Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Secretaria da Educação inicia testes de acuidade visual em crianças da rede de ensino/Itaporanga

Lançado semana passada em Itaporanga, o Projeto “Olhar Brasil”, idealizado pelo Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação e Secretaria Municipal da Educação, já atendeu dezenas de crianças em escolas da Rede Pública Municipal, diagnosticando e tratando àquelas que apresetarem problemas visuais. De acordo com o secretário municipal da Educação, Josias Tolentino, os problemas na visão são considerados um dos responsáveis pelo amplo número de repetência escolar e limitações cotidianas, podendo interferir na inserção social de muitas pessoas.
Os exames no município foram realizados por coordenadores devidamente treinados. Após a avaliação, os alunos receberam assistência oftalmológica. Os testes de acuidade visual foram iniciados esta manhã dentro do tema: “Saúde também se aprende na escola”. "É importante saber se a criança está com a visão em perfeitas condições. Um aluno que não enxergue corretamente de longe, por exemplo, pode ter dificuldades em aprender”, explica a coordenadora pedagógica, Verônica Araújo.
As crianças em que forem detectados problemas visuais serão encaminhadas à Secretaria, para serem atendidas. é a “única medida capaz de gerar efeitos rápidos no desempenho dos alunos”, dentro do plano nacional de educação. O secretário vem recebendo muitos elogios pela implantação do programa e pela atenção especial que está destinando ao cuidado com a saúde dos alunos da rede municipal. Essa mesma atenção também pode ser conferida em relação a formação dos professores, constantemente incentivados pela Secretaria.
O programa de prevenção e controle dos desvios da acuidade visual, realizado em crianças da rede municipal, através do projeto 'Olhar Brasil', tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças do município. O projeto é uma das metas da administração municipal. Muitas vezes na escola as crianças apresentam dificuldade de aprendizagem, não conseguem acompanhar os conteúdos em sala de aula e esta dificuldade pode estar ocorrendo por apresentarem dificuldades visuais.
Este projeto teve início com a capacitação das coordenadoras pedagógicas das escolas, as quais receberam uma instrução de como verificar a acuidade visual dos alunos, aplicando o teste de Snellen (de longe) e o teste Jaeger (de perto). Cada coordenadora aplicou o teste nas escolas com todos os alunos. E os que apresentaram a acuidade visual menor a 0,7 são encaminhados ao oftalmologista, para uma consulta sem custo nenhum. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, disponibilizará gratuitamente o exame e a aquisição dos óculos a todos os alunos da rede municipal, como também a cirurgia, caso necessário.O secretário Municipal da Educação, Josias Tolentino, comentou que “o programa é importante, porque precisamos detectar o problema logo no inicio para poder resolver o quanto antes, já que muitas vezes a criança não aprende, tem dificuldades na escola e o problema pode ser visual, sendo assim através do projeto 'Olhar Brasil' poderemos estar resolvendo vários problemas. Aproveitamos, inclusive, para pedir a colaboração dos pais para estar acompanhando seu filho ao oftalmologista, quando for necessário”.Outra ação coloca o município de itaporanga no pioneirismo na região com distribuição do LIVRO DIDATICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. O livro 'TIQUE TAQUE', da Editora Brasil é um livro de qualidade que oferece as melhores condições de aprendizagem ao alunado infantil do município. O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) ainda não oferta livros para educação Infantil e o Secretario Josias Tolentino sentiu a necessidade de se destinar o livro, para alunos e professores.
Coordenadora Pedagógica fazendo a entrega dos livros didáticos

Nenhum comentário: