Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Energisa terá que pagar uso e ocupação do solo nos municípios da Paraíba, diz UBAM

A União Brasileira de Municípios (UBAM) reúne, nos próximos dias, os prefeitos da Paraíba para expor estratégia que objetiva resolver débitos junto a Energisa, com a criação, ainda este ano, de lei que dispõe sobre a cobrança pelo uso e ocupação do solo municipal. A lei prevê a cobrança do uso do solo pelos postes e fixados em calçadas e logradouros, como também do espaço aéreo, tomados por fiação.
Para o presidente da UBAM Leonardo Santana a situação se mostra insustentável, pelo fato das prefeituras não disporem de recursos para pagar débitos de administrações passadas. Segundo Leonardo, a regra, que deve ser apresentada nas câmaras municipais e, após aprovação, submetidas à sanção dos prefeitos, proporcionará aos municípios a garantia de um "encontro de contas" com a Energisa, a qual vem cobrando, de forma agressiva, débitos antigos - gerados antes do processo de privatização - acrescentando taxas de juros e mora que aumentam em mais de 100% o valor original da dívida.
Após aprovada a referida lei e sancionada pelos prefeitos, ela entrará em vigor já em 2010, ocasião em que os gestores deverão realizar estudos para obterem os valores que serão aplicados à cobrança do uso e ocupação do solo, o que é de pleno direito dos municípios, que poderão também municipalizar os serviços de energia elétrica e adquiri-la onde for economicamente viável.

Nenhum comentário: