Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 16 de maio de 2009

Josias assegura no 'Itaporanga em Foco' merenda e o transporte escolar; Os recursos estão bloqueados devido à pendências de anos anteriores

Hoje recebemos no programa ‘Itaporanga em Foco’ o Secretário Municipal da Educação, Josias Tolentino, para um balanço da que fez viagem até Curitiba (PR), onde participou do 12º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação realizado pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
O encontro, ocorrido entre os dias 4 e 7, foi um dos principais eventos da área de Educação já realizados no Brasil em 2009, reunindo gestores públicos, especialistas e movimentos sociais. O Ministério da Educação, o Governo do Estado do Paraná, a Prefeitura de Curitiba, por meio de sua secretaria de Educação, e o grupo Positivo de educação foram os principais parceiros da iniciativa.
O Fórum serviu para que os gestores públicos discutissem alternativas de como os municípios podem desenvolver seus projetos pedagógicos e oferecer educação com qualidade social para todos. Com o tema: Desafios da Educação Municipal e o direito de aprender, o fórum reuniu cerca de 2500 educadores de todas as regiões do país. Onde puderam trocar experiências e discutir projetos que viabilizem em suas respectivas cidades uma educação de qualidade com inclusão social de todas as camadas da sociedade.
O Fórum foi realizado no campus da Universidade Positivo, onde ficam o Teatro Positivo e o Centro de Convenções Expo Unimede Curitiba. O teatro foi palco de palestras, debates e uma feira de exposição relacionada ao setor educacional. Estandes do Governo Federal foram montadas, além de um estande especial da Undime, onde as seccionais poderão dar apoio às delegações dos estados. Além dos secretários municipais de Educação, também participaram do encontro, o ministro da Educação, Fernando Hadad, o governador do Paraná, Roberto Requião; o prefeito de Curitiba, Beto Richa; e a presidenta da Undime, Justina Iva.

Na entrevista que nos concedera Josias Tolentino, de porte do seu Notebook, fez algumas explicações à população sobre problemas enfrentados na área da educação local. Como, por exemplo, o Fundeb que caiu drasticamente em Itaporanga, assim como nos demais municípios paraibanos, mas que, segundo o secretário, tivemos a sorte de não termos a conta zerada como em alguns casos.
Josias também fez uma revelação importante quanto à Merenda e o Transporte Escolar, que estão com os recursos bloqueados em Itaporanga. De acordo com Josias, isso acontecera devido à pendências registradas no Ministério da Educação quanto à anos anteriores. Tratam basicamente a não prestações de contas consistentes referentes ao EJA, nos anos de 2004 e 2005, e ao Transporte Escolar, nos anos de 2006/2007 e 2008. Porém a atual gestão municipal já está providenciando a solução dessa problemática com a devida e correta prestação. “Queremos dizer aos pais de alunos que a Prefeitura Municipal, mesmo com o bloqueio desses recursos, garante tanto a merenda, que já está comprada e será entregue semana que vem, como a manutenção do transporte escolar”, assegurou Josias.
O secretário informou, ainda, que alguns professores foram capacitados para participar do programa “Olhar Brasil” que será implantado pela Prefeitura, na semana que vem, onde as crianças da rede municipal de ensino serão beneficiados com exames de vistas, óculos e até cirurgias, caso necessário. Josias disse também que conseguiu junto a secretaria municipal de Planejamento e Gestão o aumento da premiação do programa “Aluno Nota 10”, que antes beneficiaria três dos melhores alunos da rede municipal. “Agora serão beneficiados dez alunos com premiação de vários brindes, inclusive, microcomputadores que já estão expostos na sede da secretaria”, disse.

Com relação ao magistério municipal o secretário mostrou-se satisfeito em anunciar que a lei com o aumento salarial de 12% aos professores municipais foi aprovada na Câmara Municipal, na sessão do último dia 9. Esse aumento é acima da média nas demais prefeituras paraibanas, que giram em torno dos 10%. O que se configura como mais uma conquista na atual gestão educacional em Itaporanga.
Portanto, com eficiência, capacidade e, principalmente, transparência que o secretário Josias Tolentino vem desenvolvendo um trabalho de qualidade frente a melhoria da área de Educação em Itaporanga, que vem obtendo resultados positivos como nunca visto antes e isso em apenas cinco meses de gestão.

Nenhum comentário: