Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

“Babel” do Governo faz ‘A União’ dar barrigada

Lamentável desencontro de informações, fielmente retratando o atual quadro de desentrosamento administrativo no Maranhão III, provocou hoje (05) uma revolução às avessas no Estado, resultando em prejuízo especialmente junto à população de Campina Grande, que até às 11:30 horas desta manhã se mantinha em dúvidas quanto ao funcionamento ou não das repartições públicas no Município. A espécie de "Torre de Babel" governamental levou inclusive o centenário jornal oficial do Estado, a União, a involuntariamente cometer infeliz barrigada divulgando fechamento de repartições apenas na Capital; e a levar o secretário da Interiorização, Assis Costa, e toda a sua equipe, a manter a agenda de compromissos inalterada.
Hoje, cinco de agosto, é aniversário de emancipação política de João Pessoa. Por isso, a data é feriado municipal. Mas é também dia da fundação do Estado da Paraíba, o que motivou ao secretário da Administração decretar corretamente em uma só portaria (nº 283/SEAD – DOE de 04.08.09) ponto facultativo nas repartições públicas de todo o Estado, e não apenas nas que funcionem na Capital como assim entendeu A União e o secretário Assis Costa, em Campina Grande. A barrigada de A União está escrita por Cleane Costa, mas não se credite a ela a culpa total do fato. Ela foi induzida ao erro pela própria Secretaria de Comunicação do Estado, a SECOM, em texto postado no portal oficial desde ontem, assinado por Adriana Rodrigues.
Na verdade, ambas as profissionais cometeram um descuido imperdoável simplesmente porque não folhearam a fonte principal da notícia - o Diário Oficial, onde encontra-se a portaria de quem de direito no caso, o secretário da Administração Antonio Fernandes. E por não falarem a mesma língua de Fernandes, SECOM e A União levaram Assis Costa, o titular da Pasta da Interiorização, a pagar o mico acordando cedo para ainda mais confundir a cidade pelas emissoras de rádio também confusas, e ainda por cima dar expediente normal.
"Não sou de andar me desmentindo", explicou-se Assis Costa quando procurado por A PALAVRA, gentilmente pedindo desculpas ao jornal. Disse que havia conversado por telefone com Fernandes e este lhe prometeu que retornaria para dizer sobre a questão do feriado no interior, o que acabou não acontecendo. "Depois eu mesmo lí no portal oficial o texto de Adriana e não tive mais dúvidas: o feriado é só em João Pessoa", contou.
Assis Costa logo cedo foi acionado por radialistas de programas matinais e a todos explicou didaticamente que o feriado era em João Pessoa e não em Campina Grande, portanto aqui o expediente seria normal apesar da confusão que se estabelecera com a diretora da 3ª Região de Ensino, Socorro Ramalho, avisando que as escolas estaduais estavam fechadas. "É a mesma coisa que acontece com Campina no 11 de outubro (aniversário da cidade), quando a gente vai para a praia tomar banho e o pessoense fica lá trabalhando", ensinava Assis Costa pelos microfones cedinho da manhã para desfazer as dúvidas.
Avisado por A PALAVRA sobre o inteiro teor da portaria de Fernandes, que decretou ponto facultativo geral por conta da fundação da Paraíba, Assis encarregou o assessor de imprensa da Pasta, João Pinto, a se inteirar de tudo. Pinto acionou Lenilson Guedes e este confirmando a barrigada da própria SECOM, mandou atualizar o portal oficial refazendo assim o texto de Adriana Fernandes. Pinto também falou com a secretária Lena Guimarães, que teria feito pouco caso do episódio ao avisar que não precisava corrigir nada não. "Isso se dilui durante o resto do dia", minimizou. Apenas o portal da Secretaria da Administração veiculou a notícia exata, que é a que segue abaixo reproduzida:
- Nesta quarta-feira não haverá expediente nas repartições públicas estaduais, em virtude do feriado estadual de 5 de agosto, alusivo a Fundação do Estado da Paraíba e do aniversário de 424 anos de emancipação política de João Pessoa. Com base na Lei Estadual nº. 3.489 de 30 de agosto de 1967, combinada com a Lei Federal nº. 9.093 de 12 de setembro de 1995, que disciplina a decretação de feriados civis e religiosos para todo o País, o secretário da Administração do Estado, Antonio Fernandes Neto, baixou portaria nº. 282, publicada no Diário Oficial desta terça-feira, disciplinando o feriado, no qual serão mantidos o funcionamento dos serviços essenciais.
Na portaria, o secretário determina o recolhimento dos veículos oficiais, inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo estadual, sejam recolhidos às repartições de origem ou ao Centro Administrativo após o término do expediente do dia 4, e sejam liberados uma hora antes do início do expediente do dia 6 de agosto. Informando, também, que qualquer liberação excepcional seja precedida de autorização do Gabinete Militar do Governador.
As exceções são para ambulâncias, veículos de fiscalização das Secretarias da Receita, da Administração Penitenciária, da Segurança e Defesa Social, das Policias Civil e Militar e do Gabinete Militar, que poderão transitar normalmente no período, para execução das atividades essenciais. A portaria estabelece, ainda, que será de competência da Polícia Militar a apreensão e o recolhimento os veículos encontrados transitando no período que não haverá expediente sem a devida autorização.
E a barrigada de "A União" foi cruel, conforme o leitor poderá avaliar a seguir: - As repartições públicas estaduais e municipais, os bancos e o comércio de João Pessoa fecharão suas portas neste dia 5 de agosto, data em que a Capital comemora 424 anos de fundação e se homenageia a sua padroeira Nossa Senhora das Neves. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial de ontem e assinada pelo secretário da Administração, Antônio Fernandes Neto, as repartições públicas estaduais não funcionarão hoje apenas na Capital, onde somente os serviços considerados essenciais à população abrirão as portas.
Apalavraonline

Nenhum comentário: