Dentre os 17 prefeitos paraibanos eleitos em 2008 que respondem processos criminais no Tribunal de Justiça está o da cidade de Boa Ventura, José Pinto Neto (PSDB). Dudu Pinto, como é mais conhecido, enfrenta uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público. O julgamento desta ação estava marcado para a última quarta-feira, porém, foi adiado e o pleno deve enfretá-lo ainda esta semana.
O procurador-geral do Ministério Público do Estado (MPE), Oswaldo Trigueiro, lembrou que há processos criminais contra prefeitos que esperam mais de 10 anos para entrarem em apreciação no Pleno da Justiça. Ele afirmou que ainda existem os casos em que gestores respondem no foro privilegiado da Justiça e depois a ação é remetida para a comarca do município onde o processo se originou.
Esta situação só ocorre quando os prefeitos deixam a prefeitura, ao fim do mandato, e perdem o direito de serem julgados pelos desembargadores do TJ. De acordo com Oswaldo Trigueiro, os prefeitos usam de todas as ferramentas para retardarem o andamento do processo no Tribunal de Justiça e escaparem das sentenças dos juízes. (com JP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário