Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Maranhão entrega projeto para criação de CVTs a ministro; Itaporanga e Coremas estão entre sedes

O governador José Maranhão (PMDB) apresentou o projeto de criação de Centros Vocacionais e Tecnológicos (CVT) no Estado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, durante audiência na tarde desta terça-feira, 28. O encontro aconteceu no gabinete do Ministério, em Brasília. “Eu vim pessoalmente para deixar bem claro a posição do governo da Paraíba como instituição de apoio a essas iniciativas”, afirmou Maranhão.“O ministério vai trabalhar em parceria com o governo do Estado, com o Parque Tecnológico e com a Universidade Federal de Campina Grande para viabilizar o projeto, para que ele seja colocado em marcha o mais rápido possível”, afirmou o ministro Sérgio Machado. De acordo com o governador, o CVT nos municípios paraibanos vai permitir a difusão do conhecimento científico e tecnológico para as áreas de processo produtivo, por meio das unidades de ensino e profissionalização. “Será criado para dar condições de acessibilidade digital ao cidadão carente. Com isso, as chances de empregabilidade nos municípios beneficiados e suas regiões vizinhas vão aumentar”, destacou.
“O projeto vai implementar equipamentos extremamente importantes para promoção e desenvolvimento local das regiões contempladas. O CVT vai ter condição de treinar, capacitar e gerar mão de obra qualificada, olhando para as vocações regionais de maneira que essas pessoas possam empreender e desenvolver seu próprio negócio e participar de maneira mais ativa dentro da cadeia produtiva local”, explicou a diretora do Parque Tecnológico da Paraíba, Francilene Procópio.
Maranhão afirmou que vai apoiar o projeto. “Essa entidade faz a gestão e a articulação dos CVTs com os entes públicos. Eu considero fundamental para o desenvolvimento do Estado. A Paraíba tem de se inserir de forma definida na inclusão digital, no domínio das tecnologias. E a audiência de hoje nos trouxe uma boa pedagogia, a de que nós devemos procurar o caminho do Congresso Nacional para consignar recursos definitivos para levar à frente todos esses sistemas”, completou o governador.
De acordo com o governador serão criados, 15 centros nas várias regiões. “Mas isso não é um projeto fechado, ele está aberto a muitas ampliações, tantas quanto forem necessárias e surgirem do interesse da comunidade e da sociedade”. No projeto já estão inseridas 18 cidades paraibanas, entre elas a cidade de Itaporanga e Coremas. A 'Rainha do Vale' será sede de um CVT na área da Piscicultura e Apicultura. Enquanto a cidade de Coremas, na área de Manejo de água, Solo e Plantas do Semi-Árido.
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo.
Os CVTs estão direcionados para a capacitação tecnológica da população, como uma unidade de formação profissional básica, de experimentação científica, de investigação da realidade e prestação de serviços especializados, levando-se em conta a vocação da região onde se insere, promovendo a melhoria dos processos. Até o momento, o Ministério da Ciência e Tecnologia apoiou a criação de 236 CVTs, instalados em todo o Brasil desde 2003.

Nenhum comentário: