Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CG-PM faz sua primeira substituição no interior e troca o comando da 3ª Cia/PM em Itaporanga; Sai o Major Plutarco e entra o Capitão Lima Filho

Mesmo sem nenhuma portaria ainda assinada efetivando, de direito a troca, a verdade, de fato, é que a 3ª Cia de Polícia Militar, sediada em Itaporanga, amanheceu nesta quarta-feira (25) com um novo comandante. Trata-se do Capitão Albenor Lima Filho, que comandava até ontem o efetivo do Pelotão da PM na cidade de Piancó.
Ainda na madruga, desta quarta, o Major Putarco passou o comando da sub-unidade para o Capitão Lima Filho. O ato se deus logo após o sucesso obtido pelo Major com o esquema de segurança implantado na região, em particular, nas cidades de Coremas, Piancó e Itaporanga durante o carnaval, que não registrou nenhuma ocorrência mais grave. Oficial supeiror o Major ascende à um posto hierárquico na corporação, provavelmente no próprio 3º BPM/Patos.
O Major João Henrique dos Santos Plutarco Rodrigues de Lima após nove anos deixa o comando da 3ª Cia/PM de Itaporanga, subordinada ao 3º Batalhão de Patos, com um leque de serviços prestados à sociedade como, por exemplo, do desbaratamento de diversas quadrilhas, de roubos e desmanches de veículos, que agiam impunimente no Vale do Piancó. A cidade de Itaporanga conferiu em quase uma década verdadeira guerra no combate ao crime organizado e entorpecentes protagonizada pelo trabalho em conjunto das Polícias Cívil e Militar.
Diversas operações policias contra a bandidagem foram efetuadas com sucesso
A atuação do Major Plutarco sempre foi efusivamente festejada e comemorada por toda a região do Vale do Piancó. Entre tantas operações podemos destacar uma das mais comemoradas pela população: foi quando numa exitosa operação, em conjunto com a Polícia Civil, foram presos os autores do bárbaro assassinato do vendedor Valdo de Caldas, muito conhecido e querido em Itaporanga, que chocou pela atrocidade e brutalidade desferida. Os acusados foram presos e mostrados pelas ruas de Itaporanga.
Na área social a 3ª Cia de Itaporanga, sob o comando do Major Plutarco, foi pioneira no desenvolvimento de projetos desta área ao desenvolver, em parcerias com escolas públicas e privadas, a formação de centenas de crianças e adolescentes no combate às drogas através do PROERD (Programa de Educacional de Resitência às Drogas e à Violência). A iniciativa do Major Pluatrco, inclusive, foi conferida e aplaudida pelo então Comandante-geral Coronel Lima Irmão, durante visita à 3ª Cia, e mais recentemente pelo ex-comandante-geral Coronel Kelson Chaves. O governador Cássio Cunha Lima, quando esteve em Itaporanga, conferiu e também parabenizou o Major Plutarco pelos excelentes resultados que obteve com o desenvolvimento do projeto. O Proerd é um programa respeitadíssimo internacionalmente pela sua eficácia
Sob o comando do Major Plutarco a 3ª Cia/Itaporanga vem demonstrando seu bom relacionamento com a sociedade do Vale do Piancó; haja vista, não eximir-se de participar de vários programas sociais na cidade onde é sediada. Outro exemplo que podemos destacar é a Corrida da Independência, já na 5ª edição; a qual realiza-se sempre durante o mês de setembro, quando se comemora a Semana da Pátria, numa alusão feita especialmente ao dia 7 de Setembro: “Dia da Independência do Brasil”. O evento é desenvolvido pela 3ª Cia/PM em parceria com a 7ª Gerência Regional de Ensino, que disponibiliza para o evento, os atletas-alunos pertencentes aos diversos estabelecimentos de ensino do Vale do Piancó, sob sua administração.
Esses são só algumas das diversas ações empreendidas pelo Major Plutarco em Itaporanga durante esses nove anos em que esteve à frente do comando da 3ª Cia/PM local. Ele veio para Itaporanga no ano 2000 quando no Governo Maranhão II. O atual Comandante-Geral da corporação, Coronel Jácome Carvalho (que já foi comandante no início da década de 90 da 3ª Cia/Pm de Itaporanga), informara nesta segunda-feira (23) que a susbtituição nos comandos das unidades e sub-unidades operacional iriam começar só semana que vem pelos Batalhões, o que é um processo natural internamente e, agora, mais do que nunca com novo chefe no executivo estadual. No entanto, a ordem foi invertida no caso de Itaporanga, sendo a primeira substituição em toda a Paraíba agora sob o Governo Maranhão III.
Nós desejamos boa sorte tanto ao Major PLutarco (sem desiguinação certa) quanto ao Capitão Lima Filho (que assume a 3ª Cia/PM de Itaporanga) em sua novas missões na batuta dentro da Polícia Militar da Paraíba e no dever de garantir o que a sociedade espera: Segurança Pública.

Nenhum comentário: