No próximo dia 13 de março será realizado em Itaporanga, no Atlântida Esporte Clube das 8h ao meio-dia, um encontro regional dentro do processo de instalação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú, com participantes de todos os municípios do Vale do PIancó. A informação foi dada ao programa “Itaporanga Em Foco” por Jandhuy Martins (foto), que é Mobilizador Social da ADESE no Vale do Piancó. O evento é promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e acontecerão, também, nas cidades de Caicó (RN), Patos (PB), Cajazeiras (PB), Pombal (PB) e Assú (RN).
O Comitê será instalado num processo atendendo determinação da Presidência da República e será composto de 40 membros. Uma das principais preocupações da ADESE é com a conscientização da população quanto aos problemas ambientais que atinge a maioria dos nossos rios. “A ADESE, por exemplo, vê como assustadora essa problemática da poluição do Rio Píancó, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açú e através deste Comitê vamos lutar para viabilizar a sua revitalização, conscientizando as pessoas quanto a esse problema”, disse Jandhuy.


Agora é chegado o momento de instalar o Comitê para isso, os usuários, as prefeituras e a sociedade estão sendo convidados a participar de uma série de encontros regionais em várias cidades da bacia com o objetivo de informar a população sobre o seu processo de instalação. Após os encontros regionais será aberto o período de inscrição e habilitação. Em seguida, serão realizadas as Plenária Setorias onde ocorrerá o processo de eleição dos representantes de cada setor no Comitê, conforme número de vagas previstas nas normas do processo eleitoral. Após as plenárias é realizada a Assembléia e Posse dos membros eleitos do Comitê. Os membros elegem então a Diretoria e iniciam as atividades do Comitê. Os principais problemas da Bacia do Piranhas-Açú são: A Contaminação das águas, o Assoreamento em conseqüência do uso inadequado do solo, a Degradação da mata ciliar, a Erosão generalizada e a Escassez hídrica.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu foi instituído por decreto presidencial em Novembro de 2006 a partir da iniciativa conjunta da Sociedade Civil da Bacia e dos Governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No ato de criação foi nomeada uma Diretoria Provisória com a missão de instalar o Comitê num período de 6 meses. Em decorrência das eleições de 2006 essa Diretoria foi substituída e a atual solicitou prorrogação do prazo de instalação. Nesse sentido a Diretoria nomeou um Grupo de Apoio com o objetivo de auxiliá-la nesse processo. Em Outubro de 2007 realizou-se uma Oficina de Planejamento com a participação do Grupo de Apoio e Técnicos da ANA com o objetivo de estabelecer as diretrizes operacionais e metodológicas a serem seguidas no processo de instalação do CBH-Piranhas-Açu.
A ADESE recebeu no dia 25 de janeiro passado, em sua sede, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger (o de terno), tido como o guru do Governo Lula, e uma comitiva composta por diversas autoridades, dentre elas o vice-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza, a Deputada Federal Fátima Bezerra, Secretários de Estado, o Prefeito de Caicó Bibi Costa, prefeitos de outras cidades do Seridó, além de outras autoridades.


Nenhum comentário:
Postar um comentário