Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ricardo e Maranhão já estão em plena campanha e também rompidos (?) politicamente para 2010

Caro leitores, a seguir trechos de dois textos mais do que oportunos, escritos por Luis Tôrres e Fernando Caldeira, que expõe como se diz à 'flôr da pele' o racha já produzido entre a oposição na Paraíba, até a saída de Cássio do cargo de governador. Isso porque agora quem é oposição é grupo Cunha Lima.
Luis Tôrres analisa da seguinte maneira esse quadro político:
"Uma das maiores ofensas que se pode praticar contra alguém é subestimá-lo na inteligência. É, com a devida vênia, o que Maranhão e Ricardo Coutinho estão fazendo com a imprensa política da Paraíba. Não que estejam errados. Não. Política é mesmo a arte de representar. Mas ambos exageram no disfarce. Eles não conseguem esconder nem de si mesmos que estão politicamente rompidos e querem que o resto da humanidade acredite.
[...] Repito: Maranhão e Ricardo já romperam. Não se trata mais de checar ou não se isso é verdade. Trata-se apenas de aguardar que o futuro faça submergir de forma evidente o fim da aliança política entre ambos, assim como a bancada de Areia Vermelha na maré baixa. [...] Durante todo o processo, o prefeito de João Pessoa nunca exprimiu uma declaração sequer defendendo a cassação de Cássio. Estava se formando nele a possibilidade de governar a Paraíba e Maranhão de volta atrapalharia os planos. [...] Durante meses, especulou-se provável aliança entre Ricardo e Cássio, dado a generosidade em que ambos se tratavam. Ricardo deixou bem claro para Maranhão que os inimigos dele eram diferentes dos alimentados pelo PMDB.
Está na cara como nariz: a trajetória de Ricardo e Maranhão foi pautada por “traições veladas”. E o futuro preconiza alfinetadas maiores. Por um motivo muito simples: com a posse de Maranhão, o caminho de ambos se cruzam em 2010. Maranhão não tem, nem se quiser, como abrir mão da reeleição para apoiar Ricardo. Veneziano Vital do Rego jamais permitiria isso. [...] Em resumo, as vaidades nunca foram as melhores razões das convergências.
Ricardo e Maranhão poderiam até passar uma borracha no passado, estreitando os laços. Mas é no futuro que seus destinos se distanciam. [...] Não adianta tentarem negar as evidências. Maranhão e Ricardo, pela igualdade dos desejos, já romperam. Falta apenas registrar em cartório."

Fernando Caldeira observa da seguinte forma essa 'briga':
"Agora que Maranhão (PMDB) é governo, e que já se pode dizer que será, com certeza, candidato a reeleição em 2010, já dá para projetarmos o futuro em termos políticos. E nem é preciso ser bidú ou adivinho para antever que Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB) estão em rota de colisão. Por que, se de um lado governador peemedebista não abre, o prefeito socialista também não. Um e outro, até há pouco aliados, agora estão em rota de colisão, embora mantenham as aparências.
Isso chama-se conveniência. É, porque em política é assim, todos querem o poder, e entregá-lo, nem pensar! “Poder se perde, não se entrega”, dizem os entendidos. Logo, Maranhão não vai entregar de mão beijada um governo que conquistou no tapetão a duras penas. Mesmo que isso desagrade a quem, até pouco tempo, cortejava como um dos seus aliados mais ilustres, como é o caso de Ricardo. Prova desse desarranjo de interesses entre eles está na ida de ambos, Maranhão e Ricardo, ao carnaval de Cajazeiras.
Interessados em aparecerem para um público de milhares de pessoas num dos maiores carnavais do Nordeste, principalmente quando no comando administrativo do município está Leonid Abreu, filiado ao PSB, mas muito próximo ao atual governador, eles irão ao Oeste paraibano sim mas, S E P A R A D O S. Isso mesmo: a aliança que os unia até bem pouco tempo já se desfez porque, agora, cada qual tem seus objetivos próprios que não são outros além de serem eleitos governador em 2010.
Como só há uma vaga, logo se vê que seus interesses são conflitantes. Por isso é que o governador José Maranhão marcou presença em Cajazeiras neste domingo (22) e, ato contínuo, o prefeito Ricardo Coutinho marcou a sua neste sábado (21). Não dá para compartilharem um mesmo avião e um mesmo palanque ou camarote duas lideranças que desejam o mesmo e único lugar no Estado. Afinal, dois bicudos não se beijam!"

Falando em bicudo... o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), com vaga garantida no Senado Federal, chegará em 2010 bastante fortalecido, apesar da cassação, e apto, segundo informações, para disputar, inclusive, o Governo do Estado o que incendiaria ainda mais a disputa eleitoral de 2010. E, neste caso, quem mais sairia perdendo, em termos de apoios partidários, seria o coletivo dos 'girassóis'. Já que partidos como PP, PPS, PV, PRP e PTB, hoje aliados do 'Mago', não demorariam em fazer o caminho de volta ao grupo Cunha Lima. Já que Cássio seria o candidato.
Vale ressaltar, ainda, que no PSB os deputados estaduais (Leonardo Gadelha /Carlos Batinga /Guilherme Almeida), os federais (Manoel Júnior / Marcondes Gadelha) e a grande maioria dos prefeitos são maranhistas e não ricardistas. É isso mesmo! Só para se ter uma idéia como o Governo é 'doce' neste domingo o atual 'inquilino' do Palácio da Redenção (não era assim que Maranhão se referia à Cássio) já contabilizou diversas adesões.
Na região de Cajazeiras, com 24 municípios, apenas o prefeito de Poço Dantas ( só 1 mesmo) era do esquema peemedebista, isso porque ele pertence a família de Wilson Santiago. Com a passagem hoje do atual 'inquilino' por Cajazeiras já lhe hipotecaram apoio seis prefeitos, entre eles o prefeito de Cachoeira dos ìndios e a prefeita de Bonito de Santa Fé.
Isso é apenas o começa da disputa eleitoral de 2010 que definitivamente já está nas ruas.

Nenhum comentário: