Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Realizada em Itaporanga a 1ª Conferência Regional e Municipal de Defesa Civil

Foi realizada nesta terça-feira (23), em Itaporanga, a 1ª Conferência Regional (e Municipal) de Defesa Civil sob a Coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Itaporanga, que tem à frente o secretário Sebastião Rodrigues Lemos, nas dependências do Centro Pastoral.Tendo como tema central a "Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a Organização da Defesa Civil Brasileira" o evento tive como objetivos: Avaliar a situação da Defesa Civil, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Nacional de Defesa Civil, previstos no Decreto 5370 de 2005; Definir diretrizes para reorganização do SINDEC e das ações de Defesa Civil com ênfase nos princípios da Prevenção e da Assistência Humanitária como política de Estado, como condição para o desenvolvimento social; e Definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operação do SINDEC.
A 1ª Conferência Municipal é a primeira etapa de um evento nacional, que prevê encontros locais e estaduais para prepará-la. Na ocasião foram abordados eixos temáticos como os desafios para a efetivação da defesa civil, políticas públicas de atenção integral ao cidadão, mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de defesa civil.
A mesa dos trabalhos foi formada pelo prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga), Ildefonso Ferreira (representando o secretário estadual de Infra-Estrutura Leonardo Gadelha e o secretário executivo da pasta Francisco Carlos Firmino), Tenente Isaías Guedes - palestrante (do Corpo de Bombeiros), George Saboya (Representante da Defesa Civil Estadual), secretário Sebastião Rodrigues Lemos (Foto-Coordenador da Conferência), Sargento-PM Francisco Diassis (Representando o Comando da 5ª Cia de Itaporanga), Elton José Cunha (Assessor Regional da Emater), secretária Geralda Figueiredo (Representando os demais secretários municipais) e Roberta Pereira Caiana (Presidente da Conselho Tutelar e Delegada Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente).
De acordo com George Saboya, Coordenador da Defesa Civil Estadual, o objetivo do evento é a construção e o fortalecimento de uma política pública de Defesa Civil. "A convocação para essas conferências podem vir de qualquer setor da sociedade, mas é fundamental que o prefeito esteja sensibilizado sobre a importância do evento e que a convocação oficial seja dele”, afirmou.
Para o prefeito, Dr. Djaci Brasileiro (foto abaixo), a referida Conferência possibilitou não somente a criação de políticas de defesa civil em âmbito municipal, mas também acabou fortalecendo os laços entre poder público e sociedade em busca de um bem comum. "A Conferência é importante porque os participantes irão disseminar as questões discutidas no evento, como forma de conscientização e prevenção para o alcance de propostas importantes nas políticas públicas a serem implantadas", ressaltou.
Os municípios tiveram direito a seguinte composição de seus respectivos Delegados:
Três (03) Delegados cada: Aguiar, Catingueira, Emas, Igaracy, Nova Olinda, Olho D'Água, Santana dos Garrotes, Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Pedra Branca, Santa Inês, Santana de Mangueira, São José de Caiana e Serra Grande; Com quatro (04) Delegados cada: Conceição, Coremas, Itaporanga e Piancó
Marcaram presença, ainda, ao evento: José Geraldo Mororó (Sec. Agricultura de Piancó), Nery Lira (Sec. Agricultura de Conceição), José Walter (Sec. Agricultura de Ibiara), Francisco Adonias Tavares (Sec. Chefe de Gabinete - Conceição), Josias Tolentino (Sec. Educação da Itaporanga), Domingos Marques (Sec. Infra-Estrutura de Itaporanga), Wermacio Pereira (Sec. Infra-Estrutura de Piancó), Antônio Soares (Diretor da Fazenda Veludo), dentre outros.

Nenhum comentário: