Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sinal de alerta: Ministro admitiu incluir Itaporanga no plano de expansão da UFCG ainda este ano???

Um sinal de alerta: pelo que sabia o Campus da UFCG em Itaporanga já está no Plano de Expensão da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Ou não? Alguém estava mentindo? Com a palavra o magnifíco reitor Thompson Mariz...
Pois, no dia 23 de setembro de 2007 o próprio ministro Fernando Haddad confirmava a criação dos campi de Cuité, Pombal, Sumé e Itaporanga, dentro do Plano de Expansão da UFCG. O reitor Thompson, ali, começaria, então, a elaboração dos Planos Acadêmicos e de Trabalho.
Já em 16 de fevereiro de 2009 (há pouco mais de um ano) durante sua posse no MEC, o reitor Thompson expunha novamente o Plano de Expansão ao ministro Fernando Haddad, este se dirigiu ao deputado federal Wilson Braga, presente a solenidade, e garantiu a implantação do campi de Itaporanga.
Ou seja, Itaporanga já estaria presente no Plano de expansão da UFCG. Certo? Não! Porque na audiência de ontem, com a presença do governador e da bancada federal paraibana, o ministro admitiu incluiu o pleito de Itaporanga na expansão da UFCG.
O ministro Haddad lembrou após a audiência que se trata de uma reivindicação com forte chance da matéria ser apreciada ainda este ano pelo Ministério para inclusão no Plano Nacional de Educação, que será construído durante a Conferência Nacional de Educação, prevista para acontecer no período entre 28 de março e 1 de abril próximo.
Como é??? Forte chance da matéria ser apreciada ainda este ano... Será que o ministro e o reitor estão querendo continuar enrolando o povo do Vale do Piancó. Thompson Mariz precisa se explicar amanhã durante a manifestação popular em Itaporanga.
Em tempo: resaltemos a grande ação do governador e da bancada federal no dia de ontem. Abaixo, um trecho do Plano de Expansão da UFCG em que beneficia o Vale do Piancó. Confira:

Planex: A Diagonal Sertaneja e o Triângulo do Desenvolvimento Agrário (imagem acima). Com o diagnóstico sobre o acesso à educação superior na Paraíba já finalizado, a Secretaria de Projetos Estratégicos da Reitoria passou a elaborar as diretrizes do plano de expansão, considerando, além dos campi anteriormente previstos Sumé, Cuité e Itaporanga...
A idéia, no caso da "diagonal sertaneja", é formar o Triângulo do Desenvolvimento Agrário , tendo como pólo o campus de Patos, onde já são oferecidos os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, os Mestrados em Medicina Veterinária de Pequenos Ruminantes e em Sistemas Agrosilvopastoris, estando prevista a criação dos cursos de Ciências Biológicas e Zootecnia. O campus de Pombal seria composto pelo curso de Agronomia e por cursos de Ciências Sociais Aplicadas ao Desenvolvimento Rural, a saber, Economia Rural, Administração Agrária e Contabilidade.

Considerando o potencial hídrico do vale do Piancó, onde está localizado o açude Coremas-Mãe D'Água, o maior do estado da Paraíba com uma capacidade de mais de 1 bilhão de metros cúbicos de água, prevê-se a criação de quatro cursos no campus de Itaporanga: Engenharia Ambiental, Engenharia Hídrica, Engenharia de Aqüicultura e Engenharia de Produção Agroindustrial.
A previsão é que nos cursos de Ciências Sociais Aplicadas sejam oferecidas 120 vagas por curso por ano (80 nos turnos diurnos e 40 no turno noturno) e nas Engenharias e Agronomia 80 vagas por curso por ano (nos turnos diurnos). Assim, ao final de quatro anos, teríamos um total de 1.760 vagas no campus de Pombal e 1.280 no campus de Itaporanga.
Para viabilizar esta oferta deverão ser contratados, em quatro anos, um total de 80 professores para o campus de Pombal e 120 professores para o campus de Itaporanga.

Um comentário:

LUZIA DA SILVA disse...

CONTAGEM REGRESSIVA: APENAS 01 DIA, OU SEJA, 24 HORAS, PARA O GRANDE ENCONTRO DO VALE DO PIANCÓ NA PRAÇA MONSENHOR SINFRONIO, EM FRENTE A IGREJA MATRIZ EM ITAPORANGA.
NÃO! NÃO ME VENHAM COM ESSA. É TANTA ENROLAÇÃO QUE NÃO DAR PARA AGUENTAR CALADO. NÃO! NÃO ACEITAMOS ESSA DO MINISTRO. ISSO TUDO É UMA GRANDE ARMAÇÃO.
AMANHÃ QUEREMOS CONTAR COM OS NOSSOS SENADORES, DEPUTADOS FEDEWRAIS VOTADOS NO VALE, DEPUTADOS ESTADUAIS, PREFEITOS E VEREADORES. VAMOS DESMASCARAR ESSA TURMA QUE VIVE A ENROLAR O VALE DO PIANCÓ. A UFCG NAS PALAVRAS DE TOMPSON MARIZ CRIOU DESDE 2005 NO SEU PLANO DE EXPANSÃO OS CAMPI DE POMBAL, SUMÉ E CUITÉ ESTES JÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO E IGUALMENTE O DE ITAPORANGA. SÓ QUE O DAQUI POR FRACASSO DOS NOSSOS REPRESENTANTES ESTÁ AÍ NESSA CONVERSA MOLE. ISSO É COISA QUE SE FAÇA COM UMA REGIÃO TÃO VASTA COMO É O VALE DO PIANCÓ? NÃO! NÃO ADMITIMOS ISSO NÃO. VAMOS A PRAÇA PÚBLICA DIZER AO MINISTRO FERNANDO HADD QUE NÓS QUEREMOS FIRMEZA EM SUAS DECISÕES. A UFCG CRIOU O CAMPUS DE ITAPORANGA SIM. BASTA REVER AS NOTÍCIAS INSERIDAS NO GOOGLE. NÃO ME VENHAM COM ESSA. É BALELA. É COISA DE CRIANÇA. INVENTAR ISSO PODE ENGANAR A OUTROS A MIM NÃO. QUEREMOS EMPOLGAÇÃO DO POVO. QUEREMOS SIM UFCG NO VALE DO PIANCÓ. QUEREMOS A IMPLANTAÇÃO JÁ DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. ISSO É O MÍNIMO QUE SE PODE FAZER PELO VALE DO PIANCÓ POIS SÃO MAIS DE 100 MIL ELEITORES QUE FAZEM A DIFERENÇA DE QUALQUER ELEIÇÃO. É PRECISO QUE NOS CONSCIENTIZEMOS E USEMOS DO NOSSO DIREITO. VAMOS |À PRAÇA MONSENHOR SINFRONIO AMANHA EM FRENTE A IGREJA MATRIZ DE ITAPORANGA. UFCG-CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ. Luzia