Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Lançada campanha 'Povo Educado, Cidade Limpa!' em Itaporanga para conscientização sobre limpeza urbana; Quem desobedecer normas será multado

A secretaria municipal de Infra-Estrutura e Urbanismo da Prefeitura de Itaporanga, que tem à frente o secretário Domingos Marques (foto), lançou hoje no programa "Itaporanga Em Foco" a campanha 'Povo Educado, Cidade Limpa!'. Projeto este que consiste na recuperação urbana que prevê uma série de melhorias para o município, como ações de limpeza e manutenção de vias e espaços públicos. Para tanto foi divulgada uma Nota à população com o seguinte teor:
"A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Urbanismo, vem por este comunicado tornar público, que a Prefeitura de Itaporanga, acaba de adquirir 10 grandes coletoras para o depósito de lixo em pontos estrátégicos da cidade. Assim, pede a compreensão de todos que coloquem seus resíduos nos mesmos, para a manutenção da limpeza urbana. Lembre-se: Povo Educado, Cidade Limpa!
Comunica, ainda, aos moradores e comerciantes das avenidas do centro da cidade (Getúlio Vargas, Dep. Soares Madruga e Horácio Gomes), que o horário que os carros coletores passam serão os seguintes: 7h e 11 da manhã e 13h e 16h da tarde, assim, pede a colaboração de todos que somente coloquem suas sacolas de lixo, caixas de papelão, etc, nos horários que os carros irão passar, para que a cidade continue limpa, preservando o aspecto urbano e o bem estar de todos.
Caso persista o incômodo de depositar lixo fora dos horários estabelecidos, antes ou depois da passagem dos veículos coletores ou, ainda, fora dos depósitos para os resíduos, os nossos fiscais terão que multar taxativamente, conforme dispõe a legislação pertinente do Município, para o bem da limpeza pública e a conservação do meio-ambiente.
Seja
um fiscal de sua rua; Colabore com a limpeza urbana!
Domingos Marques Neto
Secretário Municipal de Infra-Estrutura e Urbanismo"

Ou seja, a partir de agora a Prefeitura Municipal de Itaporanga irá multar taxativamente, como foi expresso na Nota, as pessoas que infringirem as normas estabelecidas pela Seinfra. Uma ação mais do que oportuna para ver se a população começa a se consientizar do mal que faz a si mesma colocando o lixo no meio da rua, por exemplo, quando ao lado se tem uma coletora de lixo (como demonstrado na foto abaixo)
As ações do programa, ainda, envolvem serviços de limpeza de ruas, bueiros, praças e córregos; capina de praças, canteiros; poda de árvores; pintura de guias; tapa buracos e pavimentação de pequenos trechos; reparos nas calçadas; desratização e ações anti-dengue. "A manutenção tem que ser permanente. Estamos implementando um conceito de cidade limpa, ou seja, o de não esperar que o município fique num estado de abandono para fazer uma operação como a que estamos fazendo agora", explica Domingos Marques.
A nova gestão encontrou uma cidade que estava feia, suja com entulhos, montes de terras e lixo espalhados pelas vias públicas. A administração atual do prefeito Djaci Brasileiro está conseguindo manter a cidade limpa através de um planejamento melhor para a coleta dos itens citados que transformam o visual urbano, antes uma triste paisagem de sujeira e de odor que compromete os cidadãos que pagam impostos e que esperam melhor qualidade de vida.
Apesar das coletoras novas (azul) já estarem nos seus lugares algumas pessoas ainda continua colocando o lixo no chão, por isso, a Prefeitura decidiu multar a parti de agora os infratores.
Primeiro foi necessário que houvesse uma programação determinando os dias, horários e locais para a coleta dos entulhos, restos de capina, terras e do próprio lixo; uma programação que seja do conhecimento dos moradores. Depois, através de campanhas educativas, fazer com que a população participe dessa coleta, porque grande maioria dos itaporanguenses é culpada pelo lixo atirado nas ruas e avenidas. Tem gente que espera o caminhão da coleta passar para depois por o lixo na rua, às vezes até longe de suas residências. O caminhão pode passar dez vezes em sua porta que ele só ‘lembra’ de levar o lixo à coleta depois que o ‘trem passou’.
'Povo Educado, Cidade Limpa!' é o tema da campanha que inicia esta semana no município de Itaporanga. Tem como objetivo incentivar a limpeza urbana, alertar com relação ao perigo de doenças provocadas pelo acúmulo de lixo, além de conscientizar a população sobre a conservação do meio ambiente.

Nenhum comentário: