Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Com novo quadro político seis deputados federais podem não concorrer à reeleição em 2010

Pelas projeções resultante da guinada de 360º dada na política paraibana, após ascenção de José Maranhão (PMDB) ao Palácio da Redenção semana passada, nada menos do que metade das vagas na atual bancada federal na Câmara dos Deputados estará aberta à novos pretendes em 2010. Dependendo das conversações até o ano que vem, podem não mais disputar a reeleição os seguintes deputados: Wilson Braga, Wilson Santiago e/ou Vitalzinho, ambos do PMDB; Wellington Roberto (PR); Luiz Couto (PT); Marcondes Gadelha (PSB); Armando Abílio (PTB); e Rômulo Goveia (PSDB).
Para começar, segundo Zé Euflávio, Rômulo Gouveia (foto) já teria confessado a amigos que não mais disputará o cargo de deputado federal, em 2010, preferindo retornar à Assembléia Legislativa, de onde já foi presidente. "Brasília é um mundo à parte. Não dá para mim", diz Rômulo. Quem deverá ganhar suas bases será o destemido Arthur Cunha Lima, atual presidente da AL.

Wilson Braga poderá não mais sair candidato à Câmara dos Deputados ensaia conquistar uma vaga de candidato ao Senado na chapa do PMDB, tendo como suplente o empresário Deca do Atacadão Rio do Peixe. Sua esposa Lúcia Braga (PMDB) é quem deve sair candidata à Câmara. Mas na disputa por uma vaga como candidato a senador pelo PMDB, ainda, tem mais dois pretendes: Wilson Santiago e Vitalzinho. Santiago diz, inclusive, que não abre mão. Já Vitalzinho espera que seja indicado para a outra vaga como prêmio de 'consoloção' pela abdicação do irmão (Veneziano) como candidato ao Governo em favor da reeleição de José Maranhão.No PSB, Marcondes Gadelha já anunciou que não concorrerá à reeleição e, inclusive, lançou o filho Leonardo, deputado estadual, como postulante à vaga. Pelo PT, Luiz Couto também já anunciou que não concorrerá à reeleição mas sim ao Senado Federal, segundo sua ala dentro do partido, de preferência na chapa a ser encabeçada pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB). O PT vai trabalhar por dois nomes para a Câmara: Rodrigo Soares e Jeová Campos, ambos deputados estaduais. Já o PTB está trabalhando o nome do deputado Armando Abílio para figurar como candidato a vice-governador em 2010. A tese até esta semana era de compor chapa com o prefeito de João Pessoa, no entanto, a coisa mudou com a cassação de Cássio, que pode e deve ser candidato ao Governo em 2010. Neste caso, a estratégia do PTB continua sendo a mesma só que agora na chapa de Cássio. Quanto ao PR, o deputado Wellington Roberto poderá não mais disputar à reeleição e já está trabalhando sua candidatura ao Senado na chapa de Cássio. Ou seja, diante do quadro atual, nada menos do que seis vagas de deputados estarão abertas à disputa eleitoral em 2010 pela Câmara Federal.

Nenhum comentário: