Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Professores de Olho D'água devem recorrer nesta segunda ao MP em Piancó por falta de transporte

Os Professores Municipais do Município de Olho D’água receberam uma péssima noticia da secretária de Educação de que não tinham transporte para se deslocarem para as escolas da Zona Rural do Município. De acordo com o presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves (foto), no período do inverno existem escolas que não tem como funcionar, pois riachos e o próprio rio piancó não permitem passagem de veículos e quando está no período de seca, os professores são prejudicados com a forte poeira, pois andam em cima de camionetes, sem as mínimas condições, muitas usam como combustível o gás de cozinha, como aconteceu o ano passado.
Os professores procuraram o gestou municipal (prefeito Chico Carvalho) para solucionar o problema, para garantir o transporte para os mesmos, mas a resposta foi negativa e com isso, estarão nesta segunda-feira, denunciando a situação junto ao Ministério Público em Piancó que tem a frente a Dra. Caroline Freire. “Interessante é que a Promotoria reuniu os secretários de educação do vale do Piancó, para discutir a evasão escolar e lá estava a Secretária de Educação de Olho D’água, tendo todos se comprometido em evitar a evasão nos seus municípios e, no entanto, a mesma secretária toma uma atitude dessas, não sei como a mesma irá se explicar para o Ministério Público, com a mesma promotora que promoveu a reunião.” Destacou Gonçalves.
O Município que tem escolas em difícil acesso, como é o caso de Olho D’água, tem por obrigação garantir o funcionamento regular de todas as escolas, dando todas as condições dos profissionais da educação, professores, diretores, diretores adjuntos, supervisores, coordenadores, além dos auxiliares de serviços, vigias, chegarem aos seus locais de trabalho, pois é uma responsabilidade específica de cada Município, que conste ou não no Estatuto. Se o Município não garantir isso, quem irá garantir o governo do Estado ou Federal? É claro que a responsabilidade é do Município. Disse.
Outra questão levantada por José Gonçalves diz respeito ao transporte disponibilizado pela Prefeitura, pois se não for um ônibus, o sindicato vai denunciar a situação junto ao Ministério Público. “a Prefeitura deve garantir um ônibus ou microônibus, para transportar os professores, pois se os mesmos forem transportados em paus de arara, muitos com gás de cozinha, sem cobertura, correndo sérios riscos de vida, estaremos formulando a denúncia junto ao Ministério Público em Piancó.
MarcosEugênio

Nenhum comentário: