Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Prefeito Djaci Brasileiro faz detalhada prestação de contas dos 100 dias de Governo em Itaporanga

O prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) foi o entrevistado do último sábado (13) do programa radiofônico 'Itaporanga em Foco', levado ao ar pela Rádio Correio do Vale AM de Itapornga. A ida do prefeito ao noticioso tinha o objetivo de infomar a população a prestação de constas desses 100 dias de Governo. Inclusive mostrando à população detalhes de quanto entrou de recursos nos cofres do município, quanto saiu e como foi apliacado esses recursos. Na verdade é primeiro gestor itaporangense a fazer tal prestação de contas.O gestor mostrou como encontrou o município com diversas dificuldades e afirmou que ainda espera os que fizeram a gestão passada devolverem toda a documentação original das obras que estavam em andamento para que assim a atual gesão possa passar as informações necessárias aos órgãos de fiscalização competente. "Primeiro recebemos o município sem nenhum centavo nas contas bancárias. A difiuldade maior que encontramos foi quanto à prestaçõ de contas de convênios e licitações que estavam em andamento porque, infelizmente, até o momento ainda não recebi esses documentos, que são da Prefeitura, e estão em poder dos que fizeram a gestão passada. Um absurdo! Como é que eles não entrega-nos os documentos originais, pertencente à Prefeitura. Já disse que eles podem tirar cópias mas eu preciso desses documentos para poder prestar contas de algumas obras ao TCE", afirmou o prefeito.
"Já solicitamos à Damião (ex-secretário de administração na gestão Porcino) essa papelada até para podermos dar continuidade ao nosso cronograma de governo, que sai muito prejudicado, mas não tivemos resposta. Repito de público, peço mais uma vez, não quero tomar medidas grosseiras como entrar na justiça para poder ter acesso à uma documentação que eles levaram para casa mas que deve estar na Prefeitura, à quem ela pertence", pediu publicamente o prefeito ao ex-secretário de administração, a documentação original dos convênios da gestão passada.
O prefeito deixou claro que dará continuidade às ações iniciadas na gestão passada e para isso está convocando todas as empresas para retomarem contato com a edilidade no sentido de dar continuidade a tais ações. Mesmo com toda dificuldade encontrada com o inchaço da Folha de Pagamento que estava acima do que permitia a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sem falar, que no mês de dezembro foram chamados irregularmente dezenas de concursados, o que viria a dificultar mais ainda a performane do futuro governo.
Mas apersar das dificuldades encontras o prefeito Djaci Brasileiro disse estar satisfeio com o trabalho que vem sendo desempenhado pelo secretário municipal da Administração e Finanças, José Joaquim Salviano da Silva, que já executou as seguintes ações: Censo do Servidor e o Quadro de Pessoal, realizado com intuito reestruturar o setor; Realização de Pregões Eletrônicos, que trouxe transparência a aplicação dos recursos públicos; Elaboração do novo Mapa de Itaporanga, que já era necessário haja vista com o crescimento desordenado da cidade no últimos anos; Foi feita uma nova Planta Genérica de Valore do IPTU, constando a necessidade de atualização deste; Foi Informatizado todos os Serviços Tributários, que estava obsoleto; Foram Retiradas as Pendências junto à Caixa Econômica Federal, que causava forte entrave nacelebração de convênios; Está sendo viabilizado o Escaneamento das Folhas de Pagamentos e outros documentos; e o secretário, ainda, idealizou a implantação do CEMFEL, após analisar as diciências em lazer e esporte nos diverso programas sociais do município.Já com relação à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão o prefeito Djaci Brasileiro afirmou ter sido a responsável pelo equilíbrio financeiro vivido hoje pelo município, com a implantação de um controle rígido empreendido pela secretária Kátia Brasileiro na relação receita e despesas. "A Prefeitura encontra-se equilibrada graças ao trabalho de Kátia que nestes 100 dias de governo pode executar 88% das licitações através Pregão Eletrônico, o que resulta num grande economia para os cofres do município como também dá transparência a aplicação do recursos públicos", disse o prefeito.
"O município mesmo tendo uma queda de 40% no repasse do FPM, Kátia foi essencialmente importante para fazer esse controle e proporcionar estarmos hoje aqui de cabeça erguida mostrando à população que a Prefeitura, na atual gestão, está pagando funcionários dentro do mês trabalhado, como também, cumprindo todos os seus compromissos com os fornecedores", concluiu.

Nenhum comentário: