Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Prefeitura de Itaporanga cadastra pessoas que irão ser atendidas pelo programa 'Remédio em Casa'

A Secretaria Municipal da Saúde, na cidade de Itaporanga, iniciou esta manhã o cadastramento das pessoas que deverão ser atendidas pelo programa 'Remédio em Casa'. A administração municipal viabiliza, assim, um serviço público de entrega de medicamentos em casa, visando proporcionar mais conforto para o cidadão, desafogar a concentração de pacientes nos postos de saúde e otimizar custos.
Secretário Municipal da Saúde Gaudêncio Mendes
O benefício mais direto é a diminuição de pacientes na estrutura física dos postos de saúde, o que para a população representa menos esperas nos atendimentos e para os servidores um melhor aproveitamento do tempo e serviço do exercício profissional. “Isso que estamos fazendo em Itaporanga não é só simples entrega de remédios, mas sim um atendimento diferenciado à população”, disse o secretário Gaudêncio Mendes de Souza. A partir de agora a entrega será feita diretamente nas residências dos cadastrados.
"Esse é um programa muito importante. Ele desata o nó da oferta de consultas. Como recebe os medicamentos em casa, o paciente estável só volta ao posto para uma nova consulta, quatro meses depois, em média. Com isso, o médico pode atender outros doentes", afirmou o secretário, acrescentando que o 'Remédio em Casa' impede, ainda, os desvios e reduz o desperdício, pois os medicamentos ficam na farmácia básica.
A população aprova a implantação do programa 'Remédio em Casa'
Por enquanto, o cadastramento no programa está restrito a diabéticos e hipertensos, sem limite de idade ou renda. A pessoa precisa obter um cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), confeccionado na própria unidade da rede municipal de saúde. Para isso, é necessário apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento. Depois de avaliação médica, o interessado será encaminhado para o programa.
O Programa 'Remédio em Casa' de cara já agrada em cheio a população. Pois o objetivo é facilitar a vida daquela que pessoa que depende do uso do medicamento diariamente, buscando levar conforto e comodidade à comunidade, principalmente aos pacientes de diabetes e hipertensão. "Muitas vezes o paciente não tem condições de se deslocar até a Farmácia Básica para buscar o seu remédio, que tanto necessita. Então o prefeito Djaci Brasileiro, atento a esse detalhe, pediu a Secretaria que buscasse uma solução e o Projeto 'Remédio em Casa' está sendo implantado", explica o secreário.
Para agilizar o projeto, duas motocicletas okm estão sendo adquiridas para a prestação desse tipo de serviço. Isso porque, o Programa 'Remédio em Casa' é uma ferramenta de dispensação farmacêutica que servirá primariamente aos portadores de HA (Hipertensão arterial) e DM (Diabetes mellitus) estáveis e controlados em acompanhamento nas Unidades de Saúde.
Cadastro de pessoas para o programa 'Remédio em Casa'
"As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte na população adulta do Brasil. A Hipertensão Arterial e o Diabetes Mellitus são dois dos principais e mais prevalentes fatores de risco controláveis para doenças cardiovasculares, necessitando de controle e seguimento por toda a vida, a maior parte dos casos com uso contínuo de medicamentos", ponderou Gaudêncio.
O objetivo principal do Programa é garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos selecionados para o tratamento da HA e do DM.

Nenhum comentário: