Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba vem ao Vale e instala Juizado Especial em Conceição e Itaporanga, onde recebe Título de Cidadão.

O desembargador-presidente Drº Antônio de Pádua Lima Montenegro do Tribunal de Justiça da Paraíba, acompanhado por sua comitiva de auxiliares, esteve por todo o dia de hoje no Vale do Piancó para instalar novos Juizados Especiais Cível e Criminal e o Juizado Virtual. O desembargador e sua esposa Drª Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba) chegaram em Itaporanga no início da noite desta quarta-feira, 4, onde pernoitaram e, logo pela manhã desta quinta-feira, 5, se dirigiram até a cidade de Conceição para dar início as duas sessões do TJ-PB do dia, a outra ocorreu em Itaporanga.
As duas Comarcas são de 2ª Entrância e pertencem à 6ª Região do TJ-PB. Às 12h3 eles foram recebidos pela Drª Andrea Almeida Dantas, Juiza da Comarca de Itaporanga, no Fórum local para o início das solenidades. O desembargador-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba Drº Antônio de Pádua Lima Montenegro, na ocasião, foi agraciado com o Título de Cidadão Itaporanguense, numa sessão solene da Câmara Municipal marcada por discursos e homenagens emocioantes. Ele recebeu o título das mãos dos juizes Drª Andrea Almeida Dantas e Drº Jailson Shizue Suassuna, títulares da 1ª e 2ª Varas, respectivamente, da Comarca de Itaporanga.
Às 8h30 o desembargador saiu com destino à Comarca de Conceição, onde presidiu, às 9h30, a cerimônia de instalação do Juizado Especial Cível e Criminal, além da instalação do Juizado Virtual. A solenidade em Conceição ocorreu no Fórum “Tabelião Francisco de Oliveira Braga”, no Centro Administrativo Integrado, da Comarca de 2ª Entrância local que compreende os municípios de: Ibiara, Santa Inêz, Santana de Mangueira e Conceição (sede), além do distrito de Cachoeirinha. A referida Comarca, de Vara única, tem como Juiz Titular o Drº José Irlando Sobrera Machado, que também assume a titularidade temporariamente do Juizado Especial.
Terminada a solenidade em Conceição, o desembargador-presidente do TJ-PB se deslocou, por volta das 12h30, para a Comarca de Itaporanga sendo recebido pela Drª Andrea Almeida Dantas, onde, às 13h30, presidiu a solenidade de instalação do Juizado Especial Cível e Criminal, além da implantação do Juizado Virtual. Esta cerimônia ocorreu no Fórum “João Espínola Neto”. Depois do ato, o desembargador-presidente e sua comitiva almoçarão no BNB-Clube em Itaporanga, onde também pernoitam. A Comarca de Itaporanga é de 2ª Entrância mais têm duas Varas, sendo titulares: a Juiza Drª Andrea Almeida Dantas, na 1ª Vara, e o Drº Jailson Shizue Suassuna, na 2ª Vara. Ele foi designado temporariamente o titular do Juizado Especial e ela a auxiliar. A solenidade, realizada no auditório do Fórum local, contou com as presenças de diversas autoridades, entre as quais: Juizes, Promotores, Advogados, Prefeitos, Vereadores a sociedade em geral.
Em Itaporanga a Mesa dos Trabalhos na sessão de instalação do Juizado Especial foi formada por: Drº Antônio de Pádua Lima Montenegro (desembargador-presidente do TJ-PB); Drª Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro (presidente da AEMP); Juiza Drª Andrea Almeida Dantas; Drº Jailson Shizue Suassuna (diretor do Fórum da Comarca local); Drº Robson de Lima (Secretário Geral do TJ-PB); Drª Joseane Suassuna e Drº Fernando Sátiro (Promotores de Justiça); Drº Wilson Aquino (Juiz presidente da 13ª Vara do TRT); Capitão João Henrique dos Santos Plutarco Rodrigues de Lima (Comandante da 3ª Cia/PM de Itaporanga); Paulo César Conserva (advogado representando a OAB); José Pinto Neto (prefeito de Boa Ventura); Hércules Mangueira (prefeito de Diamante); José Martins Neto (secretário municipal representando o prefeito Antônio Porcino) e Padre Deusimar.
Em seu discurso o desembargador Drº Antônio de Pádua Lima Montenegro revelou o quanto estava contente e alegre por estar em Itaporanga, pela primeira vez. “Manifesto a minha alegria de parar pela primeira vez na cidade de Itaporanga, antes só passava, pois, a minha primeira Comarca foi na cidade de Conceição", disse. Em seguida fez rasgados elogios à Juiza Drª Andrea Almeida Dantas: “[...] Mulher guerreira, corajosa e destemida que tanto orgulho dá ao Poder Judiciário, que ao mesmo tempo o honra pela sua brilhante atuação e desempenho nesta Comarca. Uma cidade que aprendeu a admirá-la e a amá-la. Drª Andréa, inclusive, ao morar em Itaporanga deixa seu esposo em João Pessoa para dedicar-se ao seu maravilho e competente trabalho. Faz a Justiça sem olhar para trás”.
O desembargador-presidente do TJ-PB continuou, em sua fala, a tecer infinitos elogios ao reconhecido trabalho da magistrada:“Ela (Drª Andréa) já está em Itaporanga há mais de quatro anos e esta cidade deve muito à esta mulher. Durante este tempo praticamente se transformou em duas para dar conta dos processos das duas varas. Hoje estamos com dois grandes juizes (Andréa e Jailson) mostrando serviço e presença da Justiça e, a partir de agora, a cidade terá três magistrados competentes para dar andamento ao trabalho do Poder Judiciário”, ressaltou.
Em sua fala o Juiz Drº Jailson Shizue Suassuna, diretor do Fórum da Comarca de Itaporanga, agradeceu o carinho que o desembargador Drº Antônio de Pádua Lima Montenegro tem por Itaporanga e relatou um pouco da situação da referida Comarca, focando principalmente na grande quantidade de processos existentes. "[...] Só na 2º Vara temos quase cinco mil processos, isso equivale a mais processos do que a Comarca de Piancó, por inteira, ou às Comarcas de Sapé e Itabaina, juntas", disse.
Em seguida aconteceu o descerramento da placa e o dasatamento da fita dando por efetiva a instalação do Juizado Especial Cível e Criminal e o Juizado Virtual da Comarca de Itaporanga, imediatamente abençoada pelo Padre Deusimar.

Nenhum comentário: