Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 30 de maio de 2009

Piscicultura de Itaporanga receberá investimentos

A Empasa pretende dobrar a capacidade produtiva de alevinos, que é de 5 milhões de alevinos/ano, e passará para 10 milhões/ano, graças a um convênio de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnoc’s) que está sendo objeto de análise pelo governador José Maranhão.
Conforme o presidente da estatal, Neto Franca, no convênio, o Dnoc’s vai ceder a Estação de Piscicultura do Perímetro Irrigado de São Gonçalo em Marizópolis à Empasa, a fim de gerenciar e operacionalizar o equipamento que será responsável pela produção de alevinos de tilápia tailandesa revertida para atender os projetos privados de tanques-rede na Paraíba.
Com o ganho na infra-estrutura, 50% da produção de alevinos do Programa Estadual de Peixamento da estatal será ofertado aos pequenos piscicultores de associações comunitárias, e 50% será destinada a venda. Com a receita, a Empasa fará investimentos na Estação de Piscicultura em Itaporanga e berçários de alevinos em Patos, Sousa e Riachão.
De acordo com o engenheiro de pesca da Empasa, o itaporanguense Celso Carlos Duarte, a reversão sexuada da tilápia é um processo de melhoramento genético adotado pelas estações de piscicultura de todo o País. A vantagem da técnica é que são produzidos alevinos 100% machos com maior ganho de peso em tempo recorde, num período de 180 dias, onde cada alevino chega a atingir 500 gramas.
“No processo normal de reprodução onde não há a reversão, os reprodutores e matrizes se reproduzem precocemente, retardando o ganho de peso ideal que é de 500 gramas em 180 dias, e daí alcança apenas 200 gramas num mesmo período de tempo”, lembrou Celso Duarte.
Secom-PB

Nenhum comentário: