Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santo André
Em pouco mais de 100 dias de nova gestão na Câmara Municipal de Santo André – PB , é notório o esforço da mesa diretora em oferecer novos recursos aos vereadores deste parlamento. O atual Presidente o Vereador Edgley Fidelis em conjunto com o 1º Secretario o Vereador Samuel Marinho vem tornando real anseios antigos dos parlamentares. Com uma administração competente e voltada para o futuro o Presidente até o presente momento modernizou a Câmara Municipal com ações ais quais destacamos:
- Sessão transmitida ao vivo pela Radio Comunitária do Município- Gravação em áudio de toda a sessão , objetivando assim que cada parlamentar adquira seu cd com a copia na integra de tudo o que se passou na referida sessão.
- Sessão transmitida ao vivo pela Radio Comunitária do Município- Gravação em áudio de toda a sessão , objetivando assim que cada parlamentar adquira seu cd com a copia na integra de tudo o que se passou na referida sessão.
- Criação de Banco de Dados com a Digitalização de todas as Leis Municipais para uma melhor forma de consulta as referidas matérias já existentes.
- Criação do web site da Câmara Municipal de Santo André – pb ... entre outros
No campo administrativo:
– político a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, projeto de resolução proposto pela Mesa Diretora, que constitui a Comissão de Estudos para Revisão da Lei Orgânica do Município (LOM). A Comissão será constituída de três vereadores indicados pelas lideranças de bancadas, que terão prazo de 90 para conclusão dos trabalhos, a partir da publicação de Portaria com a designação de seus membros.
Segundo o Presidente Edgley Fidelis, a premissa da atual Mesa Diretora, ao propor a revisão do texto da LOM é democratizar a elaboração desse trabalho, tanto do ponto de vista da constituição suprapartidária da Comissão de Estudos, quanto do envolvimento da sociedade na formulação das propostas a serem apresentadas. “A participação da comunidade é fundamental para que esta Câmara de fato exerça o papel que compete ao Poder Legislativo de atuar em sintonia com os anseios da população, legitimando-se como espaço e instrumento eficaz para a defesa da cidadania”, afirmou o Vereador Presidente Edgley Fidelis.
De acordo com o 1º Secretario Samuel Marinho, a Lei Orgânica do Município de data de 1990 e desde então não sofreu alterações intensas em seu texto, sendo somente emendada a cada legislatura. “Frente à globalização, ao dinamismo e ao progresso dos últimos anos, a nossa lei Orgânica apresenta uma defasagem e é de fundamental importância promover esta adequação, para que sejam afastados os dispositivos que possam estar emperrando e atrapalhando o progresso de nossa sociedade, sem se tornar um entrave aos interesses da população”.
O vereador Samuel Marinho ainda destacou a importância deste ato que já está sendo conhecido como uma Constituinte Municipal. “Nosso objetivo é adequar a nossa Lei Orgânica e o nosso Regimento Interno, conforme os dispositivos do Senado, da Câmara Federal e da Assembléia Legislativa da Paraíba ,para que não fiquemos atrasados em relação aos outros poderes, a fim de atingirmos uma harmonia e uma sincronia dos poderes e sairmos na vanguarda.
Para o vereador João Batista pertencente também a esta comissão, ele relata que a atual Lei Orgânica “possui várias emendas apresentadas e acaba virando uma colcha de retalhos. É hora de adequar e rever isso. E conclui :. “Faremos um trabalho dignificado e assim poderemos buscar a modernidade, respeitando as peculiaridades da nossa cidade, de forma consolidar a Regimento Interno e implementar uma Lei Orgânica mais completa, além de dar uma contribuição muito grande para Santo André. Tenho a certeza que esse trabalho vai dignificar essa Casa”, revelou o vereador João Batista.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário