Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Morre a antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso responsável por semente do Bolsa Família.

Aos 77 anos a antropóloga Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu nesta terça-feira, 24, em casa, no bairro Higienópolis, na cidade de São Paulo. Nota assinada pelos médicos Arthur Ribeiro, Walter Lima e Edson Stefanini, informou que a ex-primeira-dama "faleceu subitamente às 20h40 em sua residência", momento em que estava conversando com o filho Paulo Henrique. O velório acontece na Sala São Paulo, na região central da cidade. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou por volta de 12h20 desta quarta, 25, ao velório da ex-primeira-dama.
Logo que chegou, Fernando Henrique, bastante emocionado, se dirigiu ao caixão onde está o corpo da ex-primeira dama e passou a mão sobre a cabeça da mulher. Em seguida, passou a receber abraços das pessoas que estavam no local, entre as quais empresários, artistas e políticos. No velório, o ex-presidente recebeu ligações do ex-presidente dos EUA Bill Clinton e de sua mulher e ex-pré-candidata à presidência do país Hillary Clinton e do rei Juan Carlos, da Espanha. O velório ficará aberto ao público até as 21h. Depois, o corpo de Ruth Cardoso continua no local durante toda a noite.
Segundo a assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso, o enterro será nesta quinta, 26, às 10h, no Cemitério da Consolação, em São Paulo. O funeral será no dia seguinte ao velório porque a família espera uma filha do casal, que vive na Europa. Na Sala São Paulo, o caixão está aberto e sobre o corpo de Ruth Cardoso tem uma bandeira do Brasil e uma bandeira dobrada de Araraquara, cidade onde nasceu a ex-primeira-dama. Ao lado do corpo estão dois lanceiros do regimento Nove de Julho da Polícia Militar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia chegaram por volta das 17h20 à Sala São Paulo, na região central de São Paulo, onde ocorre desde a manhã o velório da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Lula deixou Brasília no início da tarde, acompanhado de oito ministros, no Aerolula. O grupo chegou ao velório em uma van. Entre os acompanhantes do presidente estavam os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Nelson Jobim (Defesa), Franklin Martins (Comunicação Social), Fernando Haddad (Educação), José Múcio (Relações Institucionais), Edison Lobão (Minas e Energia), Miguel Jorge (Desenvolvimento) e Hélio Costa (Comunicações). O presidente Lula decretou, nesta quarta-feira, luto oficial de três dias -também decretado pelos governadores de São Paulo (José Serra), Minas Gerais (Aécio Neves) e Paraíba (Cássio C. Lima).
O presidente se dirigiu diretamente ao seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, e permaneceu por alguns minutos ao lado do caixão de dona Ruth. Fernando Henrique, casado desde 1953 com dona Ruth, despediu-se de forma carinhosa e emocionada da esposa. O filho do casal, Paulo Henrique, e a filha Luciana o acompanham. A filha Beatriz deve chegar hoje à noite da Europa - motivo pelo qual o enterro ocorrerá nesta quinta-feira, às 11h. Uma longa fila se forma para dar os pêsames ao ex-presidente.
Para o professor e cientista político Anthony Hall, da London School of Economics (LSE, Escola de Economia de Londres), a contribuição da ex-primeira dama e antropóloga Ruth Cardoso ajudou a mudar os rumos da política social no Brasil. "Ela foi uma peça fundamental na idéia de unir os vários programas sociais e de transferência de renda dos anos 90 em um único programa", disse Hall em entrevista à BBC Brasil. Ele acredita que essas iniciativas teriam culminado com a criação do Bolsa Escola, em Brasília e, mais tarde, na adoção do Bolsa Família como um programa nacional do governo brasileiro. Segundo ele, Ruth Cardoso teria sido quem impulsionou a unificação dos programas de transferência de renda e de combate à fome no país e teria sido ela quem persuadiu o então presidente Fernando Henrique a adotar esse sistema unificado em nível nacional.

Nenhum comentário: