Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Energisa terá que pagar uso e ocupação do solo nos municípios da Paraíba, diz UBAM

A União Brasileira de Municípios (UBAM) reúne, nos próximos dias, os prefeitos da Paraíba para expor estratégia que objetiva resolver débitos junto a Energisa, com a criação, ainda este ano, de lei que dispõe sobre a cobrança pelo uso e ocupação do solo municipal. A lei prevê a cobrança do uso do solo pelos postes e fixados em calçadas e logradouros, como também do espaço aéreo, tomados por fiação.
Para o presidente da UBAM Leonardo Santana a situação se mostra insustentável, pelo fato das prefeituras não disporem de recursos para pagar débitos de administrações passadas. Segundo Leonardo, a regra, que deve ser apresentada nas câmaras municipais e, após aprovação, submetidas à sanção dos prefeitos, proporcionará aos municípios a garantia de um "encontro de contas" com a Energisa, a qual vem cobrando, de forma agressiva, débitos antigos - gerados antes do processo de privatização - acrescentando taxas de juros e mora que aumentam em mais de 100% o valor original da dívida.
Após aprovada a referida lei e sancionada pelos prefeitos, ela entrará em vigor já em 2010, ocasião em que os gestores deverão realizar estudos para obterem os valores que serão aplicados à cobrança do uso e ocupação do solo, o que é de pleno direito dos municípios, que poderão também municipalizar os serviços de energia elétrica e adquiri-la onde for economicamente viável.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ministério das Comunicações autoriza mais 162 rádio comunitárias no Brasil; Só no Vale são 12

Mais 162 entidades representantes da comunidade em diversos municípios brasileiros receberam, em 2009, a autorização do Ministério das Comunicações para operar o serviço de radiodifusão comunitária. As portarias de autorização foram publicadas no Diário Oficial da União dos dias 7 e 13 de janeiro. Agora, os processos seguem para o Congresso Nacional, onde serão analisados e aprovados. Somente após a publicação de um Decreto Legislativo, as rádio comunitárias recebem uma licença definitiva de funcionamento.
A equipe do Ministério das Comunicações trabalha para que todos os municípios tenham sua emissora. Já foram abertas inscrições em 99,86% deles e, atualmente, há 3.652 emissoras legalizadas. Só em 2008, 374 entidades receberam autorização para executarem o serviço de radiodifusão comunitária.
No Vale do Piancó foram autorizadas 12 (doze) entidades, ou melhor, rádio comunitárias como a Nativa FM 87,9, da cidade de Piancó. Confira abaixo a lista das 12 autorizações no Vale:
Boa Ventura - LDD ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE BOA VENTURA - AMBOVEN
Representante - José Alexandre da Silva
Conceicão - EFL Associação de Radiodifusão Comunitária de Conceição - ARCOM
Representante - JOSÉ QUINTINO DE MAGALHÃES
Conceicão / Vila Montevideo - AUT ASSOCIAÇÃO DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA DO DISTRITO DE MONTE VIDEU
Representante - VALDEMIR MOREIRA PALITOT
Coremas - LDE ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO POMBALZINHO
Representante - Francisco de Assis Lucena
Diamante - LDE ASSOCIAÇÃO DIAMANTENSE DE RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA
Representante - Omar Ventura Pegado
Ibiara - LDD ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E APOIO SOCIAL DE IBIARA
Representante - Elieide Clarindo de Souza
Itaporanga - LPA FUNDAÇÃO CULTURAL PROFESSORA ANÁLIA RODRIGUES
Representante - FRANCISCO PEDRO
Nova Olinda - LDE ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCATIVA DE NOVA OLINDA -ACRENO
Representante - Jair Cazé da Silva
Pedra Branca - LDE ASSOCIAÇÃO DE RÁDIO COMUNITÁRIA DE PEDRA BRANCA
Representante - Geudiano de Sousa
Pianco - LDE ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO BELO HORIZONTE - AMBH
Representante - Esmaildo Pereira
Santana de Mangueira - LDE FUNDAÇÃO JORNALISTA RIVANILDO OLIVEIRA MANGUEIRA - FJROM
Representante - Espedito de Oliveira Mangueira
Santana dos Garrotes - LDE ASSOC. DE RADIODIFUSÃO COMUNIT. P/O DESENV. DE SANTANA DOS GARROTES- PB (ARCDSG)
Representante - JOÃO LOPES NETO
Clique aqui para ver a listagem completa dos processos autorizados pelo Ministério das Comunicações.

Governo Maranhão III retira de Dom Marcelo carro que o transportava para tratamento de saúde

Um veículo do Governo do Estado, que estava à disposição do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Carvalheira (foto), para seu deslocamento no tratamento períodico de saúde, teve que ser devolvido à Secretaria de Administração Estadual. A informação foi também divulgada, com destaque, na edição desta sexta-feira (27) do Jornal do Comércio, de Pernambuco.
Com atuação há mais de três décadas em João Pessoa, onde desenvolveu um trabalho marcante de atenção às comunidades carentes, Dom Marcelo Carvalheira passou a ter o veículo disponibilizado para seu tratamento de saúde no governo anterior, por iniciativa do então governador Cássio Cunha Lima. O combustível era bancado pela Arquidiocese da Paraíba, segundo confirmou a assessoria de Imprensa da instituição.
O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, disse ao Portal PB Agora que a devolução ao atual governo do carro cedido pelo governo Cássio para o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Marcelo Carvalheira, foi superado. "Mas ele (Dom Marcelo) não precisa mais", disse Dom Aldo, anunciando que uma fiel de Pernambuco concedeu a Dom Marcelo outro carro. A Arquidiocese da Paraíba negou estremecimentos e disse que o carro foi devolvido sem problemas. Tratava-se de um gesto espontâneo conferido pela ex-primeira-dama Do Estado, Sílvia Cunha Lima, no primeiro mandato de Cássio.
Dom Marcelo Carvalheira reside atualmente no Mosteiro São Bento, em Recife. Ao longo de sua carreira na Igreja Católica, ele foi Bispo Auxiliar da Paraíba (1975-1981); Bispo de Guarabira (1981-1995); membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998); Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004); Participante do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos; Participante da Conferência do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo; Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Arcebispo da Paraíba-PB (1995-2004).
Hermesdeluna

Sob o comando do capitão Kléber a 3ª Cia/PM de Conceição promove o bem-estar do policial militar

A população da cidade de Conceição, na linha de fronteira com o estado Ceará, tem conferido nos últimos meses uma verdadeira demonstração de eficiência e competência desempenhada através dos serviços prestados à comunidade pelo CAP COPM Wendel KLÉBER Vieira da Silva (foto), comandate da 3ª Companhia de Polícia Militar, sediada na cidade, subordinada ao 6º Batalhão da cidade de Cajazeiras. Em menos de 05 (cinco) meses à frente do comando da 3ª Cia/PM do 6º BPM, o Capitão KLÉBER, vem dando um exemplo de organização e respeito ao erário público, ao fincar a sua marca com relevantes serviços prestados, também, à briosa instituição não só no requisito operacionalidade, mas também através de implementações e melhorias estruturais na área física da subunidade em questão, através das benfeitorias descritas abaixo: Policial, do policiamento do Choque, sendo atendido no Consultório Odontológico
1- Inauguração do nome da OPM em nova fachada a qual passou a se chamar: CEL PM JOÃO GADELHA DE OLIVIERA;
2- Construção de ampla garagem para o abrigo das novas viaturas;
3- Pintura de todo o bloco principal da Companhia;
4- Identificação de todos os recintos da Companhia através de placas padronizadas;
5- Reforma do Refeitório de Oficiais e Praças, com a aquisição de um sprinter de 24.000 btu’s para climatizar o ambiente;
6- Construção de um consultório odontológico, o qual já se encontra em pleno funcionamento, contando com equipamentos modernos e que irá beneficiar não só os 127 policiais militares pertencentes a referida subunidade e familiares, como também toda a população carente de Conceição, através de um possível convênio firmado com a Prefeitura Local.
De acordo com o Capitão KLÉBER esse último item é mais do quê um motivo de orgulho: ‘’A importância do serviço de saúde oral direcionado não só aos policiais militares e seus dependentes, mas também à população, nos dá motivo de sobra para comemorar com satisfação essa conquista’’, disse o Oficial.
Consultório Odontológico da 3ª Cia/PM da cidade de Conceição
Na verdade, um consultório odontológico implantado nessa subunidade diminui o transtorno dos policiais em ter que sair para fazer tratamento na rede do sistema SUS, como também, evita o desconforto dos que integram a referida de esperar para se conseguir uma vaga no mesmo sistema. Será, inclusive, útil também para àqueles militares que gastam dinheiro com dentistas particulares, enfim um consultório na subunidade faz com que o profissional de odontologia militar acompanhe mais de perto as necessidades e as evoluções dos tratamentos bucais. Isso porque o Serviço Odontológico tem como objetivo a atenção educativa, preventiva e curativa na odontologia ao militar e seus dependentes diretos.Refeitório depois da reforma empreendida pelo Capitão Kléber que passou a dispor de sistema de ar, climatizando o ambiente, piso em cerâmica, etc.
Refeitório antes da reforma
“Acredito que o nosso atendimento seja de grande importância, pois a odontologia é um serviço muito caro na rede particular e através do SUS o acesso é muito difícil, além de muitas vezes não suprir todas as necessidades. E, hoje podemos afirmar que em Conceição a Polícia Militar oferece um serviço de alto nível na área de odontologia”, ressaltou o Capitão KLÉBER. O acesso ao atendimento odontológico é feito através de agendamento, na sede da 3ª Cia/PM, localizada na Avenida Solon de Lucena, no horário normal de expediente.Ou seja, além de garantir a segurança pública à população local, e de cidades circunvizinhas, contando com um competente policiamente de Choque (foto), haja vista, ser uma das maiores procupações das cidades, principalmente, em se tratando de uma linha de fronteira a 3ª Cia/PM do 6º/BPM destina uma atenção especial ao cuidado da saúde de seus integrantes, e da comunidade como um todo.
Sede da 3ª Cia/PM do 6º/BMP
Subunidade, esta, que conheceu seu novo Comandante, o Capitão Wendel KLÉBER Vieira da Silva, na manhã do dia 17 de outubro, do ano passado, que desde então está à frente dos destinos da referida, tendo sob sua responsabilidade a coordenação da segurança pública em seis cidades. São elas: Conceição (Sede), Bonito de Santa Fé (Pelotão), Monte Horebe, Ibiara, Santana de Mangueira e Santa Inês, ambas com destamento, as quais, tem essa garantia de segurança maior, pois a missão fundamental, segundo o atual comandante, é garantir a tranqüilidade dos cidadãos nos municípios sob a jurisdição da 3ª Cia. PM/6º BPM.
O Capitão KLEBER, 30 anos, é natural de Itaporanga-PB, e foi nomeado através do Boletim da Corporação nº. 0189 de 16/10/2008.
Comentários para este Post:
Reginaldo disse...
conheço o capitão kleber de perto,pois fiz residençia com ele e sei que é um grande comandante, honesto, conpetente e organizado até demais digo poque conheço
27 de Fevereiro de 2009 14:19
Reginaldo disse...
nos diamantenses temos certeza que kleber já é cogitado com uma das promessas para a politica de diamante
27 de Fevereiro de 2009 14:23
Rádio Comunitária Diamante FM disse...
Muito nos orgulhamos de ter um filho de Diamante assumindo um alto comando da Polícia Militar da Paraíba. Conheço o Cap. Kléber desde criança, além deles, seus irmãos e irmãs, os quais foram criados à luz da integridade, respeito ao cidadão, senso de responsabilidade e amor aos estudos. Tudo isso, claro, sob os cuidados dos pais. Parabéns Cap. Kléber. Pessoalmente, desejo profícuas realizações frente a Terceira Companhia de Polícia do Município de Conceição e como disse o querido e amigo Reginaldo, uma promessa futura para a política de Diamante. Que Deus o abençoe sempre, livrando-o de todos os males... Amém.Um abraço do conterrâneo,Hélder Loureiro Pegado.
27 de Fevereiro de 2009 14:32
nicario disse...
O cap Kleber é um oficial muito dedicado ao trabalho policial militar competente, honesto cumpridor de seus deveres pelo qual exige o posto que ocupa tenho plena certeza que qualquer cargo que venha ocupar na PMPB deixará um legado a ser seguido por todos. "Ser policial militar não é só vestir a farda e sim cumprir o que manda o nosso juramento" CABO HONORATO.
27 de Fevereiro de 2009 17:03
O Teteu disse...
Agradeço aos amigos Reginaldo, Hélder Loureiro e CB Honorato pelas referências elogiosas.

É festa para Adelman e Ivonete... Parabéns!

No final desta manhã, fim do expediente, reunimos todos que trabalham no Paço Municipal de Itaporanga para comemorarmos os aniversários dos colegas Adelman Carlos e Ivonete, com um simples, como dizem, 'comes & bebes'. Simples mas, porém, muito divertido, alegre e, principalmente, importante por trata-se de homenagear duas pessoas que aprendemos a querer bem. E é assim que demonstraremos durante a atual gestão: uma completa fraternidade entre os que fazem a administração municipal. Além dos funcionários e secretários, que tem gabinete no Paço, o presidente da Câmara, vereador José Queiroz, que estava presente também não se fez de rogado e participou da comemoração. O secretário municipal da Administração, José Joaquim Salviano (de camisa verde), foi o encarregado de fazer, através de bonitas palavras, a homenagem do grupo aos dois. Palavras que refletem muito bem a vida e o seu sentido, o que emocionou bastante.
O aniversariante Adelman, fez a entrega das fatias do delicioso bolo contando com ajuda de Cirame Pinto, secretária executiva. Ou seja, nada melhor do que alguns momentos de alegria e diversão entre colegas de trabalho. Nos próximos dias tem mais...

Diamante, Igaracy, Nova Olinda e Olho D'água podem perder recursos da merenda escolar

Cerca de 39 municípios na Paraíba podem perder os recursos do Governo Federal para merenda escolar, caso não prestem contas, até amanhã, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sobre o dinheiro recebido em 2008 pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
De acordo com a assessoria de comunicação do FNDE, o município que não respeitar esse prazo ou não comprovar a execução correta do programa ficará sem os repasses do governo federal para a merenda.
Entre os municípios estão quatro do Vale do Piancó: Diamante, Igaracy, Nova Olinda, e Olho D’Água. Atualmente são administrados, respectivamente, pelos prefeitos Hércules Mangueira (PMDB), Celino Farias (PSDB), Maria da Guia (DEM) e Chico Carvalho (PSDB).

Justiça suspende concurso da Cagepa outra vez

O juiz federal da 6ª Vara da Paraíba, Francisco Eduardo Guimarães, determinou novamente a suspensão do concurso da Cagepa destinado ao preenchimento de mais de três mil vagas em variadas funções. Os candidatos aprovados e convocados não podem assumir até que saia uma decisão do processo que tramita na Justiça Federal, impetrado por cinco candidatos que se sentiram prejudicados na seleção.
A decisão de suspender mais uma vez o concurso aconteceu na terça-feira (17), antes do Carnaval. Agora, o certame está paralisado até que o processo seja remetido para a Justiça Comum, o que pode acontecer em cerca de 15 dias, conforme previsão de Marcos Pires, advogado da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Funape), empresa organizadora do concurso. Segundo ele, o juiz Guimarães, da Vara Federal em Campina Grande, entendeu que o caso não era de competência da Justiça Federal e que deveria ser encaminhado para tramitação na Justiça Comum.
No entanto, a remessa foi suspensa até que haja uma decisão do Tribuinal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, no Recife, já que o desembargados Marcelo Navarro entendeu que a decisão do juiz federal deveria esperar. Enquanto não se resolve o impasse, mais de três mil candidatos aprovados e classificados no concurso da Cagepa, inclusive as pessoas que já receberam convocação, devem esperar, pois todos os procedimentos estão suspensos.
JP
Falando nisso... A cidade de Itaporanga estava prestes a ver o início das obras da nova adutora reclamada pela população e já determinada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, inclusive, a empresa já estava se instalando na cidade. Agora, dizem, que a coisa foi pro 'espaço'. E a população continuará sofrendo com a falta de água. E de sorte também!

Capitão Douglas comandará a 3ª Cia/PM local

O Comando-Geral da Polícia Militar da Paraíba já definiu quem virá assumir o comando da 3ª Companhia de Itaporanga, em substituição ao Major Plutarco. De acordo com informações do Estado Maior, o coronel Jácome Carvalho (comandante-geral da PM) decidiu-se pelo nome do Capitão Douglas para assumir em definitivo o comando da 3ª Cia/PM local. A referida sub-unidade operacional está sendo comandada interinamente, desde a última quarta-feira (25), pelo Capitão Lima Filho que deve retornar ao comando do Pelotão de Piancó.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Prefeitura de Itaporanga cadastra pessoas que irão ser atendidas pelo programa 'Remédio em Casa'

A Secretaria Municipal da Saúde, na cidade de Itaporanga, iniciou esta manhã o cadastramento das pessoas que deverão ser atendidas pelo programa 'Remédio em Casa'. A administração municipal viabiliza, assim, um serviço público de entrega de medicamentos em casa, visando proporcionar mais conforto para o cidadão, desafogar a concentração de pacientes nos postos de saúde e otimizar custos.
Secretário Municipal da Saúde Gaudêncio Mendes
O benefício mais direto é a diminuição de pacientes na estrutura física dos postos de saúde, o que para a população representa menos esperas nos atendimentos e para os servidores um melhor aproveitamento do tempo e serviço do exercício profissional. “Isso que estamos fazendo em Itaporanga não é só simples entrega de remédios, mas sim um atendimento diferenciado à população”, disse o secretário Gaudêncio Mendes de Souza. A partir de agora a entrega será feita diretamente nas residências dos cadastrados.
"Esse é um programa muito importante. Ele desata o nó da oferta de consultas. Como recebe os medicamentos em casa, o paciente estável só volta ao posto para uma nova consulta, quatro meses depois, em média. Com isso, o médico pode atender outros doentes", afirmou o secretário, acrescentando que o 'Remédio em Casa' impede, ainda, os desvios e reduz o desperdício, pois os medicamentos ficam na farmácia básica.
A população aprova a implantação do programa 'Remédio em Casa'
Por enquanto, o cadastramento no programa está restrito a diabéticos e hipertensos, sem limite de idade ou renda. A pessoa precisa obter um cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), confeccionado na própria unidade da rede municipal de saúde. Para isso, é necessário apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. Depois de avaliação médica, o interessado será encaminhado para o programa.
O Programa 'Remédio em Casa' de cara já agrada em cheio a população. Pois o objetivo é facilitar a vida daquela que pessoa que depende do uso do medicamento diariamente, buscando levar conforto e comodidade à comunidade, principalmente aos pacientes de diabetes e hipertensão. "Muitas vezes o paciente não tem condições de se deslocar até a Farmácia Básica para buscar o seu remédio, que tanto necessita. Então o prefeito Djaci Brasileiro, atento a esse detalhe, pediu a Secretaria que buscasse uma solução e o Projeto 'Remédio em Casa' está sendo implantado", explica o secreário.
Para agilizar o projeto, duas motocicletas okm estão sendo adquiridas para a prestação desse tipo de serviço. Isso porque, o Programa 'Remédio em Casa' é uma ferramenta de dispensação farmacêutica que servirá primariamente aos portadores de HA (Hipertensão arterial) e DM (Diabetes mellitus) estáveis e controlados em acompanhamento nas Unidades de Saúde.
Cadastro de pessoas para o programa 'Remédio em Casa'
"As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na população adulta do Brasil. A Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus são dois dos principais e mais prevalentes fatores de risco controláveis para doenças cardiovasculares, necessitando de controle e seguimento por toda a vida, a maior parte dos casos com uso contínuo de medicamentos", ponderou Gaudêncio.
O objetivo principal do Programa é garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos selecionados para o tratamento da HA e do DM.

Maranhão exonera diretores de escolas empossado por eleição direta; Magistério pode deflagar greve

Vocês lembram quando a Paraíba convivia com greves do Magistério e da Polícia Militar, dez anos atrás, e o então governador José Maranhão (PMDB) sequer os recebiam para um mera audiência? Pois não é que o estado pode ver nos próximos dias a deflagação de uma greve geral do Magistério Estadual. É que sem nenhuma justificativa, o governador José Maranhão exonerou todos os diretores de escolas da rede estadual que tomaram posse em janeiro deste ano, a decisão foi publicada no Diário Oficial de 19 de fevereiro.
Arbitrariamente os diretores foram exonerados após serem eleitos democraticamente em pleito realizado no mês de novembro de 2008. As eleições diretas para direção das escolas foram estabelecidas pela Lei Estadual n° 8.294/2007 e portaria n° 3.966/2007, ambas referendadas nacionalmente pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
De acordo com o diretor geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP/PB), Antonio Arruda, é vergonhoso que a direção das escolas estejam servindo para fins eleitoreiros. “Nós estranhamos esta atitude de um governador que afirma vir para restaurar a democracia e que, no entanto toma um posicionamento ditatorial, desrespeitando a legislação em vigor”, comenta Arruda.
O SINTEP/PB realizará amanhã, às 10h da manhã em sua sede, uma reunião com todos os diretores que foram exonerados para decidir as providências, inclusive judiciais, para garantir o cumprimento da legislação. Em Itaporanga, por exemplo, foram atigidas as escolas: Adalgisa Téodulo da Fonseca, Padre Diniz, Terezinha Gomes, Manoel Diniz, Professor Francelino de Alencar Neves e a escola Semeão Leal.
Lembro-me que na greve do Magistério Estadual, naquela época, os professores reivindicavam apenas uma mera audiência, mas José Maranhão deixou-os irem parar no hospital. Uma das líderes daquele movimento era a professora Marlene Alves, atual reitora da UEPB, que mais tarde ficou na história ao conseguir conquistas históricas para a universidade, à exemplo da sua autonomia. Ou seja, a magnífica reitora só fez progredir profissionalmente de lá pra cá.
Quem também participava daquele movimento grevista eram 'defensores' petistas da classe, como o professor itaporanguense Dedé Martins (ex-secretário municipal de Assistência Social que desestruturou por completo, devido sua incompetência, a área social em Itaporanga). Pois bem, maltratado por Maranhão no passado, nos dias de hoje Dedé Pilão (como é chamado) não quer nem houvir falar em greve contra os maranhistas. Agora mesmo está doido é para ser encaixado num dos cargos estaduais em Itaporanga.
Defender os colegas professores? Que, nada... Para gente assim o que vale é próprio umbico. O resto que se dane!

TCU condena o ex-prefeito José William Madruga

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito do município de Emas, José William Madruga (foto), e a Construtora Bahamas ao pagamento solidário de R$ 93.437,65, valor atualizado. A prefeitura recebeu recursos do Ministério da Integração Nacional para construir quatro passagens molhadas no município, mas, apesar de a construtora ter sido paga, apenas 23,6% das obras foram entregues.
O ex-prefeito também foi condenado a devolver R$ 3.217,83, valor atualizado, e a pagar multa de R$ 10 mil. O tribunal também multou a empresa em R$ 10 mil. Foram encaminhadas cópias da documentação à Procuradoria da República na Paraíba para as medidas cabíveis. O relator foi o ministro Augusto Nardes. Cabe recurso da decisão.
Ascom do TCU

Cruzeiro de Itaporanga está com vaga garantida na 2ª divisão de futebol; Agora três sobem para a 1ª

Terminam no dia 11 de março as inscrições para as disputas do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 2009. A primeira reunião do Conselho Arbitral acontecerá no dia 13 de março, às 17h, na sede da Federação Paraibana de Futebol – FPF, quando serão definidos o regulamento e a tabela.
Clubes tradicionais da Paraíba, a exemplo de Auto Esporte, Santa Cruz de Santa Rita, Cruzeiro de Itaporanga, Serrano e Perilima de Campina Grande, América de Caaporã, Atlético de Cajazeiras, Desportiva Guarabira, participam novamente da competição. Já as surpresas podem ficar por conta do Centro Sportivo da Paraíba (CSP) de João Pessoa - que representou a Paraíba na Copa São Paulo de Juniores/2009 - Marizópolis, América de Cajazeiras e Leonel de Campina Grande.
Para o diretor do departamento técnico da entidade paraibana, Douglas Gomes, a disputa pode ser uma das mais competitivas dos últimos anos, já que desta vez sobem três clubes para a Primeira Divisão do Campeonato Paraibano de 2010, descendo apenas um para a Segundona. “Será uma boa oportunidade das equipes participarem da elite do futebol paraibano no próximo ano, já que teremos três vagas para serem preenchidas. A disputa promete ser acirrada”, avaliou.

José Maranhão diz que a Barragem Saco em Nova Olinda está ameaçada e marca visita para 2ª feira

O governador José Maranhão (PMDB), revelou nesta quinta-feira, 26, que um relatório elaborado por técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente apontam que duas barragens, uma em Nova Olinda (Barragem Saco) e outra que abastece João Pessoa, estão com problemas semelhantes a Camará.
“Estou com visitas de emergência agendas para a próxima segunda-feira às barragens de Gramame-Mamuaba e a de Nova Olinda para tomarmos medidas imediatas”, disse Maranhão, que vai acompanhado do secretário Francisco Sarmento.
O gestor estadual continuou disparando críticas ao seu antecessor: “Seria um risco muito se uma dessas barragens se rompesse. Os técnicos identificaram o problema em setembro do ano passado e o governo anterior não tomou nenhuma providência”, disse o governador. “Não se trata de informações de terceiros, mas da própria secretaria do governo anterior”, acrescentou Maranhão.

Wilson Braga cobra a ministro expansão da rede de atendimento do INSS na Paraíba

O deputado federal Wilson Braga (PMDB) esteve na semana passada em audiência com o Ministro da Previdência Social, José Pimentel, acompanhado da ex-deputada Lúcia Braga, para tratar de assuntos de interesse da Paraíba. Segundo informações do parlamentar, o tema mais conversado do encontro foi sobre a expansão da rede de atendimento do INSS em diversos municípios paraibanos.
Entre eles: Conceição, Lagoa Seca, Queimadas, São Bento, APS Campina Grande Centro, APS Santa Luzia, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Mamanguape, Mari, Pedras de Fogo, APS Santa Rita e Sapé. A perpectiva é levar os serviços previdenciários a 30,8 milhões de cidadãos e cidadãs brasileiros evitando o deslocamento para os grandes centros.
Braga aproveitou a oportunidade para solicitar brevidade na instalação das unidades da Previdência Social na Paraíba, obtendo de José Pimentel resposta satisfatória de que até março deste ano dará início à implantação de novas agências.

Última pá de terra: ministro Celso de Mello manda arquivar pedido de eleições indiretas na Paraíba

A última pá de terra nas esperança de eleiçõe de haver indiretas na Paraíba foi dada nesta quinta-feira (26) em decisão monocrática no Supremo Tribunal Federal. O ministro Celso de Mello, negou seguimento, agora à pouco, a reclamação, Rcl/7759, movida pela Assembléia Legislativa da Paraíba solicitando a realização de eleições indiretas no Estado, devido à cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) após dois anos de mandato.
No seu parecer, o ministro, relator da reclamação, determinou o arquivamento da ação protocolada pelos advogados da AL no STF no último dia 18 de fevereiro. Portanto, esgotaram-se todas as possibilidades de defesa do ex-governador Cássio, contra a posse do atual governador José Maranhão (PMDB), que deverá mesmo ficar no poder até o final de 2010.
Em virtude da cassação do ex-governador Cássio, após dois anos de mandato, a AL pedia ao STF a realização de eleições indiretas na Paraíba, com base no disposto no artigo 81 da Constituição Federal, que diz que caso ocorra vacância do cargo após o segundo ano de mandato novas eleições devem ser realizadas pela Assembléia Legislativa do Estado.

Maranhão convida Lúcia Braga para a Cehap

Outro ex-auxiliar do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) irá ser empossado no governo Maranhão III. O advogado Edísio Souto, ex-secretário de Finanças de João Pessoa, vai assumir a superintendência da Cagepa.
O governador convidou ainda a ex-deputada Lúcia Braga para assumir a Cehap (Companhia de Habitação do Estado). A ex-deputada, no entanto, resiste ao convite.
Para a Fundação de Amparo Comunitário (FAC), que resultou na cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Maranhão indicará Virginia Bezerra, esposa do ex-prefeito de Bananeiras, Augusto Bezerra.

Além de Ricardo agora é Luiz Couto quem decide romper a aliança com o governador José Maranhão

Em plena quarta-feira (25) de cinzas o que se viu mesmo foi as brasas pipocando na política paraibana. Na noite de ontem os presidentes estaduais do PSB (prefeito Ricardo Coutinho) e do PT (deputado federal Luiz Couto) decidiram deixar claro que estão rompidos politicamente com o governador José Maranhão (PMDB).
Reunida a executiva estadual dos socialistas decidiu, por 15 a 3, não fazer parte do Governo Maranhão III. Já noutro ponto da cidade, também reunida, a executiva estadual petista aprovou os nomes de Giucélia Figueiredo e Rodrigo Freire para compor o Maranhão III. Porém, foi a lona a participação de Luiz Couto na aliança com José Maranhão.
Na reunião, o deputado federal anunciou rompimento com a tendência do deputado Rodrigo Soares no campo ‘Construindo Novo Brasil’ e saída da comissão responsável pelo diálogo com o governador José Maranhão.
Luiz Couto deseja ser candidato a senador na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho, em 2010, mesmo o PT fazendo parte do Maranhão III. Sem falar, que dispõe da vice-governadoria (Luciano Cartaxo).
Comntários para este Post:
Duplipensar disse...
Depois de perderem a mamata, os Cassistas agora querem impor uma briga entre PT/PSB e o PMDB. Sonhem, sonhem que faz bem...
26 de Fevereiro de 2009 17:57

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Por 15 votos a 3, Executiva do PSB decide vetar nomeação de Guilherme Almeida em Maranhão III

O prefeito Ricardo Coutinho, presidente estadual do PSB, mostrou indagorinha quem manda no partido. Por 15 votos à 3 a executiva estadual decidiu, m reunião que terminou minutos atrás, fincar o pé contra à nomeação do deputado estadual Guilherme Almeida (PSB) para uma secretaria no governo Maranhão III, permitindo a abertura de uma vaga na Assembléia para a suplente Nadja Palitot (PSB), adversária política do prefeito. Votaram a favor da nomeação, alegando prestígio para o partido, os deputados Manoel Júnior e Carlos Batinga, além de Neto Franca. A votação aconteceu depois de três horas de reunião da Executiva, realizada na noite desta quarta (25).
Mais cedo, no entanto, o prefeito Ricardo Coutinho disparou críticas, de acordo com o Portal PBAgora, em direção à José Maranhão (PMDB) chamando de "autoritário". “Primeiro, ele [Maranhão] levou o procurador do município (Marcelo Weick) sem me dar sequer um telefonema. E o cara, sem querer, foi forçado a ir. E agora nomeou igualmente um deputado do partido para uma secretariazinha de interior lá em Campina Grande”, ponderou o 'Mago'.
Do lado de fora da sede do partido, em João Pessoa, a equipe do Portal Clickpb conseguiu captar trechos de um discurso inflamado do prefeito Ricardo Coutinho, durante a reunião, que bradou: “Se nós não tomarmos uma posição agora, amanhã será tarde demais. Ele [Guilherme]foi uma indicação de Veneziano e o prefeito de Campina Grande é o único beneficiado com isso”.
Se o apoio majoritário da executiva estadual já não bastasse pois o presidente nacional do PSB, goernador Eduardo Campos (PE), hipotecou apoio irrestrito ao prefeito Ricardo Coutinho. Garantindo que “nada vai tirar o comando do PSB paraibano das mãos do presidente Ricardo Coutinho, por isso o diretório nacional espera que a solução a ser encontrada na Paraíba tenha consonância com a determinação de Ricardo”. E assim fora feito!
Diretorianos divulgam logo mais documento em que explicitam a decisão de forma majoritária. Agora, com a decisão partidária, o deputado estadual se vier a assumir o cargo terá de enfrentar as instâncias do partido, inclusive a punição [expulsão].
É, mais cedo que se esperava, o rompimento declarado entre o PSB e o PMDB.
Comentários para este Post:
Reginaldo disse...
maranhistas querem atropelar ricardo só porque sabe que ele é o futuro governador da paraiba hahahahahaha!
27 de Fevereiro de 2009 14:33
Postar um comentário

Prefeitura de Piancó tem seis meses para demitir mais de 150 servidores sem concurso público

A prefeitura Municipal de Piancó tem 180 dias para desligar todos os servidores que trabalham para o município e que não tenham sido admitidos por concurso público. O juiz André Wilson Avellar de Aquino, titular da Vara do Trabalho de Itaporanga (foto) TRT-PB, homologou, semana passada, o acordo feito entre o município de Piancó e o Ministério Público do Trabalho, representado, pela Procuradora Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros. O acordo está publicado, na integra, no site: www.trt13.jus.br (Ação Civil Pública nº 00301.2008.019.13.00-2).
O acordo não estabelece o número de servidores que será desligado, mas, com certeza, ultrapassa uma centena. A Ação Civil Pública exclui apenas os contratados para o exercício de cargos em comissão devidamente criados por lei, cujas atribuições, definidas na mesma lei, sejam, efetivamente, de direção, chefia, ou assessoramento, e, também, aqueles admitidos para atender a real necessidade temporária do serviço, na forma do artigo 37, inciso II da Constituição Federal.
Também ficaram excluídos da obrigação de desligamento, os servidores admitidos de forma permanente, anteriormente a outubro de 1988, data da vigência da Constituição Federal, mesmo que não tenham se submetido a concurso público. O Município de Piancó ainda se comprometeu a não contratar novos trabalhadores, sob qualquer forma, para integrar seus quadros, ocupando cargo, função, ou emprego público permanente, sem a prévia aprovação em concurso público.
O acordo na Ação civil Pública estabelece que, em caso de descumprimento das obrigações, o município pagará multa no valor equivalente a R$ 4 mil por trabalhador encontrado em situação irregular. A prefeita Flávia Serra Galdino (PP) também será punida com o pagamento de multa no valor de R$ 1 mil por cada trabalhador encontrado em situação irregular.
Como representante da Prefeitura Municipal de Piancó compareceu à audiência para acordo Manoel Wewerton Fernandes Pereira, acompanhado da advogada Kennya Juliana Ângelo de Sá Cristóvão.
(Ascom TRT-PB)

Toinho da Loja e Antônio Porcino definem nomes para direção dos órgãos estaduais em Itaporanga

Falando em substituições... Ainda não havíamos abordado sobre as trocas de comandos nos órgãos estaduais em Itaporanga por optarmos em deixar para uma base mais consistente, ou pelo menos, próximo disso. No entanto, diante dos passos já dados pelo grupo maranhista em Itaporanga liderado por Toinho da Loja (Foto / ex-vereador) e Antônio Porcino (ex-prefeito), é possível, agora, enxergar alguns nomes que deverão compor a representatividade da administração estadual local com o aval do governador José Maranhão (PMDB). Porcino, inclusive, passou a semana passada acertando os nomes no Palácio da Redenção.
Neste exato momento o ex-vereador terminou uma reunião na casa da professora Inês Soares, ex-secretária municipal da Educação (na gestão Porcino), que aceitou convite para ocupar a Coordenação Pedagógica da 7ª Gerência Regional de Ensino, que terá na direção o ex-vereador Geraldo Antas. O ex-vereador Toinho da Loja disse que a orientação do governador José Maranhão é no sentido de que o corpo técnico seja, também, prestigiado, além do político, no preenchimento dos cargos, como no DER, Suplan, Piscicultura, entre outros.
Desde o dia de ontem o ex-vereador não cansa de manter e receber contatos telefônicos. Agora mesmo ele recebia ligação dos deputados Trócolli Júnior e Gervásio Filho, para marcarem um almoço em sua fazenda. Toinho da Loja manteve contato também com o Coronel Jácome Carvalho (Comandante-Geral da PM), seu amigo pessoal, quando disse que a 3ª Cia/PM de Itaporanga ficará interinamente sob o comando do Capitão Lima Filho, antes à frente do Pelotão de Piancó. Segundo afirmou Toinho, o Coronel Jácome Carvalho estava à vontade para nomear uma pessoa de sua confiança para comandar a 3ª Cia/PM de Itaporanga.
A montagem da nova equipe de direção dos órgãos estaduais em Itaporanga, é a seguinte: a fisioterapeuta Jadcely Serafim (na direção do Hospital Distrital), ela é casada com Jacklino [sobrinho de Porcino]; Walter da Caixa (na Gerência Regional do Projeto Cooperar); o ex-vereador pelo município de Igaracy Geraldo Antas (na 7ª Regional de Ensino), ele é filho do vereador itaporanguense Zeca da Encarnação (PMDB); Inês Soares (na Coordenadoria de Ação Pedagógica da 7ª Regional de Ensino); Arquelau Caiana (Fazenda Veludo); Genival Alexandrino (Estação de Piscicultura); o médico veterinário Antônio Freire de Farias (na Defesa Agropecuária); o servidor Pedro Ferreira Filho (na direção da Cagepa); o também sevidor Everaldo (na direção da 10ª Ciretran), cargo que de fato ele exerce desde sempre; faltando ainda a Emater, a 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, o DER, a Suplan, a Cadeia Pública e a Coletoria. O delegado Francisco Basílio foi convidado para voltar ao comando da Delegacia local mas recusou, porque queria mesmo era assumir a 6ª Delegacia Regional da PC (atualmente chefiada pelo delegado Ivaldo Dias).
Vocês podem estar se perguntando: E quanto ao grupo do PTB (liderado por Audiberg Alves e Zé Valeriano) não vai pegar nada? De cara o nome de Audiberg, para assumir a direção do Hospital Distrital, teria sido barrado pela cúpula local do PMDB. O que segundo uma fonte [na verdade conselheiro] do petebista diz ser um erro dos líderes peemedebistas já que "eles precisarão de votos no futuro", pondera a fonte.
Isso, porém, mostra o quanto foi enigmática as declarações de Toinho da Loja, dias atrás, com relação a composição dos cargos estaduais em Itaporanga. “Todos os cargos serão ocupados por peemedebistas, conforme o quadro de 2006; e quem chegou de última hora não terá vez agora e precisará votar na reeleição de Maranhão em 2010 para ter direito a alguma coisa”, disse Toinho naquela oportunidade.
Entretanto, alguns cargos deverão ser nomeados em comum acordo com os prefeitos ligados à Maranhão no Vale do Piancó, que são eles: o petista Pedro Feitosa (Ibiara) e os peemedebistas José Walter (São José de Caiana), Hércules Mangueira (Diamante) e Vani Braga (Conceição).
É bom anotar que com Maranhão concorrendo à reeleição e Wilson Santiago ao Senado, em 2010, o PMDB terá uma dobradinha caseira no Vale na disputa pela proporcional com Toinho da Loja, candidato a deputado estadual, e Antônio Porcino, candidato a deputado federal.
Comentários para este Post:
Reginaldo disse...
o professor audibergue alves é um homem de fibra e responsavel, pois ele não precisa de nenhum cargo de estado. parabens
25 de Fevereiro de 2009 15:20
ESMELIERRISON GERRI disse...
É O RASGA RASGA DO PMDB. DAQUI A 2 É CASSIO DE NOVO
28 de Fevereiro de 2009 12:11

CG-PM faz sua primeira substituição no interior e troca o comando da 3ª Cia/PM em Itaporanga; Sai o Major Plutarco e entra o Capitão Lima Filho

Mesmo sem nenhuma portaria ainda assinada efetivando, de direito a troca, a verdade, de fato, é que a 3ª Cia de Polícia Militar, sediada em Itaporanga, amanheceu nesta quarta-feira (25) com um novo comandante. Trata-se do Capitão Albenor Lima Filho, que comandava até ontem o efetivo do Pelotão da PM na cidade de Piancó.
Ainda na madruga, desta quarta, o Major Putarco passou o comando da sub-unidade para o Capitão Lima Filho. O ato se deus logo após o sucesso obtido pelo Major com o esquema de segurança implantado na região, em particular, nas cidades de Coremas, Piancó e Itaporanga durante o carnaval, que não registrou nenhuma ocorrência mais grave. Oficial supeiror o Major ascende à um posto hierárquico na corporação, provavelmente no próprio 3º BPM/Patos.
O Major João Henrique dos Santos Plutarco Rodrigues de Lima após nove anos deixa o comando da 3ª Cia/PM de Itaporanga, subordinada ao 3º Batalhão de Patos, com um leque de serviços prestados à sociedade como, por exemplo, do desbaratamento de diversas quadrilhas, de roubos e desmanches de veículos, que agiam impunimente no Vale do Piancó. A cidade de Itaporanga conferiu em quase uma década verdadeira guerra no combate ao crime organizado e entorpecentes protagonizada pelo trabalho em conjunto das Polícias Cívil e Militar.
Diversas operações policias contra a bandidagem foram efetuadas com sucesso
A atuação do Major Plutarco sempre foi efusivamente festejada e comemorada por toda a região do Vale do Piancó. Entre tantas operações podemos destacar uma das mais comemoradas pela população: foi quando numa exitosa operação, em conjunto com a Polícia Civil, foram presos os autores do bárbaro assassinato do vendedor Valdo de Caldas, muito conhecido e querido em Itaporanga, que chocou pela atrocidade e brutalidade desferida. Os acusados foram presos e mostrados pelas ruas de Itaporanga.
Na área social a 3ª Cia de Itaporanga, sob o comando do Major Plutarco, foi pioneira no desenvolvimento de projetos desta área ao desenvolver, em parcerias com escolas públicas e privadas, a formação de centenas de crianças e adolescentes no combate às drogas através do PROERD (Programa de Educacional de Resitência às Drogas e à Violência). A iniciativa do Major Pluatrco, inclusive, foi conferida e aplaudida pelo então Comandante-geral Coronel Lima Irmão, durante visita à 3ª Cia, e mais recentemente pelo ex-comandante-geral Coronel Kelson Chaves. O governador Cássio Cunha Lima, quando esteve em Itaporanga, conferiu e também parabenizou o Major Plutarco pelos excelentes resultados que obteve com o desenvolvimento do projeto. O Proerd é um programa respeitadíssimo internacionalmente pela sua eficácia
Sob o comando do Major Plutarco a 3ª Cia/Itaporanga vem demonstrando seu bom relacionamento com a sociedade do Vale do Piancó; haja vista, não eximir-se de participar de vários programas sociais na cidade onde é sediada. Outro exemplo que podemos destacar é a Corrida da Independência, já na 5ª edição; a qual realiza-se sempre durante o mês de setembro, quando se comemora a Semana da Pátria, numa alusão feita especialmente ao dia 7 de Setembro: “Dia da Independência do Brasil”. O evento é desenvolvido pela 3ª Cia/PM em parceria com a 7ª Gerência Regional de Ensino, que disponibiliza para o evento, os atletas-alunos pertencentes aos diversos estabelecimentos de ensino do Vale do Piancó, sob sua administração.
Esses são só algumas das diversas ações empreendidas pelo Major Plutarco em Itaporanga durante esses nove anos em que esteve à frente do comando da 3ª Cia/PM local. Ele veio para Itaporanga no ano 2000 quando no Governo Maranhão II. O atual Comandante-Geral da corporação, Coronel Jácome Carvalho (que já foi comandante no início da década de 90 da 3ª Cia/Pm de Itaporanga), informara nesta segunda-feira (23) que a susbtituição nos comandos das unidades e sub-unidades operacional iriam começar só semana que vem pelos Batalhões, o que é um processo natural internamente e, agora, mais do que nunca com novo chefe no executivo estadual. No entanto, a ordem foi invertida no caso de Itaporanga, sendo a primeira substituição em toda a Paraíba agora sob o Governo Maranhão III.
Nós desejamos boa sorte tanto ao Major PLutarco (sem desiguinação certa) quanto ao Capitão Lima Filho (que assume a 3ª Cia/PM de Itaporanga) em sua novas missões na batuta dentro da Polícia Militar da Paraíba e no dever de garantir o que a sociedade espera: Segurança Pública.

Em plena quarta de cinzas Manoel Jr bota lenha na fogueira ao dizer que Maranhão manda no PSB

Racha: Manoel Jr dispara contra Ricardo e diz que quem manda no PSB é Maranhão
O deputado federal Manoel Júnior (PSB), que foi vice-prefeito de João Pessoa no primeiro mandato dos girassóis, tratou de colocar mas lenha na fogueira ao considerar um equívoco dos aliados do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) avaliarem como desrespeito a convocação de Guilherme Almeida para o governo Maranhão III, e a posse de Nadja Palitot na Al.
Júnior declarou que se o PSB quiser cobrar que todos acompanhem Ricardo se afastando de Maranhão o partido ficará esvaziado. Ele desafiou as lideranças do PSB a fazerem uma pesquisa dentro da legenda para saber se o partido deve continuar dando apoio a Maranhão. “Todos os deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores vão dizer claramente que querem fazer parte de processo de reconstrução da Paraíba”, disparou Manoel Júnior.
Na verdade, o prefeito fará um reunião urgente da executiva estadual do partido e ensaia nesta quarta-feira de cinzas jogar pro alto a aliança com José Maranhão (PMDB) só para ver quantas máscaras irão cair dentro do PSB. Já que como diz Manoel Júnior, além dele dentro do PSB, são maranhistas: Marcondes Gadelha (deputado federal); Leonardo Gadelha, Carlos Bartinga e Guilherme Almeida (deputados estaduais); Expedito Pereira e Nadja Palitot (suplentes estaduais); Bonifácio Rocha (suplente federal); Edmilson Soares (vereador na capital); e um tanto de prefeitos eleitos pelo partido, como Léo Abreu (Cajazeiras), Déoclecio Moura (Taperoá), entre outros.
Com analisa Suetoni, o PSB do M (de José Maranhão) cresce a cada dia. Ou seja, vai de vento em popa a “operação asfixia” da candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) para o governo.
Comentários para este Post:
Reginaldo disse...
aproveite essa foto maranhistas porque em 2010 vocês não vão sai nem na foto
27 de Fevereiro de 2009 14:38
Postar um comentário

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PMI festeja junto com foliões sucesso do carnaval

Foi um sucesso a realização do carnaval de rua em Itaporanga, mesmo sem tradição, mas que agradou e muito aos foliões e blocos carnavalescos da cidade. A Prefeitura Municipal se esforçou bastante e conseguiu destinar à população uma festa divertida, animada e elogiável. Passaram pelo palco da festa, desde o último sábado, as bandas: Mulheres Apaixonadas, Pagodão Sensuart, Vereda Tropical, entre outras.Um carnaval muito elogiado já que foi promovido, de última hora, com atrações da terrinha mas que deram um show à parte. Mesmo passando por dificuldades financeiras a atual gestão atendeu o pedido dos foliões e blocos fazendo acontecer a mais tradicional festa popular brasileira em nossa 'Pedra Bonida'. De parabéns, além dos foliões pela inexistência de conflitos e brigas, estão todos que fazem a administração municipal, em particular o secretário Domingos Marques (Seinfra), e sua equipe, pela determinação em deixar tudo pronto à tempo para que todos pudessem desfrutar de um carnaval modesto, porém, digno e muito festejado por toda a população. Diversão total no bloco Os Traíras, um veterano de Itaporanga Ricardo Pinto deu seu abraço em Edmilsinho e integrantes de sua banda
Olha aí a galera da Turma da Latinha
Alguns integrantes do bloco Pileque, composto só de casais
Público no centro da folia A galera do bloco Movidos à Álcool festejou seus 21 anos de 'porre'
A Secretaria Municipal de Saúde estava presente com uma equipe orientando os foliões quanto ao consumo exagerado de bebida álcoolica, o combate ao uso de drogas e, além de estar, fazendo distribuição de preservativos. O secretário Gaudêncio Mendes, inclusive, fez se presente todas as noites. Para a elgria dos foliões foi improvissado um banho de bica (com um pipa)
A Avenida Getúlio Vargas ficou lotada por foliões no carnaval promovido pela Prefeitura

Cicero: 'Cássio aceitou presidência do PSDB e será candidato ao Governo se tiver amparo legal'

No ninho tucano o presidente estadual, Cícero Lucena, informou nesta terça-feira (24) que o ex-governador Cássio Cunha Lima aceitou presidir a legenda nos próximos dias e será o candidato ao Governo do grupo se houver abrigo legal. Cícero anunciou ainda a licença de alguns deputados titulares para manutenção dos suplentes. “Partido age com solidariedade”,explicou.
Cícero Lucena explicou que esteve em Campina Grande na ultima sexta-feira conversando com o ex-governador quando recebeu a afirmativa de que assumirá a presidência do PSDB estadual. " Deveremos nos reunir na próxima quinta-feira (26), possivelmente em João Pessoa, quando definiremos algumas ações restando a parte mais consistente para quando Cássio retornar das férias que desfrutará com a família", adiantou.
O presidente do PSDB informou ainda que se Cássio puder ser candidato ao Governo não existe discussão interna e ele será o nome a unir todo o grupo. Caso contrário, Cícero disse que disputará com o senador Efraim Morais (DEM) a condição de candidato. "Não haverá desunião entre nós, portanto, quem estiver melhor posicionado nas pesquisas, eu ou Efraim, será candidato na hora certa", ponderou.
Cícero revelou ainda que os deputados estaduais Fabiano Lucena e Ruy Carneiro, ligados a ele, aceitaram a proposta de se licenciarem para que os suplentes Pedro Medeiros e Ricardo Barbosa se mantenham na titularidade da Assembléia legislativa. Outro parlamentar do grupo deverá fazer o mesmo visando manter o mandato de Ariano Fernandes.
wscom

Rosas espeta Maranhão diz que Ricardo "não abre nem pra um trem" postulação ao Governo em 2010

Realmente a crise está deflagrada. O vice-presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, declarou na noite desta terça-feira (24) que o partido vai bater o martelo a respeito da fidelidade partidária e cobrar que as lideranças da legenda acompanhem os projetos do partido. "Não vamos mais aceitar intervenção branca dentro doPSB. A questão da fidelidade partidária vai ser pautada. Quem não aceitar os rumos do partido, vai ter que deixá-lo", declarou Rosas, confirmando reunião do partido para avaliar, nesta quarta, a convocação do deputado Guilherme Almeida (PSB) para o governo Maranhão III permitindo a posse de Nadja Palitot na Assembléia.
"Exigimos respeito e vamos defender a autonomia dos partidos", declarou Rosas. Segundo ele, o PSB é um partido que carrega flores numa mão e o machado na outra. "Estão querendo que a gente use o machado", disparou. A abertura de possibilidade de posse de Nadja revoltou os socialistas aliados a Ricardo. Edvaldo Rosas disse que o PSB não vai comprometer seus projetos em razão das vontades alheias.
Ele reafirmou a intenção da legenda consolidar a candidatura de Ricardo Coutinho ao governo do Estado. "Não vamos abrir nem para um trem", disse. Há algumas semanas, Rosas bateu boca pela imprensa com o deputado federal Manoel Júnior (PSB) que criticou abertamente possível aliança de Ricardo com o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
"Tem que ser PSB ou está fora do partido", declarou Rosas.

PSB não aceita jogada de Maranhão em abrir vaga na AL para Nadja Palitot, inimiga nº de Ricardo

Fato novo nos bastidores da política. Pois não é que o rompimento político entre Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB) acaba de ficar mais nítido. Nesta terça-feira (24) o secretário de Organização do PSB e membro do diretório nacional do partido, Alexandre Urquisa (homem de estrita confiança do 'Mago'), distribuiu Nota em que denominou de " inaceitável a ida do deputado Guilherme Almeida (PSB), para uma secretaria do Governo Maranhão III a fim de abrir vaga para a primeira suplente Nadja Palitot", inimiga nº 1 do prefeito da capital.
A reação contra a 'manobra' pode ser mais violenta do que se imagina. Fontes ligadas ao partido revelaram que a direção estadual da legenda não hesitará em punir com expulsão os dois membros (Guilherme e Nadja) caso a substituição seja efetivada. A ascensão de Nadja à Assembléia pode ser o último lance de uma aliança entre o prefeito Ricardo Coutinho e o governador José Maranhão, em plena véspera de 'fogo'.
Oficialmente, o chefe da Gabinete do prefeito, jornalista Nonato Bandeira, não quis polemizar sobre o assunto. Disse apenas que o prefeito iria aguardar a nomeação de Guilherme. Durante todo o dia, peemedebistas tentaram colocar panos quentes na confusão. O vereador Fernando Milanez (PMDB) chegou a declarar que Maranhão está querendo apenas prestigiar o PSB do prefeito Ricardo Coutinho. Aliados do prefeito pensam o contrário. “Estamos muito perto de vermos um novo Campestre”, disse fonte ligada ao PSB, lembrando episódio de rompimento de Maranhão e Ronaldo Cunha Lima em 1998.
Dentro do PSB, ficou entendido como ofensas de José Maranhão, ao convidar um membro do PSB, além dos convites de José Carlos Evangelista (Dir. da Maternidade Cândida Vargas) para o Hospital de Emergência e Trauma e Marcelo Weick nomeado procurador geral do Estado sem nenhuma consulta prévia ao prefeito Ricardo Coutinho.
“O governador José Maranhão tem todo o direito de montar o seu governo, nós não queremos impor absolutamente nada, mas exigimos respeito. Como integrante da coligação encabeçada por ele em 2006 nós não fomos chamados para dialogar sobre nada e ainda somos surpreendidos com uma notícia na imprensa onde o próprio Guilherme confirma sua ida para o governo sem o aval do partido. Isso é inaceitável e nós temos que tirar um posicionamento claro sobre esse gesto, tanto do governo, como do nosso deputado”, afirmou Alexandre Urquisa., que também responde pela secretaria de Juventude e Esportes da Prefeitura de João Pessoa.
“Esse caso de Nadja como vereadora o partido já se posicionou. Tanto que sequer ela teve legenda para concorrer à reeleição. O momento agora é outro. Trata-se de um filiado, que mantém um mandato de deputado pelo partido, que é chamado individualmente, aceita o convite ignorando a legenda que até agora não foi chamada para discutir absolutamente nada no governo que se instalou semana passada na Paraíba”, complementou Urquisa.

Atântida E. Clube fez o seu tradicional carnaval

O Atlântida Esporte Clube, tradicional sodalício de Itaporanga, continua sendo o principal destino para as tardes de matinê e noites de bailes carnavalescos. O clube que está sob novo comando fez um irreverente e alegre carnaval, o primeiro da gestão do presidente Damião Pereira (no cargo há apenas um mês).
A animação ficou à cargo da Banda Mulheres Apaixonadas e da Orquestra de Frevo. E nesta terça-feira (24), encerramento do carnaval, o Novo Mundo Center presentou as fantasias infantis melhor avaliadas pelo público presente numa atitute louvável do 'Shopping do Sertão'. Empresário Cícero Carneiro (Novo Mundo Center), o editor, Damião Pereira e Tonho Carneiro, respectivamente, Presidente e Diretor do Atlântida Esporte Clube. Diretoria do Atlântida Esporte Clube, da esquerda para direita: Manoel Araújo, João Neto Braz, Well, Raimundo (de Alaide), Damião Pereira (presidente), Tonho Carneiro, Juan Gutemberg e Judivan Custódio.Erick Ramos (vocalista da Banda Mulheres Apaixonadas), Cícero Carneiro, o editor, Damião Pereira (presidente do AEC) e Tonho Carneiro.

Enquete para contratar atrações do 'São Pedro 09' está suspensa; Cia do Calypso fica em 1º lugar

Devido a mudança político-administrativa ocorrida na chefia do Governo do Estado tivemos que suspender a enquete que a Prefeitura Municipal de Itaporanga estava promovendo, no Blog, com relação as contratações que a população deseja ver abrilhantando os festejos juninos.
A suspenção da enquete é motivada pela incerteza da manutenção de proposta entre a Prefeitura e a PBTUR, acertada com o ex-governador Cássio Cunha Lima. Caso não haja aceno de ajuda pela equipe do atual governo resta a gestão Djaci Brasileiro apoio do Ministério do Turismo, que já está sendo conquistado pelo deputado federal Wellington Roberto (PR), para poder realizar o ''Melhor São Pedro do Brasil'.
Porém, ressaltamos que a atua administração municipal vai sim contratar, pelo menos, três das dez atrações mais votadas pelos internautas. No momento em que suspendíamos a votação, minutos atrás, a enquete já registrava 5.479 votos dos internautas e a grande vencedora, com mais de cem votos de maioria da segunda colada, ficou a Banda Companhia do Calypso (foto), com 696 votos, ou seja, 12,70%.
Confira abaixo o resultado geral:
Em 1º lugar - Cia do Calypso: 12,70% (696 votos) / Aviões do Forró: 10,88% (596 votos) / Saia Rodada: 7,92% (434 votos) / Magníficos: 7,79% (427 votos) / Mastruz com Leite: 7,26% (398 votos) / Limão com Mel: 6,73% (369 votos) / Calcinha Preta: 6,72% (368 votos) / Cavaleiros do Forró: 4,93% (270 votos) / Cheiro de Menina: 4,82% (264 votos) / Solteirões do Forró: 4,56% (250 votos) / Gatinha Manhosa: 4,16% (228 votos) / Desejo de Menina: 4,16% (228 votos) / Santana: 3,14% (172 votos) / Flávio José: 3,07% (168 votos) / Dominguinhos: 2,37% (130 votos) / Nando Cordel: 2,04% (112 votos) / Cascavel: 2,04% (112 votos) / Os Três do Nordeste: 1,73% (95 votos) /Ferro na Boneca: 1,62% (89 votos) e Valdonis: 1,33% (73 votos). Total: 5.479 votos