Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sete municípios perderam eleitores no Vale do Piancó; Em dois não houve redução no eleitorado

Ao longo dos anos, o número de eleitores das cidades paraibanas oscilou para mais e para menos. Alguns municípios registraram queda considerável em seu eleitorado. Foi o que aconteceu em 66 dos 223 municípios, onde o número de eleitores aptos a votar em outubro passado foi menor do que das eleições de 2006. E comparando o eleitorado de 1998 e de 2008, tem-se que 45 cidades perderam eleitores.
O juiz corregedor, João Benedito da Silva, comentou que a queda do número de eleitores em algumas cidades paraibanas se deve ao fato do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) ter realizado revisão eleitoral em 76 municípios, em 2007. Das 66 cidades que tiveram redução em seus eleitores, 65 haviam passado por revisão eleitoral em 2007. Entre os quais sete do Vale do Piancó: Aguiar, Emas, Ibiara, Pedra Branca, Piancó, Santana de Mangueira e Serra Grande. Das 76 cidades que passaram pela revisão em 2007, apenas, onze cidades não reduziram o número de eleitores, duas delas no Vale do Piancó: Curral Velho e Santa Inês. Nestes municípios, durante a revisão, muitos eleitores tiveram seus títulos cancelados. Porém, como houve novos cadastramentos e transferências após a revisão, a diferença entre o número de eleitores na Eleição de 2006 e o montante apto a votar na Eleição de 2008 cresceu.
O desembargador Júlio Paulo Neto, que assume a presidência do TRE-PB em 6 de março, comentou que vai pedir um estudo e onde o número de eleitores for superior a 80% do número de habitantes, ele irá solicitar ao TSE autorização para que seja feita a revisão. “Como não se pode realizar revisão em ano de eleição, salvo em situações excepcionais autorizadas pelo TSE, o ano certo para este serviço é agora: 2009. Então, quando eu receber o relatório de habitantes versus eleitores, se houver necessidade, junto com a Corregedoria Eleitoral, vou pedir autorização ao tribunal superior para desempenhar a tarefa”, disse Júlio Paulo Neto.
Já a equipe técnica da Secretaria de Informática do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vem se reunindo constantemente para tratar do cadastramento biométrico. O secretário José Cassimiro Júnior, informou que a Paraíba deve começar, a partir de agosto, a implantar este novo mecanismo, que é uma novidade da Justiça Eleitoral. José Cassimiro explicou que os municípios serão sorteados e precisam atender às regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A fase experimental cadastrará eleitores de cinco cidades.
José Cassimiro Júnior ainda esclareceu que todos os eleitores das cidades escolhidas serão recadastrados para integrar um novo banco de dados em que constará além do nome e dados dos documentos, também fotografia e as impressões digitais. Ao comparecer à urna para votar, o eleitor será identificado através das digitais e da foto, o que torna o sistema mais fidedigno e à prova de fraudes. “A implantação deste novo sistema, em todo o país, deverá levar uns dez anos”, comentou o secretário. O equipamento necessário para o cadastramento é composto por um laptop, um scanner, um software e uma máquina fotográfica digital. O software usado ajustará, inclusive, a imagem fotografada para evitar distorções", finalizou.
JP

Nenhum comentário: