Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Maj. Fábio condecorado no Bicentenário da PM-DF‏

Governador José Roberto Arruda (DF) condecora o deputado Major Fábio
Nesta quarta-feira (13), pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar e por sua atuação como parlamentar em defesa da segurança pública no Congresso Nacional, o deputado federal, Major Fábio (DEM-PB) foi condecorado com a medalha do Bicentenário da Policia Militar do Distrito Federal.
A condecoração faz parte da programação de aniversário dos 200 anos da Polícia Militar do DF, foram homenageadas 600 personalidades de todo território nacional que prestaram serviços à corporação nos últimos anos. A solenidade que marcou o aniversário da instituição, realizada na Academia de Polícia, reuniu centenas de policiais da ativa e da reserva, além do governador José Roberto Arruda (DEM) e diversas autoridades. O secretário executivo de segurança da Paraíba, Coronel Cordeiro e o médico da Polícia Militar, Coronel Fábio também receberam a homenagem.
O deputado Major Fábio comentou a importância da homenagem e o reconhecimento em sua carreira como agente de segurança e representante da polícia e do povo paraibano na Câmara Federal. “Como parlamentar prossigo em defesa da Polícia Militar e das instituições de segurança pública do Brasil, recebo a homenagem reafirmando meu compromisso com essa corporação que presta ao longo de sua história serviços fundamentais a população”, destacou o Major Fábio.
História
Hoje, a PMDF conta com um efetivo de 14.780 policiais. Sua história, no entanto, teve início em 1809, com a vinda da Família Real para o Brasil. Aos moldes da já existente Guarda Real de Polícia, uma instituição militar, D. João VI determinou, no dia 13 de maio, a criação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. A missão da nova entidade, também denominada Corpo de Quadrilheiros, era guardar e vigiar a cidade do Rio de Janeiro.
A transferência da capital da República para o Planalto Central, em 1960, no entanto, não determinou a imediata instalação da PMDF na cidade. Foi somente em 1965 que o Diretor do então Departamento Federal de Segurança Pública editou normas determinando ao comandante-geral da Corporação, naquela época ainda sediada no Estado da Guanabara, que instalasse na Nova Capital uma unidade administrativa com efetivo orgânico de uma Companhia de Polícia Militar.
A efetiva instalação da Polícia Militar do Distrito Federal em Brasília, por fim, somente aconteceu no ano seguinte, em 1966, quando policiais militares, juntamente com oficiais do Exército Brasileiro e mais alguns homens remanejados de outras instituições de segurança pública, foram transferidos para o Planalto Central.
Ascom

Nenhum comentário: