Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Após ato em praça pública deputados e o reitor são sabatinados sobre o que enperra essa conquista em acalorado debate na Câmara Municipal

Logo após o ato público na Praça Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho foi realizado, já por volta das 13h, um grande debate na Câmara Municipal de vereadores que buscou mecanismos de "amarrar" os pleitos e as respostas para os próximos passos a ser dados pela referida Comissão Pró UFCG em Itaporanga.
A mesa foi formada por: Prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (anfitrião e presidente da presente sessão), reitor Thompson Mariz, Martinho Salgado, reitora Marlene Alves (UEPB)deputados federais Luiz Couto, Rômulo Gouvia e Wilson Santiago, além dos deputados estaduais Branco Mendes, Antônio Mineral e Socorro Marques (representada pelo filho Monaci Marques), Expedito Leite (Superintendente do DNIT-PB), vereador José Queiroz (presidente da Câmara) e vereador Zé Mário (da cidade de Cabedelo) mas com raízes profundas em Itaporanga, já que é filho do saudoso deputado Soares Madruga. O deputado federal Rônulo Gouveia teve que justificar sua repentina ausência, logo ao iniciar a sessão, devido um parente seu ter falecido naquele momento na cidade de Campina Grande. Ao usar da palavra ele se comprometeu em destinar verbas para o campus de Itaporanga. O reitor do campus de Pombal foi o responsável por expor toda a proposta de expansão da UFCG contemplando a cidade de Itaporanga, explicando como seu deu a construção dessa proposta que já está, segundo ele no Ministério da Educação, mas que precisa de emenda individual dos parlamentares para sua instalação.
O deputado federal Wilson Santiago quando falava aos presentes já em tom de despedidas foi convocado para ficar até o fim do dia. Isso porque todo o plenário percebeu que o deputado queria se ausentar do recinto, então, constrangido foi, praticamente, obrigado e se comprometer perante o plenário. Dr. Titico Pedro fez pertinentes indagações ao reitor Thompson, principalmente, quanto às práticas que deveriam ser estabelecidades ali para a realidade desse sonho.
O deputado federal Luiz Couto, quando de sua fala, lembrou toda uma trajetória de luta em prol do ensino superior e disse estar pronto para destinar emenda para o projeto.A magnifíca reitora (itaporanguense) Marlene Alves no uso da palavra disse, diante das queixas de Piancó por ter sido preterida em favor da cidade de Araruna, que apesar de sua autonomia a UEPB é financiado pelo Governo do Estado. Portanto, trata-se tão somente da administração de então querer ou não instalá-la. Marlene até defendeu que o Vale possa ter a UFCG em Itaporanga, a UEPB em Piancó e o IFET em Conceição.De posse da cópia da escritura do terreno doado pelo Governo Cássio à UFCG para construção do campus em Itaporanga, porém, já com prazo de validade estirpado, o deputado Branco Mendes assegurou que segunda-feira apresentará requerimento na Assembléia pedindo renovação do prazo ao atual governo. O vereador Pádua Leite puxou um bom debate quando ao reafirmar o compromisso de lutar pela UFCG em Itaporanga também pediu que a UEPB fosse anunciada no curto prazo em Piancó.
O ex-deputado estadual (itaporanguense) Chico Lopes teve uma das participações mais marcantes ao questionar do reitor se a criação da Universidade do Sertão não iria atrapalhar o projeto de Itaporanga. Bastante aplaudido, Chico Lopes mostrou documentação embazando sua fala e disse que esse momento não era mais para enrolação, que o reitor falasse de uma vez por todas a verdade para os itaporanguenses e valepiancoenses com relação à esse pleito. "Itaporanga não aguenta mais ser enrolada, sr. reitor, precisamos sair daqui com alguma coisa de concreto ainda para este ano caso contrário do próximo ano em diante nada sai", disparou o ex-deputado estadual.
Vereador Antônio Leite, presidente da Câmara de Piancó, quando do uso da palavra solicitou da reitora Marlene Alves a instalação do campus da UEPB naquele município.
Dr. Silvino, muito saudado pelos presentes, falou sobre o processo de conquista do terreno que foi doado pelo Governo Cássio para a construção do campus. No entanto, este terreno tinha para tanto que já acabou necessitando que o atual governo renove sua vigência...
Professor Jucivan foi direto ao ponto em suas indagações pela explicação sobre o que ou quem trava a viabiliadade do projeto e como efetivá-lo à curto prazo.
O reitor Thompson Mariz respondendo às indagações da comissão e dos políticos presentes pôde esclarecer muitas dúvidas com relação ao tema, que publicaremos em instantes...
Vereador Herculano reforçando e indagando o reitor sobre o próximo passo da camissão junto à reitoria da UFCG na busca por recursos humanos para viabilizar a instalação do campus.
Ao final do debate todos nos irmanamos para festejar esse grande esforço que foi a realização dessa mobilização. E a coisa não para por aqui, não. Neste sábado (27) às 9h já estaremos nos reunindo novamente já para deliberarmos os próximos passos que serão dados a partir da próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: