universidade II - Durante o manifesto, a comissão organizadora pró-Universidade no Vale continuou colhendo assinaturas e contou com o apoio dos políticos que participaram do ato. Eles informaram que vão continuar realizando outras manifestações e aguardam uma solução oficial do Ministério da Educação e do reitor Thompson Mariz em favor do campus universitário na região.
Universidade III - A Amvap (Associação dos Prefeitos do Vale do Piancó), através do seu presidente, prefeito Edvan Félix, de Catingueira, emprestou total apoio em favor da implantação do campus universitário na região. O prefeito informou que a entidade que ele preside já manifestou diversos apelos em Brasília tratando sobre o caso e continua empenhada no objetivo.
Universidade IV - A região é a única na Paraíba que não dispõe de ensino superior público ou privado. A luta pela implantação de um campus universitário se arrasta desde 2002 e vários debates, reuniões e encontros já foram realizados com o próprio reitor Thompson Mariz e políticos, mas até o momento a região ainda aguarda esse sonho, que parece ainda distante de sua realização.
Universidade V - A prefeita Flávia Galdino disse que já tratou do caso em outras oportunidades e lembra que em 2006 Itaporanga cobrou do reitor Thompson Mariz a implantação da universidade na região. Na oportunidade ela se mostrou que Piancó fosse contemplada com a UEPB e Itaporanga com a UFCG. A prefeita afirmou que o Ifet também deve ficar em Piancó.
Piancó - A prefeita Flávia Serra Galdino continua desenvolvendo políticas públicas para a região. Recentemente ela conseguiu a aquisição do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família) para o município de Piancó. E, através de projetos pretende ampliar e estender, a área de atuação do Samu Regional de Piancó até a região de Princesa Isabel.
Piancó II - No final de janeiro membros do Samu participaram de um treinamento sobre a área de cobertura do órgão. A prefeita informou que foi protocolado o pedido de seis motolâncias e mais três ambulâncias que deverão ficar nas cidades estratégicas no Vale do Piancó sob plantão 24 horas prontas para atender a qualquer ocorrência. Disque 192.
Piancó III - O supervisor administrativo do Samu de Piancó, Antônio Lopes Ferreira, e o coordenador médico, Ricardo Vinicius, e coordenadores José Luis e Euda Andrade informaram que a prefeita expôs um projeto para aumentar a área de cobertura do Samu. Eles se mostraram confiantes na expansão e acreditam que em breve a região ganhará mais esse reforço na saúde.
Balanço de Carnaval - O Carnaval de Piancó foi um dos mais movimentados da região e agradou a todos. Apesar da crise que atravessam os municípios, a prefeita conseguiu com recursos próprios não deixar a tradição do Carnaval mais tradicional do Vale. As atrações foram as mais variadas, com banho de bica, desfile de blocos, escolha da rainha e rei momo e muita animação dos foliões.

Manifestação em Itaporanga em prol da UFCG foi o pontapé inicial para continuar a busca desse sonho

Reitor Thompson Mariz (UFCG) falando ao público presente
Ocorreu de maneira positiva a grande manifestação popular em prol da instalação da UFCG em Itaporanga, durante esta sexta-feira (26). Das 9h ao meio-dia foi realizado um ato público na Praça monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho com participação de todas as escolas do municípios e caravanas vindas dos municípios vizinhos.
Em seguida, às 13h foi iniciado um debate acalorado na Câmara Municipal onde a Comissão Pró UFCG-Itaporanga, prefeito, vereadores e lideranças das cidades circunvizinhas puderam indagar o reitor e os deputados, colocando preto no branco tudo que está ocorrendo com relação à esse pleito que é de fundamental importância para o Vale do Piancó.
Em instantes iremos publicar tim por tim sobre o que foi dito pelas autoridades presentes ao ato público, sobre o que ficou acertado ou não com relação ao campus de Itaporanga e os próximos passos a serem dados pela Comissão Pró-UFCG para se chegar ao triunfo final. De uma coisa já podem ter certeza, é preciso mais engajamento de todos os Prefeitos e Presidentes de Câmara de Vereadores, porque é chegada a hora destes entrarem na luta e juntar forças para conquistar e realizar esse sonho. Os prefeitos do Vale do Piancó não podem continuar olhando de longe o futuro dos nossos conterrâneos.
É preciso mais compromisso, mais responsabilidade e mais efetivação em prol dessa causa porque são eles os representantes de cada cidade, de cada povo, e juntos formamos uma grande família: a família do Vale do Piancó. O pontapé foi dado e agora vai ser outra história. Será hora de colocarmos o preto no branco, as cartas na mesa e dizermos ao povo dessa região qual nosso grau de comprometimento para com ela.
A seguir um raio-x das presenças e ausências em Itaporanga para participar desse movimento as seguintes autoridades:
- Presenças
* O reitor Thompson Mariz e Martinho Salgado (UFCG); além da reitora Marlene Alves (UEPB).
* Os deputados federais Rômulo Gouveia, Luiz Couto e Wilson Santiago vieram ao evento; O deputado Wilson Braga me ligou logo cedo justificando sua ausência e pedindo que eu o representasse nesse grande ato lembrando ao público sua incansável luta em favor do Vale do Piancó, que também é sua região.
* Os deputados estaduais Branco Mendes e Antônio Mineral vieram ao evento; A deputada Socorro Marques esteve representada pelo filho Monaci Marques (ex-prefeito de Vista Serrana) e o deputado Dinaldo Wanderley pelo assessor Guarair.
* Os prefeitos presentes foram Djaci Brasileiro (Itaporanga), Hércules Mangueira (Diamante), José Waler (São José de Caiana) e Celino Farias (Igaracy); Anchieta Nóia (Pedra Branca) foi representado pelo vice-prefeio Neto Teotônio e o prefeito Zé Alencar (Santana dos Garrotes) foi representado pelo secretário Lindoberg Costa.
* O prefeito Djaci Brasileiro representou ainda os deputados Linfolfo Pires e Wellignton Roberto justificando suas ausências;
* Outras presenças: ex-deputado Chico Lopes, Expedito Leite (Superintendente do DNIT), vice-prefeito Luiz Paulino (Conceição), Vavá Marques (ex-diretor da Cagepa/Patos), vereador Zé de Bá/Antônio Renê (Boa ventura), vereadores Zé Queiroz/Duvan/Zé Porcino/Zé Valeriano (Itaporanga), vereador Marcos (São José de Caiana), Antônio Batos (ex-prefeito de Pedra Branca), vereadores Sales Lima/Vicente (Conceição), vereadores Antônio Leite/Pádua Leite (Piancó), vereadores Zé Paulo/Ênio (Santana dos Garrotes), vereadores Rivaldo/George/Geralda (Igaracy), entre outros.
* Ausências não justificadas:
- O governador José Maranhão, ex-prefeito Antônio Porcino, senadores Roberto Cavalcanti, Cícero Lucena e Efraim Morais. Além dos demais deputados estaduais e federais votados na região.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Itaporanga e o Vale do Piancó ouviu atentamente o que era dito pela autoridades em prol da causa

Confira, abaixo, alguns dos momentos da manifestação popular realizada em Itaporanga em prol da instalação de um campus da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG na cidade de Itaporanga, ocorrida esta manhã.O Grão Mestre Adjunto da Paraíba, Maçon Rinaldo Camilo, veio à Itaporanga e junto com seus pares hipotecou o apoio da Maçonaria à instalação da UFCG em Itaporanga. Caranavas chegavam à todo instante e se organizavam na Praça Monsenhor José Sinfrônico, palco desse grande evento.Dr. José Silvino falou em nome da Comissão Pró UFCG-Itaporanga agradecendo a presença de todos e enfatizando que este não era um momento de promessas mas sim um momento para que nossas autoridades pudessem dizer ao povo de Itaporanga o que realmente eles podem fazer ainda este ano pela região do Vale do Piancó, com relação a instalação de um campus universitário.O prefeito Djaci Brasileiro garantiu que a Prefeitura de Itaporanga estará à disposição para ceder qualquer um de seus prédios assim que a universidade fincar os pés em Itaporanga. Para tanto, ele levou o magnífico reitor até as instalações da Escola Modelo Municipal e se prontificou em passá-la para a universidade, quando estiver apta a se instalar em Itaporanga. Martinho Salgado ao falar no palanque enfaticou logo o grande trabalho que teve em Itaporanga o monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, grande construtor do município e um dos pioneiros nessa luta.Caravanas de várias cidades estiveram presentes com faixas, cartazes e todo tipo de manifesto para mostrar as autoridades presentes que a região está unida neste pleito e que espera ação efetiva de cada um dos nossos parlamentares. Todas escolas do município de Itaporanga se engajaram na luta. O vereador Zé Mário (Cabedelo), nosso conterrâneo filho do saudoso deputado Soares Madruga, prestou a sua solidariedade e falou em nome do deputado estadual Rodrigo Soares sobre o apoio à causa.Deputado estadual Branco Mendes falou ao público que não iria deixar de lutar pela causa dos seus conterrâneos e entregou na oportunidade, ao Dr. Silvino, cópia de requerimento enviado à Ministra da Casa Civil, presidenciável Dilma Russeff, detalhando a importância desse pleito para a região, que é a única sem ensino superior no estado da Paraíba. Uma das falas mais vibrantes e que empolgou à todos ali presentes foi a do ex-deputado estadual Chico Lopes quando pediu as autoridades mais respeito pelo povo de Itaporanga e do Vale do Piancó. Que parassem de enrolar essa gente, que falasse a verdade nua e crua mesmo que fosse uma verdade que não gradasse, mas que o povo precisava ouvir o que realmente eles têm de efetivo como promisso com essa região. O reitor Thompson Mariz falou bonito mas deixou à todos com uma pulga atrás da orelha ao dizque esse pleito está tendo toda atenção "exigida" pela reitoria e que "até o fim do meu mandato, já que tenho mais três anos, iremos sim instalar o campus de Itaporanga", disse. Nesse momento o público pediu uma ação mais prática do magnifíco reitor, que pode fornecê-la durante debate na Câmara de Vereadores, logo em seguida ao ato.O público estava atento a cada palavra dita pelas autoridades para poder descinir e até decifrar o grau de comprometimento de cada um sobre a instalação desse campusDeputado federal Rônulo Gouveia (PSDB) ao usar da palavraDeputado federal Wilson Santiago (PMDB)Virgulino Leite (presidente municipal do PSB), Alberlandio Leite (presidente da ValeTêxtil), Chico de Agenor (Aguiar), Vereador Herculano Pereira, deputado estadual Branco Mendes, ex-deputado Chico Lopes e o professor Dedé Martins.Deputado estadual Antônio Mineral (DEM) Petronila Neves (diretora do Colégio Diocesano Dom João da Mata), o editor e a reitora Marlene Alves (Universidade Estadual da Paraíba) que nos revelou a implantação do curso de administração para o pólo virtual da UEPB que funciona no Colégio Diocesano.
Prefeito Hércules Mangueira, da cidade de Diamante, e Lindoberg Costa, secretário de Agricultura santanense, representando o prefeito Zé Alencar (Santana dos Garrotes) que enviou justificativa por escrito sobre sua ausênciaAlunos do Colégio Diocensano estiveram presentes engrossando o coro e cerrando fileiras para mostrar as autoridades que a classe estudantil está de olho nelas e não admite mais enganação.

Após ato em praça pública deputados e o reitor são sabatinados sobre o que enperra essa conquista em acalorado debate na Câmara Municipal

Logo após o ato público na Praça Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho foi realizado, já por volta das 13h, um grande debate na Câmara Municipal de vereadores que buscou mecanismos de "amarrar" os pleitos e as respostas para os próximos passos a ser dados pela referida Comissão Pró UFCG em Itaporanga.
A mesa foi formada por: Prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (anfitrião e presidente da presente sessão), reitor Thompson Mariz, Martinho Salgado, reitora Marlene Alves (UEPB)deputados federais Luiz Couto, Rômulo Gouvia e Wilson Santiago, além dos deputados estaduais Branco Mendes, Antônio Mineral e Socorro Marques (representada pelo filho Monaci Marques), Expedito Leite (Superintendente do DNIT-PB), vereador José Queiroz (presidente da Câmara) e vereador Zé Mário (da cidade de Cabedelo) mas com raízes profundas em Itaporanga, já que é filho do saudoso deputado Soares Madruga. O deputado federal Rônulo Gouveia teve que justificar sua repentina ausência, logo ao iniciar a sessão, devido um parente seu ter falecido naquele momento na cidade de Campina Grande. Ao usar da palavra ele se comprometeu em destinar verbas para o campus de Itaporanga. O reitor do campus de Pombal foi o responsável por expor toda a proposta de expansão da UFCG contemplando a cidade de Itaporanga, explicando como seu deu a construção dessa proposta que já está, segundo ele no Ministério da Educação, mas que precisa de emenda individual dos parlamentares para sua instalação.
O deputado federal Wilson Santiago quando falava aos presentes já em tom de despedidas foi convocado para ficar até o fim do dia. Isso porque todo o plenário percebeu que o deputado queria se ausentar do recinto, então, constrangido foi, praticamente, obrigado e se comprometer perante o plenário. Dr. Titico Pedro fez pertinentes indagações ao reitor Thompson, principalmente, quanto às práticas que deveriam ser estabelecidades ali para a realidade desse sonho.
O deputado federal Luiz Couto, quando de sua fala, lembrou toda uma trajetória de luta em prol do ensino superior e disse estar pronto para destinar emenda para o projeto.A magnifíca reitora (itaporanguense) Marlene Alves no uso da palavra disse, diante das queixas de Piancó por ter sido preterida em favor da cidade de Araruna, que apesar de sua autonomia a UEPB é financiado pelo Governo do Estado. Portanto, trata-se tão somente da administração de então querer ou não instalá-la. Marlene até defendeu que o Vale possa ter a UFCG em Itaporanga, a UEPB em Piancó e o IFET em Conceição.De posse da cópia da escritura do terreno doado pelo Governo Cássio à UFCG para construção do campus em Itaporanga, porém, já com prazo de validade estirpado, o deputado Branco Mendes assegurou que segunda-feira apresentará requerimento na Assembléia pedindo renovação do prazo ao atual governo. O vereador Pádua Leite puxou um bom debate quando ao reafirmar o compromisso de lutar pela UFCG em Itaporanga também pediu que a UEPB fosse anunciada no curto prazo em Piancó.
O ex-deputado estadual (itaporanguense) Chico Lopes teve uma das participações mais marcantes ao questionar do reitor se a criação da Universidade do Sertão não iria atrapalhar o projeto de Itaporanga. Bastante aplaudido, Chico Lopes mostrou documentação embazando sua fala e disse que esse momento não era mais para enrolação, que o reitor falasse de uma vez por todas a verdade para os itaporanguenses e valepiancoenses com relação à esse pleito. "Itaporanga não aguenta mais ser enrolada, sr. reitor, precisamos sair daqui com alguma coisa de concreto ainda para este ano caso contrário do próximo ano em diante nada sai", disparou o ex-deputado estadual.
Vereador Antônio Leite, presidente da Câmara de Piancó, quando do uso da palavra solicitou da reitora Marlene Alves a instalação do campus da UEPB naquele município.
Dr. Silvino, muito saudado pelos presentes, falou sobre o processo de conquista do terreno que foi doado pelo Governo Cássio para a construção do campus. No entanto, este terreno tinha para tanto que já acabou necessitando que o atual governo renove sua vigência...
Professor Jucivan foi direto ao ponto em suas indagações pela explicação sobre o que ou quem trava a viabiliadade do projeto e como efetivá-lo à curto prazo.
O reitor Thompson Mariz respondendo às indagações da comissão e dos políticos presentes pôde esclarecer muitas dúvidas com relação ao tema, que publicaremos em instantes...
Vereador Herculano reforçando e indagando o reitor sobre o próximo passo da camissão junto à reitoria da UFCG na busca por recursos humanos para viabilizar a instalação do campus.
Ao final do debate todos nos irmanamos para festejar esse grande esforço que foi a realização dessa mobilização. E a coisa não para por aqui, não. Neste sábado (27) às 9h já estaremos nos reunindo novamente já para deliberarmos os próximos passos que serão dados a partir da próxima segunda-feira.