Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Adese fará encontro em Itaporanga para instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açú

No próximo dia 13 de março será realizado em Itaporanga, no Atlântida Esporte Clube das 8h ao meio-dia, um encontro regional dentro do processo de instalação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açú, com participantes de todos os municípios do Vale do PIancó. A informação foi dada ao programa “Itaporanga Em Foco” por Jandhuy Martins (foto), que é Mobilizador Social da ADESE no Vale do Piancó. O evento é promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) e acontecerão, também, nas cidades de Caicó (RN), Patos (PB), Cajazeiras (PB), Pombal (PB) e Assú (RN).
Savi Filho, Jandhuy Martins e o editor
O Comitê será instalado num processo atendendo determinação da Presidência da República e será composto de 40 membros. Uma das principais preocupações da ADESE é com a conscientização da população quanto aos problemas ambientais que atinge a maioria dos nossos rios. “A ADESE, por exemplo, vê como assustadora essa problemática da poluição do Rio Píancó, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açú e através deste Comitê vamos lutar para viabilizar a sua revitalização, conscientizando as pessoas quanto a esse problema”, disse Jandhuy.
A Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açú abrange uma área de cerca de 43.000 km² no Sertão dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Neste espaço existem 146 municípios onde vivem cerca de 1,3 milhões de pessoas que usam essas águas para uso humano e animal, irrigação, diluição de resíduos, criação de peixes e camarões, uso industrial, lazer, além de outros usos. Esses usos, entre outros fatores, acabam impactando a quantidade disponível e a qualidade dessa água. Daí se torna claro que o gerenciamento desses recursos hídricos deve ser feito de forma participativa reunindo todos os interessados.
Equipe da Aesa que tem na gerência de Patos um conterrâneo nosso, doutor em quisito de água: Gutemberg-Gugu (no centro de boné branco)
Agora é chegado o momento de instalar o Comitê para isso, os usuários, as prefeituras e a sociedade estão sendo convidados a participar de uma série de encontros regionais em várias cidades da bacia com o objetivo de informar a população sobre o seu processo de instalação. Após os encontros regionais será aberto o período de inscrição e habilitação. Em seguida, serão realizadas as Plenária Setorias onde ocorrerá o processo de eleição dos representantes de cada setor no Comitê, conforme número de vagas previstas nas normas do processo eleitoral. Após as plenárias é realizada a Assembléia e Posse dos membros eleitos do Comitê. Os membros elegem então a Diretoria e iniciam as atividades do Comitê. Os principais problemas da Bacia do Piranhas-Açú são: A Contaminação das águas, o Assoreamento em conseqüência do uso inadequado do solo, a Degradação da mata ciliar, a Erosão generalizada e a Escassez hídrica. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu foi instituído por decreto presidencial em Novembro de 2006 a partir da iniciativa conjunta da Sociedade Civil da Bacia e dos Governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte. No ato de criação foi nomeada uma Diretoria Provisória com a missão de instalar o Comitê num período de 6 meses. Em decorrência das eleições de 2006 essa Diretoria foi substituída e a atual solicitou prorrogação do prazo de instalação. Nesse sentido a Diretoria nomeou um Grupo de Apoio com o objetivo de auxiliá-la nesse processo. Em Outubro de 2007 realizou-se uma Oficina de Planejamento com a participação do Grupo de Apoio e Técnicos da ANA com o objetivo de estabelecer as diretrizes operacionais e metodológicas a serem seguidas no processo de instalação do CBH-Piranhas-Açu.A ADESE recebeu no dia 25 de janeiro passado, em sua sede, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger (o de terno), tido como o guru do Governo Lula, e uma comitiva composta por diversas autoridades, dentre elas o vice-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza, a Deputada Federal Fátima Bezerra, Secretários de Estado, o Prefeito de Caicó Bibi Costa, prefeitos de outras cidades do Seridó, além de outras autoridades.

Nenhum comentário: